Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Delgado, Juan Pedro Moreno"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA microacessibilidade nas calçadas: um estudo de caso de calçadas da Região Administrativa de Brotas – Salvador – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-02) Azevedo, Ana Amélia Vaconcelos de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Pinto, Ilce Marília DantasA exemplo do que tem ocorrido em outras grandes cidades brasileiras, os pedestres da cidade de Salvador tem sofrido com a interferência de diversos fatores em sua microacessibilidade nas calçadas da cidade. Estes fatores que são legais, técnicos, espaciais, sócio-econômicos, culturais e político-administrativos, vêm, ao longo do tempo, transformando a configuração urbana da capital baiana, e criando sérios problemas de circulação. Desta forma, visando compreender como estes fatores ocasionam tais mudanças no espaço, este trabalho faz uma abordagem sobre a ocorrência dos mesmos, observando de que forma eles impactam na microacessibilidade em calçadas e, conseqüente, na mobilidade urbana sustentável. O trabalho se completa com uma avaliação do nível de serviço de calçadas de uma área central, antiga, localizada em uma ligação vale-cumeada e densamente ocupada da cidade de Salvador.
- ItemAcidentes de trânsito na cidade do Salvador: estudo de caso da Avenida Luis Viana - Paralela(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-16) Meireles, Cláudio Roberto Braga; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Luis, AndréEsta monografia tem por objetivo analisar os motivos e as principais consequências que levaram e que levam as pessoas a envolverem-se em acidentes de trânsito, nos pontos críticos de maior relevância localizados na Avenida Luis Viana (Paralela), no município de Salvador. Foi essencial o levantamento de conceitos relativos a acidentes de trânsito, auditoria de segurança viária, mobilidade, acessibilidade e as metodologias de análise para poder melhor entendê-los. Desta forma, foram conduzidas pesquisas de campo de acordo com a bibliografia; levantamento de boletins de ocorrência para identificar padrões de perfil dos principais tipos de acidentes e conflitos que acontecem ao longo daquela via; identificação dos principais fatores que influenciaram e influenciam os acidentes de trânsito na citadavia e levantar as situações de risco que a mesma representa, verificando as ocorrências provenientes dos acidentes de trânsito. A metodologia aplicada é a do Programa PARE de Redução de Acidentes – Procedimento para o Tratamento de Locais Críticos de Acidentes de Trânsito – Ministério dos Transportes.
- ItemAnálise dos fatores intervenientes na localização do transporte vertical na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-07) Pastor, Talita Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Fontes, Luiz Carlos Almeida de Andrade; Velasco, Miriam Nohemy MedinaO transporte vertical é utilizado em várias cidades do mundo como Salvador, Valparaíso (Chile), Lisboa (Portugal) e Rio de Janeiro, para vencer os aclives e declives impostos pela topografia acidentada e que acabam impossibilitando uma boa circulação das pessoas refletindo de forma negativa na mobilidade e na microacessibilidade delas. Sua tecnologia não agride o meio ambiente, pois se adéqua às condições físicas da cidade e seu sistema de funcionamento é por contrapeso de água ou hidráulico e elétrico/mecânico. É um meio de transporte que obedece a uma rota fixa, o que o torna inflexível e rígido, não permitindo mudança de rota, por isso ele não pode ser implantado em qualquer lugar e correr-se o risco de não ter sucesso, é imprescindível que se discuta e analise onde, pra que e por quem esse meio de transporte vai ser utilizado e para isso deve-se identificar e analisar os fatores que interferem na adequada localização desse equipamento, isso vai fazer com que ele seja bem localizado e atenda as reais necessidades do local onde for colocado. O estudo se propõe a fazer essa identificação e análise dos fatores, na cidade de Salvador, com o apoio de especialistas atuantes na área de transporte de forma a destacar a importância que o transporte vertical tem para essa cidade dividida em alta e baixa.
- ItemAvaliação da acessibilidade no município de Camaçari/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Ribeiro, Daiane Alves; Delgado, Juan Pedro MorenoNo presente estudo propõe-se avaliar a acessibilidade fornecida pelo sistema de transporte público oferecido no Município de Camaçari e a partir disso identificar melhorias no sistema. Sabe-se que a questão do transporte é um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades e isso se dá devido, na maioria das vezes, pela falta de planejamento urbano. No caso do município a ser estudado busca-se analisar sobre tudo como a isoacessibilidade, ou seja, a distribuição espacial da acessibilidade impacta na equidade social e desigualdade social. A análise da distribuição espacial da acessibilidade foi possível mediante o uso de indicadores específicos e dessa permitiu entender duas realidades diferentes existentes no município, a primeira se caracteriza por possuir uma estrutura viária consolidada e de boa qualidade, já a segunda enfrenta os problemas da falta de planejamento urbano. Toda a análise foi feita com analise dos mapas da estrutura viária e de acessibilidade alem da realização das viagens nos percursos que foram estudados. Diversos autores definem o termo acessibilidade no sistema de transporte, e apesar das diferentes abordagens, fica claro que todas as definições convergem para um mesmo foco: quantificar ou medir as facilidades e dificuldades de acesso.
- ItemAvaliação de componentes da microacessibilidade em uma via arterial, cidade de Salvador-BA: estudo de caso da Avenida Orlando Gomes(Universidade do Estado da Bahia , 2008-06-17) Rocha, Nara Bitencourt; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Santos, André Luís CardosoO presente trabalho consiste num estudo da microacessibilidade numa avenida arterial da cidade de Salvador, Com o acelerado processo de urbanização e o planejamento voltado para o automóvel a partir da década de 1950, as cidades foram configuradas de forma a dificultar a circulação de pedestres e a utilização dos transportes não-motorizados e coletivos. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade, excluindo as classes mais baixas da população e o desequilíbrio ambiental, acarretando uma má qualidade de vida para a população. Diante desse cenário, torna-se necessário o estudo da problemática da microacessibilidade, a fim de compreender os aspectos que interferem na mesma. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a microacessibilidade na Avenida Orlando Gomes, a qual possui diversas singularidades decorrentes da sua organização, como a segregação social bastante perceptível. Para realizar a avaliação, foi utilizado o método de Ishikawa, o qual possibilita a compreensão das diversas percepções que possuem as pessoas que circulam no lugar sobre os problemas que dificultam a microacessibilidade. A síntese dos resultados dos diagramas permite verificar os aspectos de maior ocorrência na avenida, fazendo-se compreender as dificuldades impostas aos pedestres, assim como a dificuldade em promover uma mudança de hábitos na população para que a faça utilizar modos mais sustentáveis de transporte.
- ItemCondições de deslocamento e acesso dos ciclistas visando à integração física com o transporte metroviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Oliveira, Thiago Freire de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Ribeiro, Denise Maria da Silva; Santos, André Luís CardosoA gestão pragmática fez com que Salvador se abdicasse do planejamento territorial e incorporasse as estratégicas imediatas, resultando em grandes investimentos inovadores, mas sem viabilidade econômica e social, por conta de barreiras físicaespaciais e operacionais. O Sistema de Transporte Metroviário que está sendo implantado na cidade de Salvador não leva em consideração as futuras viagens não motorizadas que serão produzidas no entorno. Neste contexto a presente pesquisa visa analisar as condições de acessibilidade através da avaliação da rede cicloviária integrada às estações metroviárias de transporte público. A construção do referencial teórico permitiu a identificação de 7 (sete) fatores e 18 (dezoito) indicadores potenciais a serem considerados em percursos realizados por bicicleta. A ponderação destes fatores e escolha de seus respectivos indicadores de acordo com a percepção de especialistas (ciclistas) foi determinante para a organização hierárquica e identificação daqueles mais relevantes. A rede cicloviária do entorno da Estação Metroviária Acesso Norte, localizada no Centro Municipal Retiro Acesso Norte da cidade do Salvador-BA foi eleita como estudo de caso, onde foram realizadas medições relativas ao nível de serviço das vias utilizadas para o acesso à estação. As avaliações conduziram a construção de mapas individuais que representaram o nível de serviço de cada fator avaliado em toda a rede, permitindo observar que a real condição de deslocamento oferecida pelas eventuais ciclorrotas da região é predominantemente regular. Foram identificados alguns trechos críticos que obtiveram classificação péssima, considerados como os pontos de maior impacto negativo para os ciclistas que visam à integração com o transporte público. A conclusão que se chega é de que a rede cicloviária que abrange a área de estudo não pode ser considerada favorável para a integração com a estação metroviária em estudo, constituindo-se em uma condicionante espacial e estrutural para a implementação do projeto de mobilidade sustentável: o metrô. As estratégias públicas dirigidas à promoção dos modos de transportes sustentáveis deverão considerar principalmente as barreiras configuradas no espaço urbano, principalmente nas regiões próximas às estações de integração intermodal, garantindo assim a viabilidade socioeconômica e inserção urbana.
- ItemDa calmaria ao caos: análise dos padrões de mobilidade na cidade de Santo Amaro(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-27) Santiago, Elivânia Nascimento; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Castro, Cássio Marcelo SilvaPromover o desenvolvimento das cidades com uma perspectiva sustentável constitui um desafio que envolve os fatores econômicos, sociais, ambientais e políticos da cidade. Este trabalho visa analisar os padrões de mobilidade urbana em cidades de pequeno porte, tendo Santo Amaro – BA como objeto de estudo, objetivando promover desenvolvimento de uma mobilidade sustentável na cidade. As sugestões aqui apresentadas buscam a reorganização da mobilidade através da interação das políticas de transporte e circulação com as políticas de desenvolvimento urbano, a fim de proporcionar a inclusão social e a democratização do espaço urbano dando prioridade aos transportes coletivos e não motorizados. Informações qualitativas, obtidas a partir da técnica de Conclave permitiu ordenar uma escala de importância de acordo com a lista de fatores eleitos como problemas de maior influencia na configuração dos padrões de mobilidade da cidade. Os resultados obtidos, indicam que há condições de desenvolver na cidade, medidas sustentáveis devolvendo o centro histórico aos pedestres a partir da conciliação do sistema de transporte e o uso do solo urbano buscando a união entre a estrutura espacial, da densidade residencial, da distribuição dos usos do solo e do modo de transporte predominante de transporte, que no caso deve ser os não motorizados, o modo a pé e transporte coletivo.
- ItemEstudo da viabilidade de aplicação de medidas de gerenciamento da mobilidade em campi universitário: estudo de caso do Campus I da Uneb(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-25) Aben-Athar, Priscila Ribeiro; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Fonseca, Antonio Angelo Martins daA priorização de políticas públicas voltadas ao incentivo dos transportes motorizados em detrimento dos não motorizados tem constituído papel fundamental na insustentabilidade das cidades. Este cenário torna-se bastante visível quando se observa isoladamente um pólo gerador de viagens, neste caso o Campus I da UNEB, que em escala menor vem reproduzindo a mesma consciência imposta pelo planejamento dos transportes e consequentemente os mesmos impactos negativos decorrentes desta escolha. Por este motivo, a universidade tem enfrentado diversos problemas de circulação em função da desigualdade de infra-estrutura disposta para o deslocamento de pedestres e ciclistas. Visando contribuir para minimizá-los, o presente trabalho busca analisar experiências de gerenciamento da mobilidade e microacessibilidade em instituições de ensino superior (internacionais e nacionais) com intuito de fornecer bases para possíveis intervenções. Especialmente para atingir o objetivo proposto, são selecionadas dentre as experiências apresentadas medidas de incentivo ao transporte não motorizado, visando identificar de acordo com a percepção de membros representativos da comunidade universitária a ordem de prioridade para implementação das mesmas a curto prazo no Campus.
- ItemMicroacessibilidade ao estádio de Pituaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Cabral, Erica de Oliveira; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Silva, Ana Clara Sousa eAs péssimas condições dos espaços de circulação destinados ao pedestre, como também a inexistência destes, constituem barreiras à mobilidade sustentável e fazem parte do cotidiano como obstáculos impostos à acessibilidade dos pedestres que vivem na maioria das cidades brasileiras. A exemplo do que tem ocorrido em outras grandes cidades brasileiras, os pedestres da cidade de Salvador tem sofrido com a interferência de diversos fatores em sua microacessibilidade nas calçadas da cidade. Visando compreender como estes fatores legais, técnicos, espaciais, sócio-econômicos, culturais e político-administrativos ocasionam mudanças no espaço, este trabalho faz uma abordagem sobre a ocorrência dos mesmos, observando de que forma eles impactam na microacessibilidade em calçadas e, conseqüente, na mobilidade urbana sustentável. O trabalho se completa com uma avaliação do nível de serviço de calçadas de uma área de influência do Estádio de Pituaçu tendo como objetivo avaliar as facilidades de mobilidade e as condições de microacessibilidade a este equipamento e na sua área de influência, a fim de verificar o acesso universal a este espaço por todas as pessoas e suas diferentes necessidades, seguindo os princípios de mobilidade sustentável.
- ItemMicroacessibilidade ao trem suburbano de Salvador - estudo do bairro de Coutos(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-28) Paixão, Rosevania Cerqueira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Velasco, Miriam Nohemy Medina; Pinto, Ilce Marília DantasO problema da redução da acessibilidade no Brasil vem comprometendo as condições utilizadas para o alcance dos destinos desejados pelas pessoas que habitam as cidades brasileiras, contribuindo, conseqüentemente, para a baixa qualidade de vida, principalmente da população dependente de algum modal público de transporte. Diante desta problemática, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores que interferem na microacessibilidade das pessoas que utilizam o trem urbano de Salvador, através de um estudo de caso do bairro de Coutos localizado no subúrbio. Pretende-se avaliar o grau de influência e a inter-relação dos fatores identificados utilizando a matriz de prioridade, ferramenta que compõe o conjunto de técnicas qualitativas de apoio a decisão. Foram obtidas informações de natureza qualitativa extraindo assim uma ordenada escala de importância de acordo com a lista de fatores eleitos como influenciadores na microacessibilidade. Toda a pesquisa foi realizada com usuários regulares do trem que se deslocam de suas residências para a estação por motivos específicos. Os resultados obtidos apresentaram o fator segurança como aquele que mais interfere no deslocamento das pessoas, deduzindo preliminarmente ser este um dos principais fatores que contribui na diminuição da demanda ao serviço ferroviário, além de constatar a estreita interligação fatores conservação/manutenção e riscos de acidentes também presentes no estudo da microacessibilidade dos moradores do bairro de Coutos.
- ItemMicroacessibilidade no centro da cidade do Salvador - Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-17) Mattos, Adilza Graciele Gonçalves; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Dias, Clímaco César SiqueiraA redução da acessibilidade é problema que atinge muitas cidades brasileiras e em muitas delas as pessoas não encontram calçadas ou espaços públicos adequados para o seu deslocamento, diminuindo sua capacidade de atingir os destinos desejados. Diante dessa problemática o presente trabalho procura analisar os fatores que interferem na microacessibilidade dos pedestres e das pessoas portadoras de necessidades especiais na Avenida Sete de Setembro, Centro da cidade de Salvador. Para atingir esse objetivo, pretendemos identificar e avaliar os fatores que interem no deslocamento a pé dos indivíduos, através do método qualitativo para avaliar o Nível de Serviço das calçadas e passeios utilizado pelos pedestres. Essa metodologia procura expressar o grau de importância atribuído aos fatores que interferem na microacessibilidade: segurança, manutenção, largura efetiva e seguridade, com base em fotografia, observação direta e entrevistas feitas com os pedestres. A pesquisa aconteceu no horário de pico (das 11 às 13 horas) que mais atrai viagens para o centro da cidade. A analise dos resultados obtidos indica que: o trecho 14 – Praça da Piedade foi o único classificado como ótimo - Nível de Serviço – B. Os trechos 1 - Rua Portão da Piedade, 3 – Rua 11 de Junho, 12 – Becos do Mucambinho e 13 – Praças da Piedade foram classificados como bom em relação Nível de Serviço – C. Os trechos 2 – Rua 21 de Abril, 7, 9 e 10 Avenida Sete, 8 – Relógio de São Pedro e 11 Rua do Cabeça foram classificados como regular em relação ao Nível de Serviço - D. E finalmente os trechos 4 e 5 – Rua do Paraíso e 6 – Avenida Sete foram classificados como ruim - Nível de Serviço – E para os pedestres.
- ItemMudança do uso do solo e alterações no sistema viário na Alameda das Espatódeas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) França Neto, Jorge Oliveira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Silva, Ana Clara Sousa e; Santos, André Luís CardosoO presente trabalho consiste na análise da alteração do sistema viário em decorrência da interação dialética com o uso do solo e na observação desta nova configuração vigente. Vias que foram projetadas para comportar determinado volume de veículos, assim como calçadas para pedestres não se adaptaram à nova dinâmica econômica que preconiza o fluído fluxo de serviços, bens e mercadorias. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade e a má qualidade no deslocamento para a população. Para análise de notável problema urbano, usa-se o caso de Salvador, fazendo o recorte na Alameda das Espatódeas. Portanto, esta monografia visa caracterizar os fluxos existentes decorrentes das modificações no sistema viário e associadas ao novo uso do solo, além de perceber como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transformado contradizendo as normas de acessibilidade e micro acessibilidade. Para estudar a área foram desenvolvidas metodologias que analisaram, por vias gerais, a evolução e ocupação histórica da cidade até chegar ao recorte espacial estudado, apropriando-se da evolução da configuração física da área abordada. Os resultados encontrados permitem ver como a interação sistema viário e uso do solo imposta por fatores econômicos impactou no crescimento dos fluxos de veículos sem propor a via qualquer adequação para comportar o mesmo, assim como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transgredido na Alameda das Espatódeas.
- ItemNovo pólo gerador de viagens na Avenida Tancredo Neves: análise dos impactos na saturação viária(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-09) Camurugy, Ramon Costa; Delgado, Juan Pedro MorenoO presente trabalho tem por objetivo analisar os possíveis impactos negativos na circulação viária do entorno de um pólo gerador de viagens (PGV). No primeiro momento foi essencial um levantamento de conceitos relativos a empreendimentos geradores de viagens e as metodologias de análise para poder melhor entende-los. Em seguida foram observadas as questões legislativas da área, para saber se realmente o empreendimento esta de acordo com as normas municipais de uso e ocupação do solo. Com o crescente número de veículos que trafegam pela região do Centro Municipal Camaragibe, a situação viária fica cada vez mais crítica sendo necessário realizar um estudo de caso. Os impactos atribuídos ao pólo gerador de viagem são inúmeros como: aumento da poluição atmosférica e sonora, diminuição da mobilidade e acessibilidade urbana, aumento no número de acidentes com e sem vítimas. Por diversos fatores negativos é possível constatar a importância de analisar de que forma o pleno funcionamento do mesmo, irá interferir na mobilidade e na acessibilidade das pessoas que pelo entorno trafegam. Foram interpretadas as teorias, analisados os dados relativos ao fluxo de veículos, elaborados mapas temáticos, para compreender melhor o fenômeno e sempre visando propor soluções mitigadoras para amenizar os transtornos causados por um grande atrator e gerador de viagens.
- ItemSubsistema de transporte especial complementar características operacionais e a complementaridade com o transporte coletivo por ônibus: estudo de caso da Av. Dorival Caymmi em Itapuã(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Fabiano de Jesus; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Pinto, Ilce Marília DantasO transporte público eficiente e de qualidade se lança como um grande desafio para as metrópoles brasileiras. Dentro de um crescente quadro de deficiências estruturais e degradação do transporte público, as grandes cidades se encontram a frente de uma progressiva oferta de transportes irregulares como forma de suprimento das falhas do sistema convencional. A partir desta problemática alguns municípios brasileiros tentam combater o transporte “clandestino” com a implantação de subsistemas que captam os operadores do transporte irregular, através de processos de regularização. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo avaliar a lógica de funcionamento do Subsistema de Transporte Especial Complementar implantado em Salvador, partindo do estudo de caso da Av. Dorival Caymmi, em Itapuã. O estudo em questão pretende fazer um levantamento de dados operacionais do subsistema para verificar se a escala de uso é adequada para veículos de baixa capacidade, assim como investigar se existe a complementaridade com o sistema convencional, fator anunciado pela prefeitura na criação do STEC. Serão utilizados mapas temáticos e tabelas para a visualização das questões pertinentes ao subsistema, além da aplicação de questionários aos usuários para a complementação dos dados da pesquisa.