Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Orientador "Castro, Rute Andrade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Salvador moderna: representações iconográficas dos cartões-postais 1912-1916(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Santana, Ironaide da Silva; Castro, Rute Andrade; Boudoux, Adriana Silva Teles; Simões Filho, Kleber José FonsecaO presente trabalho discute a modernização ocorrida em Salvador durante os anos de 1912 a 1916, período em que se intensificam as reformas urbanas na capital durante o governo de J. J Seabra espelhadas no modelo urbano carioca de influência francesa. A análise é desenvolvida com base na leitura crítica da representação do cartão-postal, inserida em uma concepção que está intrinsecamente ligada à incorporação de interesse da elite política e socioeconômica soteropolitana em empreender a modernidade na capital. A análise é desenvolvida tomando como base teórica, a análise de discussões de estudiosos sobre o processo da construção da significação em relação à imagem visual, exatamente para ressaltar e questionar a criação de um “ver” dominante, para favorecer relações de poder.
- ItemCanudos em cena: da análise fílmica ao ensino de história(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Pereira, Givanilda Cunha; Castro, Rute AndradeEste trabalho é uma análise do filme “Guerra de Canudos” que faz uma reconstrução histórica da guerra ocorrida no final do século XIX na cidade de Canudos-Ba envolvendo sertanejos e o exército brasileiro. O texto exibe as relações existentes entre, a película analisada, a historiografia e a literatura, tentando traçar os caminhos percorridos pelo autor do filme para representar o ocorrido. Partindo desse primeiro momento da pesquisa, o texto passa a analisar as contribuições do filme no Ensino de História, como possuidor de aspectos importantes para serem discutidos em sala de aula e suas principais formas de utilização. Em seguida, já partindo da ideia da película como ferramenta didática possuidora de conhecimentos históricos, é exposto o resultado de uma pesquisa feita com estudantes que assistiram o filme durante algumas aulas de história e os resultados finais obtidos nesse trabalho.