Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) por Orientador "Figueiredo, Joabson de Lima"
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- ItemO ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e a Lei 10.639/03: desafios, saberes e perspectivas(2021-09-14) Jácome, Eliud Pereira de Souza; Figueiredo, Joabson de Lima; Sampaio, Moisés de Oliveira; Teixeira, Átila Silva ArrudaA Lei 10.639/2003, fruto de reivindicações do Movimento Social Negro ao longo da década de 90, institui a obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica, designando a reformulação do currículo educacional brasileiro e determina às instituições a inserção de conteúdos sobre a História da África e do negro no contexto de formação da identidade nacional, com a intenção de resgatar sua contribuição na área social, econômica e cultural, como estratégia para diminuir a discriminação racial. A lei 10.639/03 é assim, uma importante política de reparação, reconhecimento e valorização do legado africano e afro-brasileiro na educação. Diante disso, a presente Dissertação de mestrado tem como objetivo refletir sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e sua relação teórico-prática com a lei 10.639/2003, através dos saberes que sustentam a prática docente e os desafios de efetivação do referido ensino, além de apresentar proposições metodológicas à prática pedagógica nas disciplinas de História e Língua Portuguesa do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, a análise dos dados foi realizada por meio de questionários aplicados aos professores da Escola Municipal Clarice Nunes da Gama, situada na cidade de São Gabriel-Bahia. Os resultados obtidos com esse trabalho, demonstram que existe a necessidade de refletir no meio educacional sobre a questão racial no Brasil, revisitando os fatos históricos e concepções teóricas que influenciaram na construção de um imaginário racista, ressaltando os conceitos de racismo, mestiçagem, cultura, identidade e demais que podem ser utilizados como artifícios de mudança em relação a ideologia eurocêntrica condutora de pensamentos e ações contra os negros e a cultura afro-brasileira. Dentre os fatores que dificultam a implantação da lei, constatados pela pesquisa, podem ser citados a inexistência de materiais didáticos sobre o tema, a falta de fiscalização e cobrança do ensino dos conteúdos, a falta de formação dos profissionais para o trabalho com a temática, a dificuldade de lidar com práticas pedagógicas antirracistas, o reconhecimento da discriminação no espaço escolar, entre outros.
- ItemO processo de certificação das comunidades quilombolas de Queimada do Tiano, Erva Cidreira e Lagoa do Gado, do município de Cafarnaum – Bahia, entre os anos de 2003 e 2016(UNEB, 2022-11-21) Souza, Francisco de Assis Ferreira de; Figueiredo, Joabson de Lima; Sampaio, Moiseis de Oliveira; Bomfim, Urbano Félix PugliesesAo se tratar de estudos feitos sobre a microrregião de Irecê, poucos são os trabalhos que tocam ou descrevem sobre essa parte do semiárido baiano, falar de escravidão menos ainda. Essa área esteve sempre veiculada nos noticiários como um local seco, de fome, miséria, abandono social e cultural. Contudo pode-se observar que essa região também foi e continua sendo um palco de relações e produções para além do que as mídias têm propagado ao logo dos tempos. Além disso, tem-se os arranjos políticos, como forma de manutenção de poder e a população também tirando “proveitos” como forma de barganha buscando melhor viver nesse ambiente. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo compreender como se formou as Comunidades Quilombolas de Queimada de Tiano, Erva-Cidreira e Lagoa do Gado, buscando compreender as origens, as formas de vida social, cultural, econômica e política, estabelecendo relações entre o passado e o presente nos conceitos estabelecidos e buscando de entendimento para as tomadas de decisões das comunidades, seja de forma ativa ou passiva para se adentrarem nessa nova forma de se auto definirem e reconhecerem-se.