Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Reis, Edmerson dos Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO fechamento das escolas do campo nos Municípios de Casa Nova – BA e Sobradinho – BA: entre a violação e a garantia do direito a educação(UNEB, 2025-03-20) Campana, Gabriel de Oliveira; Reis, Edmerson dos Santos; Teles, Edilane Carvalho; Menezes, Ana Célia SilvaA educação é um dos direitos sociais que o Estado tem o dever de garantir a todos, e sua universalização somente será possível com um sistema educacional não excludente, igualitário em condições de acesso e permanência na escola, com pluralismo de ideias e gestão democrática. No entanto, os dados obtidos no Censo Escolar da Educação Básica realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revelam uma contínua e preocupante extinção de escolas rurais em todo o território nacional, sobretudo na região Nordeste. Neste contexto, a questão que institui esta pesquisa é: Como no processo de fechamento das escolas do campo nos municípios de Casa Nova – BA e Sobradinho – BA se manifesta a violação e a garantia ao direito à educação dos estudantes campesinos? A presente pesquisa objetiva discutir a violação e a garantia ao direito à educação tendo em vista o processo de fechamento das escolas do campo dos municípios de Casa Nova – BA e Sobradinho – BA. Para tanto buscou-se discutir a educação como um direito social previsto no ordenamento jurídico interno e nas convenções internacionais de direitos humanos, correlacionar o processo de fechamento à precarização da infraestrutura básica e dos recursos educacionais disponíveis nas escolas do campo dos municípios investigados, examinar o impacto desse fechamento sobre os sujeitos destinatários do direito à educação, e identificar as medidas propostas pela secretaria de educação na efetivação deste direito social. Dessa forma, optamos pela abordagem qualitativa e pelo enfoque materialista histórico-dialético por considerarmos um caminho metodológico capaz de auxiliar na compreensão das estruturas sociais políticas e econômicas que moldam uma sociedade que está em constante transformação. Nosso ponto de partida foram os dados do censo e indicadores educacionais disponibilizados pelo INEP. Em seguida entrevistamos em Casa Nova, um representante da Secretaria de Educação, a diretora de uma das escolas do campo para onde foram nucleados os alunos de 7 escolas, uma mãe de um aluno e uma professora aposentada que lecionou em uma das escolas fechadas, já em Sobradinho, uma representante da Secretaria de Educação e um pai de aluno que estudou em uma escola do campo. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados por meio da triangulação de métodos, articulando-se os indicadores quantitativos, os excertos das entrevistas e o referencial teórico, de acordo com as categorias analíticas propostas: totalidade, hegemonia e contradição. Esta pesquisa nos mostrou a existência de um viés econômico-financeiro nos critérios de fechamento de escolas do campo em Casa Nova e Sobradinho. Ficou evidente que embora justificadas pela otimização dos recursos e pela melhoria da infraestrutura, o fechamento das escolas do campo não tem sido eficaz em garantir o direito à educação em condições dignas e acessíveis para todos os alunos do campo. Percebemos que o fechamento das escolas do campo não só afeta o direito à educação, mas também desencadeia um sentimento de abandono ao verem espaços que antes eram importantes para as comunidades serem deteriorados pelo tempo e abandono.
- ItemReflexos da iniciação científica no processo formativo de bolsistas: a experiência de ex-bolsistas na pós-graduação na UNEB - campus III(UNEB, 2025-03-21) Azevedo, Jackeline Maciel de; Reis, Edmerson dos Santos; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Paulo Cesar de Marques AndradeDe acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino superior no Brasil estrutura-se no tripé ensino, pesquisa e extensão, viabilizando a implementação de programas de fomento à pesquisa, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Esse programa promove o acesso à metodologia científica e aos processos de produção do conhecimento, incentivando a inserção de graduandos (as) na pesquisa acadêmica e em atividades correlatas. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como questão norteadora: de que maneira o PIBIC contribuiu para a formação dos ex-bolsistas que ingressaram na pósgraduação stricto sensu na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, Juazeiro? O objetivo foi investigar os impactos desse programa na trajetória formativa dos ex-bolsistas de iniciação científica matriculados nos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UNEB nesse campus. A pesquisa adotou uma abordagem fenomenológica e a obtenção dos dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, permitindo assim, a análise das narrativas dos participantes. Para tanto, foi utilizado como critério de seleção de participantes, os (as) pósgraduandos (as) da turma de 2023, ou de turmas anteriores, considerando os (as) ex-bolsistas de PIBIC mais recentes, para que as caraterísticas burocráticas e regulamentares fossem semelhantes, além da paridade de gênero entre os sujeitos. Assim, foram realizadas 7 (sete) entrevistas presenciais, dentro da própria UNEB-Campus III, e 1 (uma) virtual pela plataforma Google Meet, devido a impossibilidade de locomoção intermunicipal de um dos participantes da pesquisa, com a média de tempo entre 20 e 40 minutos cada entrevista, sendo 5 (cinco) mestrandos (as) e 3 (três) doutorandos (as). A interpretação das informações foi realizada por meio da Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI), fundamentada também na hermenêutica, com o intuito de descrever e compreender os significados atribuídos à iniciação científica no processo de ingresso na pós-graduação. Os resultados evidenciaram impactos positivos do PIBIC na formação acadêmica dos ex-bolsistas, especialmente no desenvolvimento da autonomia, da criticidade e do amadurecimento intelectual, além do aprimoramento de habilidades científicas e acadêmicas, que se constituíram como diferenciais para o ingresso na pós-graduação stricto sensu.
- ItemSaberes populares no ensino de química a partir da produção da farinha e da goma: avaliação de uma sequência didática com estudantes do ensino médio(UNEB, 2025-03-19) Antunes, Isac Ribeiro; Reis, Edmerson dos Santos; Borges, João José de Santana; Diniz Júnior, Antônio InacioEnsinar Química de maneira efetiva tem sido um grande desafio para os educadores, especialmente no contexto da Educação Básica. Os baixos índices de aprendizagem nesse componente curricular podem estar relacionados à forma como os conteúdos são abordados, muitas vezes priorizando aspectos desconectados da realidade dos estudantes. Isso gera desmotivação e dificulta a assimilação do conhecimento. Diante dessa problemática, a presente pesquisa buscou responder à seguinte questão central: “É possível construir conhecimentos químicos, promovendo aprendizagem e motivação, por meio da aplicação de uma sequência didática que explore os saberes populares em articulação com os científicos, a partir do tema 'produção de farinha e goma de tapioca'?” Assim, o objetivo geral da pesquisa foi compreender como os saberes populares podem ser utilizados no ensino de Química, com foco na produção da farinha e da goma de mandioca, através de uma sequência didática aplicada a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no município de São Raimundo Nonato, Piauí. Para responder a essa questão e atingir o objetivo proposto, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as concepções dos estudantes sobre os processos químicos envolvidos na produção da farinha e da goma de mandioca; (ii) propor e validar uma sequência didática centrada nos processos de separação de misturas, articulando-os aos saberes populares em uma abordagem contextualizada; e (iii) analisar evidências de aprendizagem significativa a partir da aplicação da sequência didática. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi conduzida no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Edith Nobre de Castro, com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A metodologia adotada seguiu os princípios da Pesquisa Participante, com coleta de dados inspirada na pesquisa etnográfica. O estudo envolveu quinze estudantes e utilizou diversos instrumentos de levantamento de informações, como diário de bordo, questionários e mapas conceituais. Para a organização e análise dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelaram que os estudantes reconhecem a importância da Química, mas a consideram um componente curricular complexo, com dificuldades de aprendizagem. Entretanto, também evidenciaram que metodologias dinâmicas e contextualizadas contribuem para um melhor entendimento dos conceitos químicos. A sequência didática permitiu que os alunos estabelecessem conexões entre os saberes populares e os conteúdos científicos, promovendo uma aprendizagem significativa. Os estudantes demonstraram motivação, curiosidade e engajamento ao longo das atividades, e grande parte conseguiu elaborar conceitos químicos coerentes com os processos estudados. Dessa forma, a pesquisa evidenciou que integrar conhecimentos tradicionais ao ensino de Química pode ser uma estratégia eficaz para tornar a aprendizagem mais relevante, significativa e contextualizada para os alunos.