Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador por Orientador "Amparo Sobrinho, José Bonifácio do"
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- ItemEmbaixo dos caracóis de @cachoscarter: estudo sobre as estratégias de apresentação de si utilizadas por influenciadora digital consolidada no nicho lifestyle no Instagram(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Santos, Vívia de Santana; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Oliveira , Mariana; Neves, AnaA atual tendência do comportamento social em compartilhar experiências pessoais no Instagram, juntamente com a forma como as influenciadoras digitais se posicionam nessa plataforma, é um fenômeno significativo nas interações sociais contemporâneas. Este estudo de caso focou em uma influenciadora digital consolidada do nicho lifestyle, visando analisar suas estratégias de apresentação no Instagram. O objetivo foi mapear sua performance e investigar como ela utiliza os recursos da plataforma. Utilizando uma abordagem metodológica abdutiva, dados foram coletados e analisados a partir de uma análise etnográfica do perfil da influenciadora no Instagram. A pesquisa mostrou que a apresentação de uma influenciadora no Instagram é um processo complexo e dinâmico. Isso inclui a escolha de um tema central, o desenvolvimento de uma identidade coerente, e também aprender a interagir e utilizar as ferramentas da plataforma de forma eficaz. A presença constante na plataforma, juntamente com a análise e adaptação do conteúdo de acordo com as métricas disponibilizadas pela rede social digital, emerge como uma estratégia crucial na construção e manutenção da influência digital.
- ItemRepercussões da dança afro na formação de identidade cultural de pessoas negras: tornar-se negr@ a partir da experiência dançante(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Cruz, Laura Sergio da; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Santos, Carla Liane Nascimento; Santos, Taíse dos Anjos; Rebouças, Ágatha Simas SouzaO processo de formação identitária de cada pessoa perpassa por diversos âmbitos, internos e externos a ela, e a dança afro é um elemento que pode possuir um papel significativo na formação da identidade cultural das pessoas negras. Este trabalho é fruto das investigações minuciosas que busca responder à seguinte pergunta: “Como a prática da dança afro repercute na formação da identidade cultural de pessoas negras?”. Com o objetivo geral de investigar as repercussões da dança afro na formação da identidade cultural de pessoas negras, os objetivos específicos estabelecidos foram: investigar as experiências de inserção das pessoas negras na prática de dança afro, investigar as repercussões simbólicas e culturais da prática de dança afro no repertório identitário de pessoas negras e investigar as repercussões sociais da prática de dança afro na vida cotidiana. A abordagem metodológica utilizada foi a metodologia qualitativa de netnografia com a realização de análise de conteúdo, com base na teoria fundamentada, a partir dos dados obtidos com a transcrição de duas lives com a temática: “Formando Identidades: tornar-se negr@ a partir da experiência dançante”, disponibilizadas na plataforma, on-line e pública, do YouTube no canal Epopeias e Filosofias Negras Uneb e analisados no software Atlas.ti. Assim, este trabalho visa contribuir para o campo social e da psicologia, investigando a importância da prática da dança afro para a construção da identidade cultural negra, sua relevância na luta contra o racismo e o compromisso ético, social e político do profissional da psicologia para a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e oportuna para aqueles que foram marginalizados por tanto tempo.