Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador por Orientador "Alves, Érica Valeria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs desafios da docência no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-11) Soares, Evelin Sousa de Araújo; Alves, Érica Valeria; Oliveira, Rosemary Lapa de; Conceição, Ana Paula Silva daEste trabalho de conclusão de curso buscou respostas para a questão de: como as metodologias ativas podem contribuirpara a construção do saber matemático nos anos inciais do ensino fundamental? Teve como objetivo geral analisar as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagemde matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa escolhida foi a revisão de bibliográfica e como fundamentação teóricaalgumas obras de Paulo Freiree outros autores que relacionavam as metodologias ativas com a educação matemática. Com a análise das referências analisadas foi possível sugerir que as metodologias ativas contribuem para a aprendizagem de matemática por estudantes dos anos iniciaisdo Ensino Fundamental, além de dar mais autonomia ao estudante, tornando essa aprendizagem mais significativa, em função da abordagem mais contextualizada, que considera a etapa de desenvolvimento dos estudantes.