Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 194
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte de cozinhar e de comer em Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-20) Portela, Laís Conceição; Silva, Márcia Rios da; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Vieira, Nancy Rita FerreiraEsta dissertação apresenta reflexões acerca da cozinha baiana no romance Dona Flor e seus dois maridos, do escritor Jorge Amado, publicado em 1966. Nesse sentido, consideram-se os estudos sobre a cultura alimentar na cidade do Salvador e da microrregião do Recôncavo Baiano, consolidada pela reinvenção alimentar dos povos africanos e indígenas e pela contribuição dos portugueses. São analisadas nessa prosa ficcional duas dimensões da cultura da alimentação: a) a arte de cozinhar, como uma atividade cotidiana, com foco na linguagem das receitas, procedência dos ingredientes, preparo dos pratos culinários e agentes dessa prática cultural implicados na dinâmica das relações de gênero; b) a arte de comer, como um exercício de comensalidade, promovida pela cozinha baiana, no qual emergem formas de sociabilidade peculiares, que são constitutivas de expressões identitárias. Para as análises dessas questões, são relevantes as contribuições teóricas do campo da antropologia alimentar, da sociologia e história da alimentação, bem como de estudos sobre os modos de cozinhar engendrados na vida cotidiana, linguagem receitual e contexto histórico e social, determinantes na formação da cozinha. O estudo realizado conclui que a literatura de Jorge Amado tem sua relevância na construção da história da culinária baiana. Ao incorporar na trama ficcional uma prática alimentar que se firma na Bahia, sobretudo com a contribuição dos povos africanos, o escritor tem sua colaboração na construção de uma identidade cultural baiana
- ItemA casa de farinha é a nossa casa: saberes matemáticos locais dos produtores de farinha e polvilho de Ibiassucê-BA(UNEB, 2024-09-17) Novais, Jackeline Maria Almeida; Miguel, Antonieta; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Araujo , Claudia Alessandra Costa de; D'Esquivel, Márcio OliveiraNeste texto, apresenta-se o desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada "A Casa de Farinha é a Nossa Casa: Saberes matemáticos dos Produtores de Farinha e Polvilho do Município de Ibiassucê-BA". O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar de que forma ocorrem os processos de geração, organização e difusão de conhecimentos tradicionais e ideias etnomatemáticas no interior do grupo de agricultores rurais do município de Ibiassucê-Ba que trabalham com a produção da farinha de mandioca, buscando evidenciar de que modo esses saberes podem apontar um caminho para ação pedagógica. A problemática surge da observação de que a educação formal frequentemente ignora saberes tradicionais, abordando a matemática de maneira desconectada da cultura e do contexto de vida dos estudantes. A perspectiva teórica desta pesquisa baseia-se na etnomatemática, utilizando os principais escritos de D'Ambrósio. As categorias de análise incluem saberes científicos e saberes tradicionais, destacando-se a distinção entre eles. Autores como Maria da Conceição Almeida e Teresa Vergani contribuem para a discussão sobre a transdisciplinaridade, que é essencial para as propostas metodológicas desta pesquisa. A transdisciplinaridade é abordada sob a ótica de promover um ensino que integra diferentes disciplinas e valoriza os aspectos culturais e sociais dos alunos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, onde o pesquisador se desloca para o ambiente estudado e realiza intervenções. Foram realizados dois tipos de produção de dados: observação participativa e entrevistas. Tais entrevistas foram realizadas na comunidade de Lagoa Funda Novas, com agricultores produtores de farinha e polvilho. As Casas de Farinha, onde ocorreram as observações de junho a outubro de 2023, revelaram diversos saberes tradicionais fundamentais para a pesquisa. Com base nas entrevistas e observações, foram elaboradas narrativas em formato de histórias, compondo um livro com dez narrativas históricas e três propostas de sequências didáticas pautadas pela Etnomatemática e pela transdisciplinaridade. O produto educacional resultante tem grande potencial para aplicação e replicação no ensino da matemática, promovendo uma abordagem mais crítica e contextualizada. Os principais achados desta pesquisa mostraram a importância da valorização dos conhecimentos e saberes tradicionais, evidenciando possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática. Este novo paradigma deve se afastar da memorização e mecanização, voltando-se para questões essenciais que promovam a formação integrada do indivíduo. Professores e educadores da área de matemática devem considerar a cultura, a cidadania e os aspectos sociopolíticos dos alunos, promovendo um ensino transdisciplinar, crítico, contextualizado e pautado pelos preceitos da Etnomatemática.
- ItemA construção da imagem de Maria em sermões de Bernardo de Claraval.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Vieira Filho, David Rodrigues; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Abbade, Celina Márcia de Souza; Silva, Edvânia Gomes daA partir da aplicação de conceitos vinculados à Análise do Discurso de linha francesa filiada a Michel Pêcheux, em especial os conceitos de condições de produção, formações ideológicas e discursivas, sujeito e memória, analisa-se, nesta dissertação, como é construída a imagem de Maria, mãe de Jesus, nos sermões In Laudibus Viginis Matris ‘Em louvores a Virgem Mãe’ e Dominica infra octavam assumptionis, o qual, na tradução, recebe o nome Sobre as Palavras do Apocalipse, escritos no século XII por Bernardo, o abade de Claraval, um dos expoentes da Idade Média. Inicialmente discorre se sobre a vida e a obra de Bernardo e o período no qual ele viveu e as condições sócio históricas e ideológicas que marcaram a construção desses sermões e posicionaram Bernardo como sujeito-autor ligado à tradição religiosa cristã católica. Tecem-se, ainda, considerações sobre a mariologia do século III ao XII e enfatiza-se a utilização do léxico na construção das imagens de Maria arroladas por Bernardo nos sermões. Conclui-se que Bernardo pelo recurso da intertextualidade, traça comparações da figura de Maria com elementos veterotestamentários, com Eva, Jesus e o próprio Deus, lança mão também de inúmeros denominadores e qualificadores que colocam Maria na condição de medianeira entre Deus e os Homens, conferindo-lhe, sobretudo por sua virgindade e humildade, um status de superioridade entre todas as mulheres.
- ItemA disputa de sentidos da linguagem politicamente correta: uma análise discursiva na cartilha do politicamente correto & direitos humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Santos, Mariana Fernandes dos; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Machado, Rosa Helena Blanco; Heine, Palmira Virginia BahiaNeste trabalho, realizamos uma leitura sobre o Discurso Politicamente Correto a partir de um corpus constituído na Cartilha do Politicamente Correto e Direitos Humanos, publicada no ano de 2004 pela Secretaria Especial em Direitos Humanos durante o governo do ex- Presidente LULA. O corpus foi constituído dos textos da Apresentação e da Introdução da Cartilha, bem como de 22 termos e 3 expressões. A referida Cartilha apresenta termos considerados politicamente incorretos que devem substituídos por outros que não conotam preconceito e discriminação e, por isso, são considerados politicamente corretos, pelo movimento de militância ativista intitulado Movimento Politicamente Correto, muito em evidência na contemporaneidade. O referido trabalho, analisamos sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, escola essa, que nos permitiu a interpretação e análise dos efeitos de sentido textualizados nos dizeres considerados politicamente corretos em relação aos incorretos. Diante disso, propusemos a seguinte questão: quais os efeitos de sentido que os discursos relacionados ao movimento politicamente correto enunciam em relação aos incorretos? Além disso, seria possível, por meio da substituição de termos nos discursos, minimizar preconceitos e discriminações historicamente construídos? Para essa proposta de interpretação, foram selecionados dispositivos teóricos que constituíram a base analítica, como: Interdiscurso, Esquecimentos, Condições de produção e Memória discursiva. Além dos teóricos específicos da Análise do Discurso, como Michel Pêcheux, Orlandi, Nagamine,Foucault,Possenti e Jean Courtine,outros teóricos contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, a saber: Bakhtin,Adilson Citelli, Bauman,David Harvey, entre outros. Cremos que essa dissertação sirva para repensar um discurso ativista muito em voga na sociedade atual que se caracteriza por uma política de linguagem hegemônica pautada no discurso da Ética, da Moral e de Direitos Humanos com intenções democratizantes. Entendemos, também, que o vigente trabalho possa contribuir para refletir as representações da linguagem e sua constituição do simbólico com o político nas práticas discursivas
- ItemA expressão da futuridade verbal em Santo Antônio de Jesus: uma análise variacionista(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-25) Santos, Eduardo Pereira; Lopes, Norma da Silva; Oliveira, Josane Moreira de; Carvalho, Cristina dos SantosEsta pesquisa trata da expressão da futuridade verbal na cidade baiana de Santo Antônio de Jesus pelo enfoque da Teoria da Variação ou Sociolinguística Variacionista, a partir dos trabalhos de William Labov. Identifica as estratégias de futuridade verbal usadas nessa comunidade de fala, as variáveis linguísticas e sociais condicionadoras da seleção dessas formas em corpus sincrônico de língua falada distensa. Aponta o desaparecimento da forma sintética de futuro. Focaliza a relação entre a forma perifrástica de futuro, formada pelo verbo auxiliar ir e outro verbo no infinitivo, e a forma de presente com valor de futuro. Testa variáveis comuns à área, como ‘Ausência/Presença de outro constituinte de valor temporal’, ‘Paralelismo sintático-discursivo’ e ‘Paradigma verbal’, ‘Papel temático do sujeito’ e ‘Tipo semântico do verbo principal’, mas acrescenta a ‘Telicidade’, como aspecto semântico. Nesta variedade do português falado no Brasil, há o espraiamento da forma perifrástica de futuro, que convive em variação estável com a forma de presente, restrita esta a contextos específicos de uso, a saber: na expressão de futuro pelo verbo ir pleno ou outro verbo, inacusativo ou que apresente o traço acional da telicidade; na presença de outro constituinte de valor temporal; em sentenças matriz vinculadas a outra sentença subordinada adverbial condicional; com sujeito de primeira pessoa (argumento externo) com traço [+ agentivo]. Além dessas variáveis linguísticas, a pesquisa aponta a variável ‘Saída/Permanência na comunidade’ como característica social relevante para a seleção das formas de futuridade entre os santo antoniense.
- ItemA harmonia vocálica de /e/: uma análise sociolinguística na comunidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-16) Correia, Amanda Galiza; Gomes, Aline Silva; Lopes, Norma da Silva; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Gayer, Juliana Escalier Ludwing; Gonçalves, Clézio RobertoCom base na perspectiva da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (2008 [1972]), nesta dissertação tem-se como foco principal descrever o fenômeno variável da harmonia vocálica de /e/ em dados da fala popular de Santo Antônio de Jesus, cidade do estado da Bahia. A Harmonia Vocálica (HV) é um processo fonológico de assimilação regressiva que se caracteriza pela elevação das vogais médias /e/ e /o/ em correspondência à influência de uma vogal alta /i/ ou /u/ em sílaba adjacente, como em b/e/bida ~ b/i/bida, f[i/]rida ~f[e]rida e etc. Neste estudo, analisaram-se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra da HV na cidade de Santo Antônio de Jesus, averiguou-se se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro, bem como se investigouse há diferença entre os resultados encontrados na sede e na zona rural da comunidade pesquisada. Além disso, se avaliou se o fenômeno encontra-se em processo de estabilidade ou de mudança linguística no português do interior do estado da Bahia. Além dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Laboviana, tomou-se como baliza a Fonologia Autossegmental e a Geometria deTraços como modelos fonológicos de estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos, o corpus alvo de observação são entrevistas realizadas com 24 informantes, sendo 12 falantes da zona sede e 12 da zona rural da comunidade mencionada. As informações analisadas pertencem ao acervo do Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia. As variáveis linguísticas controladas nesta pesquisa foram: contiguidade, homorganicidade, nasalidade, contexto fonológico precedente (do alvo), contexto fonológico seguinte (do alvo), atonicidade, tonicidade, localização morfológica do gatilho, tipo de sílaba, classe gramatical.Como variáveis sociais consideraram-se: sexo, idade, escolaridade, zonas e estada fora da comunidade.Para defini-las, tomamos como aporte diferentes pesquisas como Bisol (1981), Schwindt (1995 [2002]), Fernandes (2016) e Casagrande (2004).Os resultados gerais denotam que a regra variável da HV na comunidade de Santo Antônio de Jesus é favorecida pelos contextos linguísticos contiguidade (vogais contíguas), nasalidade (oral e nasal na sílaba seguinte) e tipo de sílaba (em sílabas sem coda).
- ItemÁ lexical: o léxico de terreiro em tenda dos milagres, construção identitária do povo-de-santo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Dourado, Lise Mary Arruda; Abbade, Celina Márcia de Souza; Aragão, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Silvio Roberto dos Santos; Castro , Yeda Pessoa deNesta dissertação, tem-se como objetivo apresentar uma análise dos campos lexicais constituídos pelas duzentos e noventa lexias de terreiro, presentes na 1ª edição de Tenda dos Milagres, metaficção historiográfica da autoria de Jorge Amado (1969). Para tanto, fez-se o levantamento dessas duzentos e noventa lexias de terreiro, corpus da pesquisa, as quais foram organizadas em glosas e, posteriormente, classificadas em doze campos lexicais, referentes ao universo litúrgico afro-brasileiro: das nações; dos santos; da hierarquia dos membros; das saudações; das insígnias; do vestuário; da cozinha-de-santo; das plantas; dos instrumentos musicais; da dança; dos ritos; e dos espaços sagrados. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, utilizaram-se como fundamentação: a teoria dos campos lexicais, proposta por Coseriu (1977); o conceito de identidade a partir da língua, de Rajagopalan (2004a, 2004b, 2004c); as definições de língua-de-santo e de linguagem usual do povo-de-santo, ambas elaboradas por Castro (2005[2001]); e o conceito de povo-de-santo, de Lody (1995). Devido ao caráter lexicológico da referida pesquisa, foram também consultados compêndios lexicográficos: dicionários de especialidades, tais como o de Lody (2003) e o de Cacciatore (1935); os dicionários de línguas africanas, o de Fonseca Júnior (1983) e o de Fernandes Portugal (1998[1985]); o dicionário de língua banto no português do Brasil, de Lopes (2003); o vocabulário afro-brasileiro, de Castro (2005[2001]); entre outros.
- ItemA memória discursiva regulando sentidos sobre a identidade afro-baiana em reportagens do Jornal da Nacional: entre o mesmo e o novo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-07-22) Conceição, Débora de Jesus; Freitas, Ricardo Oliveira; Machado, Rosa Helena Blanco; Silva , Célia Regina daA presente pesquisa pretende observar os efeitos discursivos presentes em reportagens do Jornal Nacional decorrentes da reconfiguração de elementos da identidade baiana ocorrida a partir da década de 70 do século XX, momento em que a porção afro começou a ser ressaltada. Para isso, foram selecionadas quatro reportagens referentes aos anos 2007, 2009, 2011 e 2013 cujos efeitos de sentidos são reflexos da herança negra na identidade baiana, quais sejam: a preguiça, o candomblé, a capoeira e a sensualidade. O referencial teórico que norteia essa pesquisa é o da Análise do Discurso. A principal ferramenta analítica utilizada é a memória discursiva que ao mesmo tempo que regula, conservando sentidos, permite o rompimento, o deslocamento, possibilitando que novos sentidos passem a fazer parte dessa identidade, de modo a atender as novas exigências socioeconômicas.
- ItemA propaganda de escolas e faculdades em outdoor: uma análise discursiva(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Caetano, Eugênia Marcia Andrade; Machado, Rosa Helena Blanco; Sobral, Gilberto Nazareno Teles; Souza, Iracema Luiza deEste trabalho tem como objetivo analisar o discurso publicitário veiculado em outdoor por escolas e faculdades particulares de Salvador, em um recorte temporal que transita dos anos 1998 a 2006, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa. O estudo se fará pelo exame da constituição dos sentidos e dos efeitos dos sentidos que se apresentam nas formulações lingüísticas, bem como naquelas formulações imagéticas encontradas nas peças publicitárias e na conjunção desses procedimentos discursivos constituintes de sentidos que organizam o dizer publicitário. Nas análises, a compreensão do funcionamento discursivo será possibilitada pelo estudo das condições de produção desses discursos, quer seja o que se conhece por condições de sentido amplo, quer seja pelas condições mais relativas à enunciação propriamente dita – a da situação em que ocorre o evento de linguagem. E também em uma abordagem acerca dos interdiscursos e apreensão das formações discursivas e posicionamentos dos sujeitos que autorizam os dizeres ali contemplados em torno do saber da educação, principalmente da educação superior, contextualizada na pós-modernidade, no mundo da globalização, tal como o que vive hoje a sociedade brasileira, em boa parte de sua compleição. O estudo se desdobrará na observância de uma cronologia na criação e divulgação das peças publicitárias, nas quais se buscam encontrar as recorrências, regularidades nesses dizeres, bem como seus pontos de dispersão.
- ItemA transposição didática da coesão pronominal em livros didáticos do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Souza, Laíssa Cardoso de; Santos, Marcos Bispo dosA presente pesquisa buscou investigar o processo de Transposição Didática (TD) da coesão pronominal em livros didáticos. Para isso, foi adotado o modelo da pesquisa pedagógica proposto por Altet (2000) e Santos (2020), que se distingue da pesquisa social aplicada à educação por estar efetivamente comprometida com a compreensão dos processos de ensinoaprendizagem. Santos (2020) enfatiza que para a pesquisa pedagógica alcançar seus objetivos precisa considerar a variável didática, sem a qual a compreensão das especificidades de uma disciplina ficaria prejudicada. Como referencial teórico adotou-se a Didática da língua, ciência emergente que estuda e produz conhecimento sobre o ensino de línguas (Dolz; Gagnon; Decândio, 2014). A TD é um dos seus elementos estruturantes que abrange desde a elaboração teórica e política de conceitos e procedimentos de ensino (TD externa) à interação entre professor e aluno na sala de aula (TD interna). A pesquisa foi dividida em duas fases, uma bibliográfica e outra documental. A primeira teve como objetivo mapear as concepções teóricometodológicas que orientam a descrição/explicação dos mecanismos de coesão pronominal e as propostas pedagógicas dele decorrentes. Na primeira fase da pesquisa documental, objetivouse investigar como se deu a TD da coesão pronominal na BNCC. Na segunda fase, foi feita uma análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD do ano de 2020, com o objetivo de verificar a TD da coesão pronominal nesse material didático. Para realizar a análise das atividades, apropriamo-nos das categorias de análise propostas por Bispo (s/d)), que incluem: transposição didática, unidade didática, progressão das aprendizagens. Essas categorias fornecem uma base estruturada para identificar e avaliar aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, permitem uma reflexão crítica sobre a estrutura, a intencionalidade e a progressão das aprendizagens, garantindo que estejam alinhados com os objetivos educacionais estabelecidos. Os resultados demonstraram que, apesar do esforço em alinhar-se às orientações curriculares, os conteúdos relacionados à coesão pronominal aparecem de forma fragmentada nos volumes das obras analisadas. Sobre o critério da TD, por meio do qual investigamos o processo de construção de conceitos envolvidos na coesão pronominal, notamos que a coleção evita o uso de conceitos advindos da LT. Em relação ao critério da unidade didática, observou-se que os saberes relativos à coesão não são apresentados dentro de uma sequência didática lógica. Quanto ao critério da progressão das aprendizagens, notamos que há um deslocamento entre conteúdos conceituais e procedimentais, esse é um dos pontos encontrados que compromete a progressão das aprendizagens. Esses resultados levam à necessidade de reflexão sobre o papel dos materiais didáticos na promoção de um ensino de qualidade.
- ItemA trilha do medo, a trilha da cura: a literatura de horror de autoria negra feminina na Bahia, uma leitura de Jovina Souza e Hildália Fernandes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-09) Santos, Margarete de Carvalho; Freitas , Ricardo Oliveira de; Samyn, Henrique Marques; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoEsta pesquisa analisa a produção literária contemporânea de horror de autoria negra feminina na Bahia com o objetivo de investigar quais saberes emergem e seus possíveis efeitos psíquicos em um corpo negro, a partir da leitura crítica dos seguintes textos: o conto “Relicário”, da escritora Hildália Fernandes (2015), e o conto “A tumba n. 03”, da poeta Jovina Souza (no prelo). Oriento-me metodologicamente a partir da teoria da epistemologia do romance, idealizada pelo teórico brasileiro Wilton Barroso Filho, e tomo como ponto de partida a pesquisa da teórica afro-americana Kinitra Brooks (2018) sobre a produção de horror de autoria negra feminina na diáspora, para me questionar sobre como as produções baianas se comportam ao trazerem temas sobrenaturais e sombrios aliados à violência racial. Coloco-me aqui enquanto pesquisadora encarnada, nos termos descritos pela antropóloga baiana Suely Messeder (2020), uma vez que meu corpo move e é movido por esta pesquisa, bem como intercruzo as análises das produções com o meu processo de escrita criativa com temática afro-brasileira. Fundamento as análises a partir do conceito de dispositivo de racialidade pensado por Sueli Carneiro (2005) para que possamos entender como o gênero literário do horror, que possui como principal característica provocar medo, pode nos inscrever no signo de morte ou nos retirar dele a fim de nos proporcionar caminhos de cura através da narrativa. Como resultados, apresento quais as possibilidades que as autoras baianas nos apontam para lidarmos com a dor e o medo de forma resiliente a fim de construir um processo de cura: Jovina Souza nos orienta a fazer o letramento racial para pensarmos estratégias de sobrevivência e nos chama a atenção para nossa capacidade cognitiva para lidar com o trauma racial; e Hildália Fernandes nos apresenta o Abèbè enquanto instrumento para resgatarmos aspectos importantes da nossa identidade que podem reverberar na nossa psique. Utilizo o termo cura dentro da abordagem pensada por bell hooks (2023), para se referir a nossa capacidade de construir mapas a fim de lidarmos com as dores oriundas dos traumas raciais. Me aproximo também dos estudos psicanalíticos que articulam racismo e condição mental, a citar a pesquisa de Neusa Santos Souza (1983). Para refletir como o medo e a dor são manipulados enquanto signo, ancoro-me nos estudos de Byung-Chul Han (2021) e para entender a influência da narrativa literária no processo de cura, trago estudos do Walter Clyde W. Ford (1999), e principalmente me apoio no mito de Ananse Ntontan que me oferece a ideia de cura pela contação de história.
- ItemAdaptações de Dom Casmurro para os quadrinhos: Distintos contextos de produção e formas de criação(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-12) Santos, Alcione Sacramento dos; Oliveira, Sayonara Amaral de; Silva , Márcia Rios da; Silva, Tiago Barbosa daEsta Dissertação tem por objetivo analisar duas adaptações para histórias em quadrinhos (HQs) do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, ambas publicadas em 2012 e com títulos homônimos ao do romance machadiano: uma adaptação foi produzida pela Editora Ática, assinada por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, sendo a outra de responsabilidade da Editora Devir, com autoria de Felipe Greco e Mário Cau. A pesquisa investiga as interpretações e os desafios que emergem na transposição do romance adaptado para a linguagem híbrida dos quadrinhos, explorando a tensão entre fidelidade ao texto fonte e liberdade criativa, sem perder de vista as influências dos contextos editorial e cultural. Nesse sentido, discute-se a relevância das adaptações no ambiente educacional, considerando as demandas do mercado para a publicação de clássicos literários em formato de HQ, especialmente após a entrada dessas obras canônicas em domínio público. Além disso, é analisado o papel das legislações educacionais e dos programas governamentais, como o PNBE, na valorização e disseminação de adaptações voltadas ao espaço escolar. O estudo também examina as escolhas estéticas dos autores das HQs, em seus processos criativos, e como essas escolhas impactam na construção de suas respectivas produções. A análise se ancora em teorias da adaptação, conforme discutidas por Linda Hutcheon (2013), e problematiza a noção de fidelidade adaptativa à luz das reflexões de Robert Stam (2006). Complementarmente, fundamenta-se nas contribuições de Scott McCloud (2005; 2008) e Will Eisner (2010) sobre a gramática visual dos quadrinhos e a narrativa gráfica. Entre outros estudiosos trazidos ao diálogo neste estudo, conta-se também com as ideias de Nicolas Bourriaud (2009) sobre o conceito de pós-produção, o qual é aqui tomado para enriquecer as reflexões acerca da prática da adaptação na contemporaneidade. Em termos comparativos, considerando os distintos contextos de produção das duas HQs em análise, bem como as propostas estéticas de seus respectivos autores, constata-se que a obra de Felipe Greco e Mário Cau, produzida pela Editora Devir, explora uma autonomia criativa muito superior àquela apresentada na obra assinada por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, publicada pela Editora Ática.
- ItemAl Berto, um anjo incandescente que viaja sob as fases da lua: um estudo sobre Lunário e o anjo mudo(2021-08-13) Sousa, Erivaldo Santos de; Prado, Thiago Martins Caldas; Ornellas, Sandro Santos; Lima, Elisabeth Gonzaga deNesta dissertação, investiga-se a literatura do escritor lusitano Al Berto, pseudônimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (1948-1997), a partir da análise de duas obras, Lunário (1988) e O anjo mudo (1993). Busca-se entendê-las sob a perspectiva do que seria a maior paixão do autor – escrever e viajar. Os dois livros explicitam a concepção da escrita de Al Berto, construída por meio de uma vida errante, marcada por viagens sem destinos certos, determinadas pelo acaso e possíveis encontros ou desencontros. As suas anotações de viagens por pequenas cidades europeias, quase sempre sem morada fixa, constituemse em pequenos diários que compõem a prosa poética de Al Berto – dispersa em revistas, catálogos de exposições de pintura e fotografia, além de performances do autor declamando poemas – compilada em O anjo mudo. Em Lunário, de modo fragmentado, Al Berto narra viagens de Beno, um personagem-narrador, cuja trajetória aproxima-se de sua própria experiência de homem nômade, uma espécie de alter ego do autor. A literatura de Al Berto explicita um sujeito transgressor de prática e atitude radicais, que não se limita a um único campo, relacionando-se com diversas artes, além de se expor como objeto da sua própria ficção, ao criar uma espécie de autobiografia poética nessas pequenas crônicas de viagem. Como fundamentação teórica acerca da escrita autobiográfica de Al Berto, traça-se um diálogo entre Arfuch (2010, 2013), Bourdieu (2005), Foucault (1983), Freitas (2004), Sibilia (2008), entre outros, engendrando discussões sobre um eu errante autobiografado no espaço-tempo contemporâneo.
- ItemO Amor-destino na literatura Sul-coreana(2021-12-22) Azevedo, Adriana Teixeira de; Prado, Thiago Martins Caldas; Pereira, Fernanda Mota; Souza, Marcos Aurélio dos SantosNesta dissertação, tem-se o objetivo de analisar a presença de traços de amor em narrativas de diferentes momentos históricos da Coreia do Sul. Ao longo da análise, forja-se o conceito de amor destino e se discute como ele se apresenta em narrativas da Ásia oriental. A sugestão dessa possível nomenclatura, amor destino (운명적읶 사랑), é defendida sem julgar o amor sul-coreano como exótico, mas a partir da premissa de que, apesar de o amor ser pluriverso, passível de ser sentido e experienciado por indivíduos independente da sua nacionalidade, ele apresenta peculiaridades relacionadas à cultura do povo que o manifesta, em distintos períodos, em suas narrativas. A fim de desenvolver a pesquisa proposta, engendra-se o referencial teórico nos constructos da Literatura Comparada a partir de Baldensperger (1921), Cairo (1997), Chow (1995), Coutinho e Carvalhal (1994), Perrone-Moisés (1990), entre outros. E para a forja comparativa sobre o amor em diferentes fases da Literatura SulCoreana, lança-se mão dos estudos de Rougemont (1939), Compagnon (1999), Jankowiak e Fisher (1992), Watt (1957), entre outros. Elabora-se um quadro comparativo dos textos literários sul-coreanos que compõem o corpus da pesquisa, permitindo a leitoras e leitores: visualizar, de maneira sintética, um panorama literário historiográfico, abrangendo sete textos, de 37 a.C. a 1724; conhecer os títulos dessas produções em três idiomas (coreano, inglês e português), os gêneros literários (história oral, romance, conto) e as fontes dos textos. Como principais resultados, discutem-se e divulgam-se histórias de amor sul-coreanas, às quais, por muito tempo, parte do público leitor brasileiro não teve acesso.
- ItemAnálise do discurso político nos comentários de Arnaldo Jabor na “era Lula”: um gesto de interpretação(2012-04-11) Leal, Baktalaia de Lis Andrade; Santana Neto, João António de; Brandrão, Helena Hathsue Nagamine; Sobral, Gilberto Nazareno TellesNessa dissertação, lança-se um olhar sobre os comentários políticos do jornalista Arnaldo Jabor veiculados pelo Jornal da Globo. Destacando um corpusque se limita às notícias relacionadas ao governo do Partido dos Trabalhadores –PT ou às situações políticas desse governo entre os anos 2006 e 2007. Nesse trabalho, opera-se sob os princípios teóricos da Análise do Discurso de linha Francesa de Michel Pêcheux. Por essa escola discursiva de interpretação, analisam-se os comentários (9comentários) políticos propondo um gesto de interpretação, considerando que não há apenas informação ou notícia, mas campanha política vinculada ao jornalismo, confirmando o princípio da AD de que: não há transparência na linguagem,mas opacidade. E, por meio da opacidade considerada, afloram-se novas interpretações. Propõe-se a seguinte questão: “Através dos pressupostos da Análise do Discurso, é possível atribuir um efeito de sentido que reflita a campanha contra o governo Lula feita por Arnaldo Jabor durante suas aparições no Jornal da Globo?”. Para essas mobilizações de interpretação, são destacados e montados dispositivos teóricos que constituem a base para análise, a saber: O interdiscurso e a enunciação (Esquecimentos nº1 e nº2). Alguns teóricos contribuem para a constituição das discussões em torno do presente trabalho como: Fuchs, Authier-Revuz, Maingueneau, Orlandi, Gregolin, Nagamine Brandão, Baccega, Ferreira entre outros. Considera-se que o presente trabalho possa contribuir para que o fator interpretação sirvade ferramenta para repensar as manifestações jornalísticas e discursivas. Alem disso, crê-se que essa dissertação serve como mais um vozear que se opõe aos mitos da imparcialidade da imprensa que, muitas vezes, sente-se porta-voz da representatividade popular e da unicidade de interpretação textual
- ItemAnálise do processo tradutório sob a perspectiva discursiva: reportagens turísticas da Revista Viver Bahia sobre festas populares(2011-08-16) Marcelino, Jacqueline Laranja Leal; Machado, Rosa Helena Blanco; Viana, Jorge; Teixeira, Maria da Conceição ReisA partir de estudo centrado em reportagens turísticas bilínguesimpressas, veiculadas na revista Viver Bahia, edições de janeiro e abril/maio, respectivamente edições nº 05 e 08 abordando asmaiores festas populares da Bahia: carnaval e São João, publicadas pela Bahiatursa, órgão oficial de promoção do turismo na Bahia, procede à análise do processo tradutório: português / inglês de textos de divulgação de turismo dirigido a leitores brasileiros e estrangeiros. Ostextos que compõem as supracitadas reportagens constituem o corpus da pesquisa. A análise dosdadosrealiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pela Análise deDiscurso da linha francesa nos moldes de Michel Pêcheux que dialoga com a concepção contestadorade tradução, também se opondo à concepção tradicional de tradução. Tecem-se, ainda, considerações teóricas sobre reportagens turísticas bem como sobre a natureza jornalística ou publicitária destas reportagens. Apartirda comparação entre ostextos em apreço, nas versões português/inglês, o processo tradutório é analisado como processo discursivo. Neste estudo evidencia-seque a tradução resulta da interpretação do tradutor,que está associada à sua interpelação,como sujeito, quanto às determinações sócio-históricas implicadas nesta dinâmica. Por sua vez, o discurso que resulta do processo tradutório representa uma possibilidade dentre outras oferecidas pelo interdiscurso ao sujeito-tradutor que dirá aquilo que lhe possibilita sua posição-sujeito no exercício de sua atividade
- ItemAno 374 da deglutição do Bispo Sardinha: a escrita da história nos poemas Pau-Brasil(2013-04-25) Silva, Jorge Augusto de JesusO presente trabalho discute as relações entre literatura e história a partir dos poemas do livro Pau-Brasil de Oswald de Andrade. Buscamos identificar como o poeta, em sua escrita da história do Brasil, rasura e desautoriza a homogeneidade e unidade das narrativas oficiais como discursos representativos da nação. Para isso, destacamos duas noções pelas quais os projetos de nação, romântico e realista/naturalista, faziam funcionar a ficção de uma identidade harmônica. São elas a origem e o progresso. A primeira operava a invenção de um começo mítico, que transformava a história numa explicação metafísica. A segunda caracteriza a história como linear e evolutiva, que condenava o diferente do europeu, ao atraso e a violência. Ambos são contrapostos a uma dialética antropofágica, que consiste na maneira peculiar com que Oswald de Andrade concebeu a historia como processo cujo desenvolvimento não nos leva ao futuro, mas a um passado, que não é mítico e sim material: o Matriarcado de pindorama. Em seguida, mostramos como, através da descontinuidade, da desconstrução e do descentramento das narrativas da história oficial, Oswald de Andrade desrecalca do enredo nacional, o período colonial, os nativos, a terra, para evidenciar uma representação plural da nação brasileira, que, em detrimento da homogeneidade fictícia dos projetos anteriores, põe a identidade da nação como significação obtida no jogo das diferenças. Para empreender as discussões propostas, dialogamos com as concepções de história de Michel Foucault (2008), Jaques Derrida (1971), e sua proposta de desconstrução, ainda, Nietzsche (2005), com suas considerações intempestivas sobre a história, entre outros autores
- ItemO anti-herói e a saga dos brutos: configurações anti-heróicas em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, O trabalho sujo dos outros e Carvão animal(2015-03-31) Lima, Diego Henrique de; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Oliveira, Silvio Roberto dos Santos; Pereira, Kenia Maria de AlmeidaEste trabalho tem como objetivo investigar a figura do anti-herói na trilogia da autora carioca Ana Paula Maia e que é composta pelas novelas Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, O trabaho sujo dos outros e Carvão animal. A análise das personagens considerou sobretudo sua elaboração estética, como seapresentam e quais são seus traços mais significativos, no sentido de identificar a face do anti-herói que protagoniza a “trilogia dos brutos.” Para tanto, recorreu-se a uma exposição teórica sobre a figura do herói clássico e o processo de tranformação sofrido por ele durante a modernidade, período em que a figura do anti-herói assume protagonismo. Identificou-se também a presença do anti-herói na literatura brasileira, especialmente na figura de Macunaíma. Para trabalhar a abordagem estética das obras da trilogia, optou-se por uma exposição do percurso da pulp fictione sua relação de semelhança com as novelas aqui consideradas.As reflexões acerca dos anti-heróis levaram em conta o caráter marginal presente nessas personas ficcionais, bem como a natureza socialmente excludente do meio em que vivem e das funções exercidas por elas. A figura do homem-refugo recebe destaque, evidenciando homens cuja existência miserável é negada por uma sociedade alheia a suas dores e tragédias pessoais. Esses homens são apresentados como seres estranhos, existem para catalizar e absorver o que incomoda e deve ser ocultado.Como contribuição teórica,a respeito do anti-herói,foram utilizados estudos de autores como Victor Brombert e David Simmons. Sobre a modernidade, Anthony Giddens; e acerca da literatura brasileira contemporânea,autores como Beatriz Resendee Ricardo Araújo Barberena. Com referência ao medo e estranho na literatura, SigmundFreud e H.P. Lovecraft
- ItemAo ritmo dos versos da história, da memória e das identidades: a poesia como estímulo na consolidação do letramento literário, cultural e social do aluno(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-09) Ribeiro, Luana Barbosa; Araujo, Nerivaldo Alves; Santos, Oton Magno Santana dos; Santos, Luciene SouzaEnriquecimento vocabular, estímulo à sensibilidade estética e à criatividade, desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas; essas e outras benesses são proporcionadas ao sujeito quando esse entra em contato e imerge na poesia. Por meio da exploração de ritmos, sonoridades, metonímias e metáforas, o texto poético, na perspectiva do letramento literário, social e cultural, viabiliza reflexões acerca de temas universais, além de operacionalizar nos estudantes competências múltiplas. Com base nisso, delineia-se o seguinte problema: de que maneira a poesia pode potencializar as habilidades de leitura e de escrita de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola pública baiana na perspectiva da consolidação de um letramento literário, cultural e social do aluno refletidos no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? E é desse ponto que esta pesquisa emerge, tendo como objetivo geral investigar como a poesia pode potencializar as habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola pública baiana, com vistas à consolidação de um letramento literário, cultural e social, refletido na melhoria dos indicadores de aprendizagem. Para tanto, metodologicamente, optou-se por um estudo de caso de um projeto literário implementado entre 2020 e 2024 em uma escola pública baiana, cuja comunidade escolar foi consultada por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários pelo Google Forms junto a gestores, professores e alunos sobre a importância desse projeto. Além disso, empreendeu-se aqui junto a metodologia de estudo de caso, duas categorias de análise – a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo-exploratório e natureza qualitativa, com coleta de dados realizada a partir de bases de dados eletrônicas; somado a isso, realizou-se uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, tomando como base de análise um projeto de intervenção como corpus literário e os documentos educacionais oficiais (DCRB, BNCC, PPP). A fundamentação teórica em que este estudo se apoia está tracejada pelos conceitos de letramento literário abordados por Rildo Cosson (2021), Graça Paulino (2021) e Magda Soares (1997); dentre outros autores e termos afins. Da revisão literária à análise do estudo de caso e questionários aplicados, evidenciou-se que, por meio da inserção do texto poético em sala de aula, tornam-se possíveis conexões entre a literatura e as realidades dos alunos, vez que, engajados e criticamente conscientes, viabiliza-se aos alunos o letramento de cunho não apenas literário, mas também social e cultural. Assim, conclui-se que as práticas de leitura e escrita de poesia operacionalizam a humanização do ensino e a amplificação das experiências literárias, o que possibilita o florescimento da imaginação, da criatividade, da empatia entre os sujeitos; ademais, também se torna viável a formação de uma identidade cultural e crítica dos alunos, podendo aprimorar políticas públicas para a mitigação da evasão escolar e do aperfeiçoamento dos números do IDEB.
- ItemAos meus queridos amigos: Maria Adelaide Amaral da literatura à TV(2016-03-31) Neves, Eliana Sales Vieira; Oliveira, Sayonara Amaral de ; Carvalho, Maria do Socorro; Vieira, Nancy Rita FerreiraNeste estudo, propõe-se analisar a adaptação do romance Aos meus amigos, publicado em 1992,para a minissérieQueridos amigos, exibida pela Rede Globo, em 2008, ambos de autoria de Maria Adelaide Amaral. Considerando tratar-se de uma produção veiculada nas mídias do livro e da televisão, investiga-se o papel da escritora em sua relação com esses dois campos de atuação artístico-cultural,o que permite constatar o cruzamento entre diversas esferas da cultura e entre diferentes linguagens. No tocante às produções analisadas, o romance e a minissérie contam a história de uma família de amigos em São Paulo e fazem uma avaliação dos ideais da juventude brasileira nos anos 1970. O processo adaptativo do romance à televisão é analisado levando em conta as significativas transformações na mentalidade, no comportamento e nos costumes que foram vivenciadas pela geração representada, com ênfase nos temas da memória da tortura ocorrida durante a ditadura militar e das transgressões aos limites estabelecidos pela norma patriarcal para a família, enfocando o casamento e a sexualidade. Para orientar a discussão desenvolvida neste estudo, toma-se o pensamento de Néstor G. Canclini (2013) acerca da reação dos profissionais da cultura quanto à tentativa de adaptar-se àatualização do mercado e às exigências da indústria cultural; as reflexões de Arlindo Machado (2000), para quem a televisão pode ser abordada como um dispositivo audiovisual através do qual uma civilização pode exprimir a seus contemporâneos os seus próprios anseios, dúvidas e inquietações; o entendimento de memória a partir do conceito de guinada subjetiva, empreendido por Beatriz Sarlo (2007); bem como a teoria da performatividade do gênero, de Judith Butler (2002), entre outros estudiosos. O propósito que norteia este trabalho investigativo incide no pressuposto de que observar as imagens criadas e divulgadas pela televisão contribui para a compreensão do lugar desse veículo comunicativo na realidade cultural do Brasil, uma vez que pensar sobre as representações disseminadas por essa mídia conduz à discussão de aspectos relevantes da sociedade