Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
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Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Orientador "Oliveira, Fábio de"
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- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemEnriquecimento ambiental para mamíferos silvestres sob cuidados humanos: práticas e benefícios no Parque Vida Cerrado, Barreiras, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Santana, Lívia Souza; Oliveira, Fábio de; Gomes, Paula Damasceno; Santos, Loyana Docio; Silva, Vanessa Bonfim daO estudo do bem-estar animal é essencial na ciência comportamental, especialmente para animais silvestres sob cuidados humanos, que têm necessidades específicas e complexas. O enriquecimento ambiental, que visa proporcionar estímulos específicos para promover o bem-estar e comportamentos naturais, é categorizado em cinco tipos: alimentar, cognitivo, físico, sensorial e social. Cada categoria surge como uma estratégia de manejo criativo, tornando os ambientes mais semelhantes ao habitat natural dos animais. Dada a importância do tema, este estudo adotou uma abordagem experimental descritiva para registrar atividades de enriquecimento ambiental em cinco espécies de mamíferos – lobo-guará, bugio-preto, tamanduá-bandeira, cervo-do-pantanal e veado-catingueiro – residentes no Parque Vida Cerrado, um criadouro Conservacionista localizado em Barreiras, Bahia, que atualmente abriga 28 animais de 8 espécies, incluindo 5 ameaçadas de extinção. Os enriquecimentos foram realizados de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, a coleta de dados envolveu observações de 30 minutos com fotografias, vídeos e anotações sobre os comportamentos dos animais. O objetivo do estudo foi compartilhar as técnicas utilizadas e os impactos positivos do enriquecimento ambiental, buscando contribuir para o aprimoramento das condições de vida e da qualidade de saúde dos animais. Os dados foram analisados para avaliar a eficácia do enriquecimento, classificando as respostas dos animais como boa, média ou ruim. Das vinte práticas apresentadas, 45% foram de categoria alimentar, 22% cognitiva, 21% física, 10% sensorial e 2% social. Os resultados mostraram que o enriquecimento ambiental pode proporcionar benefícios significativos para animais sob cuidados humanos, aumentando os estímulos em ambientes geralmente monótonos. As práticas de enriquecimento melhoraram atividades naturais, interação social e saúde dos animais, ressaltando a importância dos criadouros e do enriquecimento ambiental.
- ItemImpactos éticos da utilização de inteligência artificial generativa na escrita científica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Tavares, Tauiliam de Jesus; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesO presente estudo tem como objetivo analisar os impactos éticos da utilização de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na escrita científica. A crescente presença da IA na sociedade, principalmente nas instituições de ensino, levanta a necessidade de uma reflexão crítica sobre as implicações éticas de seu uso na produção de trabalhos científicos. O estudo parte da problemática da autoria e da originalidade, considerando como a IAGen, com sua capacidade de gerar textos complexos, pode desafiar os princípios fundamentais da ética em pesquisas. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: analisar se o uso da IAGen ajuda ou prejudica o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de acadêmicos; explorar os desafios éticos associados à aplicação de chatbots na criação de textos científicos; e, avaliar padrões ético, diretrizes institucionais ou normativas em resposta ao usa da IA na produção de trabalhos acadêmicos. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, com busca de artigos em português nas bases de dados Google Scholar e Portal CAPES, que buscou discutir publicações entre os anos de 2020 a 2024, todavia, após aplicação dos critérios de seleção de pesquisa, apenas publicações dos anos de 2023 e 2024 contemplaram para discussão final deste estudo, sendo períodos marcados pela popularização de ferramentas de IA. A seleção de fontes considerou a relevância do tema e a abordagem das questões éticas envolvidas no uso da Inteligência Artificial Generativa na escrita científica. Os resultados indicam que, embora a IAGen possa oferecer benefícios, como maior agilidade na produção acadêmica, ela também impõe desafios éticos significativos, como o risco de plágio e a dependência excessiva da tecnologia, o que pode afetar o desenvolvimento de habilidades críticas. A pesquisa sugere que é necessário um debate contínuo sobre a integração dessas ferramentas nas instituições de ensino, com a criação de diretrizes claras para garantir o uso responsável da IAGen. O estudo conclui que, apesar das vantagens da IAGen como ferramenta de apoio à pesquisa, seu uso deve ser cuidadosamente regulado para preservar a integridade da escrita científica, evitando que a tecnologia substitua a criatividade e o raciocínio crítico que são essenciais ao processo acadêmico.
- ItemMapeamento do uso de plantas medicinais nativa do cerrado na comunidade de São Domingos Angical, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-30) Alves, Daiane Ferreira; Oliveira, Fábio de; Guimarões, Fabiane Fernandes; Besnosik, Raquel LimaEste estudo teve como objetivo mapear o uso de plantas medicinais nativas do Cerrado na comunidade rural de São Domingos, localizada no município de Angical, Bahia. A pesquisa foi de caráter qualitativo e exploratório, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 16 moradores, observação participante e registros fotográficos com devido rigor ético. Foram identificadas 42 espécies vegetais utilizadas com fins terapêuticos, sendo as folhas e os frutos as partes mais empregadas, geralmente preparadas em forma de chás, óleos e xaropes. Verificou-se que o conhecimento é transmitido principalmente de forma vertical, de pais para filhos, assegurando a preservação da tradição local. Os resultados indicaram que as plantas medicinais são usadas, sobretudo, para o tratamento de enfermidades leves, enquanto os medicamentos industrializados são buscados em casos mais graves. Além de sua relevância terapêutica, o uso de plantas medicinais representa um elemento cultural e identitário da comunidade, evidenciando a importância de sua valorização. Conclui-se que, diante da ameaça de perda desse saber e da degradação ambiental no Cerrado, é essencial adotar estratégias de conservação, incentivar o cultivo doméstico de espécies medicinais e integrar o conhecimento tradicional às políticas públicas de saúde e meio ambiente, de modo a assegurar a continuidade desse patrimônio biocultural. Palavras-chave: Conhecimento tradicional. Conservação. Terapêuticos. Enfermidades leves.
- ItemO ensino de ciências para estudantes com TDAH: estratégias, desafios e percepções dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0007-12-23) Santos, Vanessa Dias dos; Oliveira, Fábio de; Cezar, Valdete Alves; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
- ItemO estágio curricular supervisionado na formação de professores de ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): campus IX, Barreiras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Carvalho, Elitânia dos Santos Silva; Oliveira, Fábio de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaO Estágio sendo um componente curricular obrigatório passa a ser visto como o eixo central nos Cursos de licenciatura, sendo indispensável no processo de construção da identidade docente, proporcionando aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências vivenciadas, os saberes e posturas fundamentais para a formação da profissão docente. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências Biológicas. A fundamentação teórica baseia-se nas discussões referentes ao Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Inicial em Ciências e Biologia baseado nos autores: Gramsci (1991), Tardif (2002), Gauthier (2003), Andrade e Amboni (2004), Roesch (2005), Carvalho e Bianchi (2005), Krasilchik (2008), Bizzo (2009), Ghedin (2010), Lodi (2010), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2012), Scalabrin e Molinari (2013), Leher (2014), Gomes (2015), Gelbran (2015), Corte e Lemke ( 2015), Silva e Santana (2017), Nóvoa (2019). A pesquisa caracteriza-se como do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 12 questões, elaborado pelo Formulário Google, o link foi disponibilizado pelo Whatzapp para oito alunos que estavam cursando no semestre 2023.2 a disciplina (EDC004) Estágio Supervisionado I, versada em ensino de ciências. Os dados analisados apontam que os alunos se fundamentam nos conhecimentos prévios da realidade escolar, existindo inúmeros desafios e dificuldades dentro do ambiente escolar no período do estágio, como por exemplo, um dos maiores desafios é lidar com uma sala cheia composta por vários alunos diferentes, assim como enfrentar dificuldades como a falta de datashow para ministrar as aulas ou um laboratório para realizar as aulas práticas. O período de regência é um momento desafiador para o estagiário. A atuação docente em sala de aula implica na apropriação de conhecimentos e saberes didático-pedagógico que garantam aprendizagens significativas para os alunos. Sendo assim, é importante refletir sobre os problemas relacionados à prática pedagógica na sala de aula pelos licenciandos com o objetivo de tentar superar os obstáculos encontrados ao longo desse processo.
- ItemRelato de experiência: estágio supervisionado em espaços não escolares(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Rodrigues, Marina Dias Porto; Oliveira, Fábio de; Guimarães, Sandra Eliza; Guimarães, Fabiane FernandesEste relato de experiência foi realizado baseado nas experiências vivenciadas durante o Estágio supervisionado em espaços não escolares, no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, sob supervisão do professor MSc. Fábio de Oliveira, no programa Primeira Infância que atende crianças de 03 a 15 anos, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, município de Catolândia-BA, e busca relatar a experiência da observação e da regência no ambiente não escolar, os desafios e as análises realizadas pela estagiária no Campo de estágio. Durante o Estágio Supervisionado em espaços não escolares, a estagiária teve a oportunidade de observar e lecionar aulas, participar da elaboração de atividades, dinâmica, oficinas, artesanatos e eventos no CRAS, além de conhecer o ambiente não escolar como um espaço diverso que atende diferentes tipos de sujeitos, auxilia no processo de aprendizagem e vários tipos de demandas. Portanto, podemos afirmar que a disciplina de estágio abre espaço para que o estudante de licenciatura adquira experiências sobre a realidade de diferentes espaços para atuação fora da sala de aula e construa conhecimentos essenciais à sua formação profissional.
- ItemUm olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Oliveira , Franciellem de Andrade; Oliveira, Fábio de; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaEsta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.