Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Orientador "Oliveira , Fabio de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemÁrvores nativas do cerrado: um estudo das espécies adequadas a arborização escolar(2024-06-28) Silva, Maiara Carvalho Santos da; Oliveira , Fabio de; Saraiva, Temile Santana Cruz; Besnosik, Raquel LimaO Cerrado é um bioma que possui vasta extensão geográfica, contendo uma das maiores biodiversidades do planeta. Essa área vasta, aliada às suas características climáticas e às diversas estruturas adaptativas, traz consigo resistência, com alta taxa de sucesso reprodutivo, aumentando o nível de espécies endêmicas. No entanto, os ecossistemas do cerrado encontram-se cada vez mais ameaçados devido aos avanços antrópicos, como processos de urbanização e atividades agropecuárias. Para a tomada de consciência e compreensão da realidade que nos cerca, a Educação Ambiental (EA) é um componente essencial para a construção de valores sociais e éticos, voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades para a conservação do meio ambiente. Uma forma de ampliar a EA acerca da preservação do Cerrado se dá por meio da arborização dos espaços escolares com espécies nativas, que além de ser útil como ferramenta educativa, também torna o ambiente escolar mais agradável. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar as espécies nativas do Cerrado presentes na arborização escolar em áreas urbanas. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, com materiais publicados em revistas e plataformas científicas nos últimos 5 anos, utilizando-se das palavras-chave: arborização escolar, espécies do cerrado, toxicidade de plantas, espécies endêmicas, estruturas inadequadas e arborização urbana. Esses temas foram discorridos nos capítulos Responsabilidade Socioambiental, Perspectivas Contemporâneas para Educação Ambiental e Parâmetros de Inclusão e Exclusão das Espécies, cada um avaliando os aspectos compatíveis à arborização escolar. As espécies encontradas com maior incidência no material analisado foram plantas da família dos ipês, jatobá, ingá e cagaita.