Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7 por Orientador "Filho, Raimundo Nonato Lima"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA tecnologia da informação contábil e a sua Influência no trabalho individual dos profissionais de contabilidade em Senhor do Bonfim.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-14) Gomes, Alyne Christina; Filho, Raimundo Nonato Lima; Amorim, Ricardo José Rocha; Carmo, Romilson Moreira doCom a crescente globalização e a grande competitividade no mercado, as organizações tendem cada vez mais a buscar aprimorar seu desempenho e junto com ele a qualidade de seus serviços e produtos. Para que esta melhora seja alcançada é necessário dispor de forma ágil e objetiva de informações que envolvem a organização, isso pode ser alcançado através da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) no ambiente organizacional. A Contabilidade é a atividade básica fornecedora de informações para as organizações, sendo assim, é de competência do profissional contábil saber utilizar e usufruir ao máximo de todas as facetas disponibilizadas pela TI em prol de uma informação o mais assertiva possível de acordo com os propósitos da organização, sendo assim o objetivo desta investigação é analisar a influência da TI nos profissionais de Contabilidade em Senhor do Bonfim. A coleta dos dados foi por meio de questionário. Foram obtidas 20 respostas, validadas pela Análise Fatorial e averiguada sua confiabilidade de escala pelo coeficiente alfa de Cronbach. Os achados da pesquisa demonstram benefícios consideravelmente significativos na Produtividade, Controle Gerencial e na Satisfação do Cliente e benefícios não tão significativos na Inovação.
- ItemAnálise dos periódicos de Contabilidade com estrato "A" no Qualis-Caps(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jeisica Gomes; Filho, Raimundo Nonato Lima; Silva, Denise Mendes da; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinheiro, Francisco Marton GleusonOs periódicos científicos assumem um papel de fundamental importância para a disseminação do conhecimento de forma contínua e atualizada. O presente estudo propõe-se a analisar os periódicos científicos de Contabilidade classificados no Estrato “A” no sistema Qualis/Capes, sob o ponto de vista do desempenho (forma). No triênio de 2010-2012. A metodologia utilizada foi método descritivo, com abordagem quantitativa. Do total de 185 títulos no estrato A1 e 198 no A2 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, 20 foram identificados como de Contabilidade. Para obtenção dos resultados aplicou-se o método de avaliação proposto pelo Qualis/Capes e o Krzyzanowski e Ferreira (1998) para tratamento e análise dos dados, procurando identificar os aspectos relacionados ao desempenho das revistas. O estudo observou que o relacionamento entre o desempenho do periódico e as variáveis, estratificação Qualis/Capes e número de indexadores vinculados foram significativos, de acordo com análise de correlação de Spearman. Os resultados apontam que dos periódicos envolvidos na pesquisa, dos produzidos no Brasil nenhum possui indexador em base de dados ISI/JCR ou Scopus/SCImago, já os periódicos internacionais todos são indexados nas duas bases. Outra constatação foi que a métrica Qualis/Capes é baseada, praticamente, por variáveis da dimensão formal. Acreditando na importância do tema para a Contabilidade o presente trabalho foi desenvolvido para a fomentação de estudos a respeito da avaliação da qualidade da produção científica. A contribuição do estudo está em ajudar os periódicos de níveis inferiores a adotar estratégias em alcançar o estrato superior.
- ItemAs principais demonstrações contábeis do setor público: um estudo na ótica dos discentes das intituições de ensino superior baianas(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Barbosa, Jandmilli Gonçalves da Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Moreira, Romilson do Carmo; Santos, Josaias Santana dosA pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Baianas, das informações contábeis disponíveis nos demonstrativos destinados ao setor público. Para isso, adotou-se a metodologia exploratória com enfoque quantitativo, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário. Este foi constituído por 10 assertivas no qual os discentes escolheram a alternativa que mais se aproximava do seu conhecimento. As assertivas trataram dos principais demonstrativos do setor público. Participaram desta pesquisa os discentes de 62 campi de IES baianas, sendo estas públicas e privadas. A análise ocorreu nas 217 respostas que predispõem a não normalidade utilizando uma estatística descritiva e por último aplicou-se o Teste Quiquadrado. O estudo obteve como conclusão que os discentes não compreendem os termos empregados nos demonstrativos aplicados no setor público. Este trabalho contribui para que as Instituições de Ensino Superior ao se deparar com as deficiências do ensino, proporcionando atuar na melhora da qualidade dos seus profissionais
- ItemDomínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Moreira , Silvana Lorena Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Amorim, Ricardo José Rocha; Sousa, Wellington DantasA Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese tStudent. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.