Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Orientador "Oliveira, Fábio de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemEnriquecimento ambiental para mamíferos silvestres sob cuidados humanos: práticas e benefícios no Parque Vida Cerrado, Barreiras, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Santana, Lívia Souza; Oliveira, Fábio de; Gomes, Paula Damasceno; Santos, Loyana Docio; Silva, Vanessa Bonfim daO estudo do bem-estar animal é essencial na ciência comportamental, especialmente para animais silvestres sob cuidados humanos, que têm necessidades específicas e complexas. O enriquecimento ambiental, que visa proporcionar estímulos específicos para promover o bem-estar e comportamentos naturais, é categorizado em cinco tipos: alimentar, cognitivo, físico, sensorial e social. Cada categoria surge como uma estratégia de manejo criativo, tornando os ambientes mais semelhantes ao habitat natural dos animais. Dada a importância do tema, este estudo adotou uma abordagem experimental descritiva para registrar atividades de enriquecimento ambiental em cinco espécies de mamíferos – lobo-guará, bugio-preto, tamanduá-bandeira, cervo-do-pantanal e veado-catingueiro – residentes no Parque Vida Cerrado, um criadouro Conservacionista localizado em Barreiras, Bahia, que atualmente abriga 28 animais de 8 espécies, incluindo 5 ameaçadas de extinção. Os enriquecimentos foram realizados de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, a coleta de dados envolveu observações de 30 minutos com fotografias, vídeos e anotações sobre os comportamentos dos animais. O objetivo do estudo foi compartilhar as técnicas utilizadas e os impactos positivos do enriquecimento ambiental, buscando contribuir para o aprimoramento das condições de vida e da qualidade de saúde dos animais. Os dados foram analisados para avaliar a eficácia do enriquecimento, classificando as respostas dos animais como boa, média ou ruim. Das vinte práticas apresentadas, 45% foram de categoria alimentar, 22% cognitiva, 21% física, 10% sensorial e 2% social. Os resultados mostraram que o enriquecimento ambiental pode proporcionar benefícios significativos para animais sob cuidados humanos, aumentando os estímulos em ambientes geralmente monótonos. As práticas de enriquecimento melhoraram atividades naturais, interação social e saúde dos animais, ressaltando a importância dos criadouros e do enriquecimento ambiental.
- ItemO ensino de ciências para estudantes com TDAH: estratégias, desafios e percepções dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0007-12-23) Santos, Vanessa Dias dos; Oliveira, Fábio de; Cezar, Valdete Alves; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
- ItemO estágio curricular supervisionado na formação de professores de ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): campus IX, Barreiras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Carvalho, Elitânia dos Santos Silva; Oliveira, Fábio de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaO Estágio sendo um componente curricular obrigatório passa a ser visto como o eixo central nos Cursos de licenciatura, sendo indispensável no processo de construção da identidade docente, proporcionando aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências vivenciadas, os saberes e posturas fundamentais para a formação da profissão docente. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências Biológicas. A fundamentação teórica baseia-se nas discussões referentes ao Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Inicial em Ciências e Biologia baseado nos autores: Gramsci (1991), Tardif (2002), Gauthier (2003), Andrade e Amboni (2004), Roesch (2005), Carvalho e Bianchi (2005), Krasilchik (2008), Bizzo (2009), Ghedin (2010), Lodi (2010), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2012), Scalabrin e Molinari (2013), Leher (2014), Gomes (2015), Gelbran (2015), Corte e Lemke ( 2015), Silva e Santana (2017), Nóvoa (2019). A pesquisa caracteriza-se como do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 12 questões, elaborado pelo Formulário Google, o link foi disponibilizado pelo Whatzapp para oito alunos que estavam cursando no semestre 2023.2 a disciplina (EDC004) Estágio Supervisionado I, versada em ensino de ciências. Os dados analisados apontam que os alunos se fundamentam nos conhecimentos prévios da realidade escolar, existindo inúmeros desafios e dificuldades dentro do ambiente escolar no período do estágio, como por exemplo, um dos maiores desafios é lidar com uma sala cheia composta por vários alunos diferentes, assim como enfrentar dificuldades como a falta de datashow para ministrar as aulas ou um laboratório para realizar as aulas práticas. O período de regência é um momento desafiador para o estagiário. A atuação docente em sala de aula implica na apropriação de conhecimentos e saberes didático-pedagógico que garantam aprendizagens significativas para os alunos. Sendo assim, é importante refletir sobre os problemas relacionados à prática pedagógica na sala de aula pelos licenciandos com o objetivo de tentar superar os obstáculos encontrados ao longo desse processo.
- ItemUm olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Oliveira , Franciellem de Andrade; Oliveira, Fábio de; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaEsta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.