Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Gomes, Aline Silva"
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- ItemA harmonia vocálica de /e/: uma análise sociolinguística na comunidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-16) Correia, Amanda Galiza; Gomes, Aline Silva; Lopes, Norma da Silva; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Gayer, Juliana Escalier Ludwing; Gonçalves, Clézio RobertoCom base na perspectiva da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (2008 [1972]), nesta dissertação tem-se como foco principal descrever o fenômeno variável da harmonia vocálica de /e/ em dados da fala popular de Santo Antônio de Jesus, cidade do estado da Bahia. A Harmonia Vocálica (HV) é um processo fonológico de assimilação regressiva que se caracteriza pela elevação das vogais médias /e/ e /o/ em correspondência à influência de uma vogal alta /i/ ou /u/ em sílaba adjacente, como em b/e/bida ~ b/i/bida, f[i/]rida ~f[e]rida e etc. Neste estudo, analisaram-se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra da HV na cidade de Santo Antônio de Jesus, averiguou-se se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro, bem como se investigouse há diferença entre os resultados encontrados na sede e na zona rural da comunidade pesquisada. Além disso, se avaliou se o fenômeno encontra-se em processo de estabilidade ou de mudança linguística no português do interior do estado da Bahia. Além dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Laboviana, tomou-se como baliza a Fonologia Autossegmental e a Geometria deTraços como modelos fonológicos de estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos, o corpus alvo de observação são entrevistas realizadas com 24 informantes, sendo 12 falantes da zona sede e 12 da zona rural da comunidade mencionada. As informações analisadas pertencem ao acervo do Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia. As variáveis linguísticas controladas nesta pesquisa foram: contiguidade, homorganicidade, nasalidade, contexto fonológico precedente (do alvo), contexto fonológico seguinte (do alvo), atonicidade, tonicidade, localização morfológica do gatilho, tipo de sílaba, classe gramatical.Como variáveis sociais consideraram-se: sexo, idade, escolaridade, zonas e estada fora da comunidade.Para defini-las, tomamos como aporte diferentes pesquisas como Bisol (1981), Schwindt (1995 [2002]), Fernandes (2016) e Casagrande (2004).Os resultados gerais denotam que a regra variável da HV na comunidade de Santo Antônio de Jesus é favorecida pelos contextos linguísticos contiguidade (vogais contíguas), nasalidade (oral e nasal na sílaba seguinte) e tipo de sílaba (em sílabas sem coda).
- ItemO papel das estratégias de aprendizagem e suas implicações no aperfeiçoamento da língua oral em espanhol: experiências de professores brasileiros em formação inicial(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-09) Salazar, Justo Pascual Torrico; Gomes, Aline Silva ; Borba, Valquíria Claudete Machado; Oliveira, Aline Fonseca de; Silva, Antônio Messias Nogueira da; Santos, Marcos Bispo dosCom base nos estudos de Rubin (1975, 1987), Oxford (1989; 2017), O'Malley (1990), Cohen (1998; 2018), Gomes (2018), Griffiths (2004), Chamot (2004; 2005), entre outros, este trabalho tem como objetivo estudar as Estratégias de Aprendizagem (EAs) utilizadas por professores brasileiros de espanhol em formação inicial, a fim de aprimorar a língua oral. Os objetivos específicos são: discutir as contribuições teóricas sobre EAs; identificar as EAs empregadas por esses futuros professores para melhorar o uso da língua-alvo em espanhol; analisar suas implicações para a fluência oral no idioma; e avaliar fatores que influenciam o uso das EAs. Em termos metodológicos, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativista. Para desenvolvê-la, contamos com a colaboração de quatro alunas do 4º período de um curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola e Literaturas, matriculadas em uma universidade pública do estado da Bahia. Como instrumentos e recursos de geração de dados, utilizamos questionários semiestruturados, entrevistas individuais, relatos verbais e, de modo complementar, observações em sala de aula. Os resultados deste estudo revelaram que os participantes utilizaram as estratégias diretas (em especial as de memória e as cognitivas) e indiretas (metacognitivas, afetivas e sociais). O uso de estratégias de memória, como a dramatização de palavras novas, resultou em um aumento na frequência de utilização, as participantes passaram a incorporar recursos mnemônicos para fortalecer seu aprendizado. As cognitivas, como a repetição de palavras e a prática dos sons do espanhol, apresentaram crescimento moderado, evidenciando um esforço contínuo na internalização da língua-alvo. As de compensação, que incluem a substituição de palavras desconhecidas por sinônimos, o uso de gestos e adaptações linguísticas, mostraram um decréscimo ao longo do estudo. Esses resultados sugerem que as participantes passaram a depender menos desses recursos, adquirindo maior segurança no uso direto do idioma. Já sobre as indiretas, as metacognitivas foram cruciais para o planejamento e monitoramento do aprendizado, auxiliando na definição de objetivos e na avaliação contínua do progresso. As afetivas se mostraram importantes para lidar com sentimentos de ansiedade e insegurança, comuns no uso de uma língua estrangeira. As sociais facilitaram a interação com falantes nativos, promovendo uma aprendizagem mais prática e contextualizada. Concluímos que o desenvolvimento e a aplicação de EAs eficazes são fundamentais para o aprimoramento da língua oral em espanhol, sendo um diferencial no processo de formação docente. A pesquisa aponta que a integração sistemática das EAs no currículo de formação pode fortalecer a competência comunicativa dos futuros professores, proporcionando melhores condições de atuação profissional. Por último, destacamos a importância de um ensino que valorize o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem.