Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) por Orientador "Oliveira, Valter Gomes Santos de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFotografia para preservação da memória: revelando sujeitos através da fotografia de Lázaro Roberto e do arquivo fotográfico Zumvi (1980-1999)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-28) Santos, Maurício Roque Souza; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Rabelo, Elson de AssisEsta pesquisa desenvolve uma análise da trajetória do fotógrafo Lázaro Roberto, idealizador e responsável pela guarda do acervo Zumvi, um arquivo fotográfico iniciado nas décadas de 1980 a 1990 que reuni fotógrafos para pensar e fazer fotografia, a partir dessa união, surge um acervo com mais 30 mil negativos tendo como temáticas a cultura negra, os blocos afros, o cotidiano e os movimentos sociais na Bahia. Para tanto, a pesquisa iniciou-se com um panorama das representações dos sujeitos negros na fotografia brasileira e seus desdobramentos no século XX, bem como a visão de fotógrafos que atuaram na Bahia no período. Buscou-se dessa forma perceber como a fotografia de Lázaro Roberto se insere nesse contexto. O objetivo transversal da pesquisa foi investigar as condições de guarda do acervo e sua pertinência enquanto repositório da imagem da memória negra, bem como relatar o percurso social dessas imagens. Estas fotografias do negro na Bahia no século XX, compreendem registros que podem colaborar com a manutenção de aspectos de uma memória e de uma identidade negra. Deste modo, este projeto parte do princípio que a fotografia no Brasil, como instrumento de documentação, foi utilizada nos séculos XIX e XX como elemento de disputa simbólica, atuando para perpetuar elementos do racismo e balizando um discurso do negro como subalterno. Neste sentido, para uma maior compreensão do percurso do artista e de suas imagens, recorremos à pesquisa bibliográfica, entrevistas, e em maior parte, a fotografias já publicadas pelo Zumvi, buscando analisar por meio das representações imagéticas e referências históricas, discrepâncias ou concordâncias com o percurso destas imagens. Assim sendo, ao realizarmos o presente estudo, procuramos contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a fotografia de sujeitos negros no Brasil, lançando outros olhares sobre a temática.