Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Orientador "Carvalho Filho, José Ernane Carneiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (in) visibilidade na história: a representação da mulher no livro didático de história no ensino fundamental ii (2014-2016)(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos , Leila Adriana Cerqueira Dos; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Boas , Antônio VilasEste trabalho, tem como objeto analisar a representação da mulher dos livros didáticos de história do Ensino Fundamental II, aplicados na escola pública de Conceição do Coité no 9º ano entre os anos de 2014 a 2016. A metodologia utilizada está dividida em duas etapas: A primeira etapa é baseada em estudos bibliográficos que discutem o que é História, os sujeitos, as suas representações e as novas perspectivas na historiografia. Os principais autores pesquisados foram: Barros (2008), Borges (1993), Cainelli (2007), Certeau (1998), Chartier (1985) Heller (1970) e Pesavento (2006). Na segunda etapa foi feita a análise de um livro didático do ensino fundamental II, do 9º ano utilizado na escola pública de Conceição do Coité Bahia nos anos de 2014 a 2016, e sobretudo como a imagem da mulher é representada pela autora neste livro. É analisado também autores que discutem acerca do livro didático dentre outros que abordam a imagem da mulher e suas representações. Nesta última etapa os autores estudados foram: Caimi (2008), Ferreira (2008), Fonseca, Grossi (1998), Le Goff (1994), Perrot (2005), Silva (2009), Scott, Torrão (2007). As reflexões teóricas dentro deste contexto, foram utilizadas no intuito de contribuir para o conhecimento da história da mulher na sociedade e para o desenvolvimento crítico dos educandos, a partir dos fatos analisados.
- ItemO ensino de história nas séries Iniciais: uma análise do livro didático aplicado em educação do campo em Conceição Do Coité-Ba 2013-2015(Universidade do Estado da Bahia, ) Almeida, Flávia Gonçalves de; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroO presente trabalho discute o Ensino de história aplicado nas séries iniciais,do ensino fundamental I, e as formas de representação da educação do campo no livro didático de História, aplicado nas escolas da zona rural de Conceição do Coité. Que será o espaço em estudo, possibilitando analisar as formas de contextualização entre os conteúdos curriculares e a realidade vivenciada pela população campesina. Discuti também as formas de valorização, reconhecimento do espaço do campo como produtor de cultura e conhecimento, associados ao livro didático. As reflexões apresentadas são produtos de análise do livro didático e reflexões teóricas, na perspectiva de contribuir para uma formação crítica dos educandos a partir dos primeiros anos de ensino, além de demonstrar a importância da valorização dos conhecimentos socioculturais do campo que visam à qualidade no ensino.