Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3 por Orientador "Santos, Andrea Cristiana"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLiteracia midiatica e desinformação em plataformas digitais: estudo de caso com estudantes do colégio de tempo integral Paulo José de Oliveira em Juazeiro (BA)(UNEB, 2024-07-09) Duarte, Otávio Pereira; Santos, Andrea Cristiana; Gomes, Vítor José Braga; Costa, Terezinha Leonel de OliveiraEste trabalho tem por objetivo investigar os níveis de literacia midiática dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo José de Oliveira, situado em Juazeiro (BA), em relação ao contexto da desinformação. A pesquisa utiliza fundamentação teórica baseada nos estudos de literacia midiática e a desinformação. O percurso metodológico se orientou pelos procedimentos de estudo de caso instrumental, com abordagem quantitativa e qualitativa com aplicação do questionário sobre o consumo de informações pelos alunos, em seguida, fez-se grupo focal para analisar os dados obtidos. A pesquisa evidenciou o uso das plataformas digitais para o consumo de notícias, bem como destacou que os estudantes tem dificuldades em reconhecer informações falsas. Os resultados indicam a importância de uma proposta pedagógica que relacione teoria e prática, habilitando os alunos a serem críticos e bem informados no ambiente digital através da literacia midiática, que auxiliará os adolescentes no combate à desinformação.
- ItemUm mergulho nos angaris(2022-12) Martins, Anna Kamylla França; Santos, Andrea CristianaNo Angari, estava tudo que busquei durante a definição do projeto experimental do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo em Multimeios: vida, energia, amor dos moradores pela sua localidade, hábitos, costumes, práticas culturais e de sobrevivência. Do trabalho de observação etnográfica, resultou a obra “Um mergulho nos angaris”, que tem como objetivo documentar aspectos da cultura visual de um dos bairros mais antigos do município, construindo uma narrativa imagética que evidencia aspectos identitários e ressalta como uma comunidade ribeirinha pode ser um símbolo cultural de uma cidade. Esperamos que esses registros de caráter fotodocumental e fotoetnográfico possam ser um testemunho das mudanças ocorridas ao longo do tempo e espaço, constituindo um novo acervo fotográfico para o município. Além disso, a obra representa os vínculos com a vida citadina, o pertencimento e a identidade com esse local e comunidade. “Um mergulho nos angaris” é um presente que procurei doar a mim mesma, a comunidade do Angari e a cidade. Um mergulho nas tessituras imagéticas da pesca, do rio, da terra e do nego.
- ItemQuem é você sem violência? a atuação da justiça restaurativa em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher em Juazeiro (BA)(UNEB, 2024-07-10) Mourão, Madeleine Brotas; Santos, Andrea Cristiana; Silva, Dayane Késia Alves da; Luz, Mariany Nathaly Brito CavalcanteO presente memorial relata as questões norteadoras e as etapas de elaboração do Projeto Experimental: Quem é Você sem Violência? - a atuação da Justiça Restaurativa em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher em Juazeiro (Ba), apresentado na forma de um livro-reportagem composto por narrativas jornalísticas. O livro-reportagem investiga a ação da justiça restaurativa, demonstrando a atuação da Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, a partir da Vara de Violência Doméstica, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Grupo Reflexivo de Relações interpessoais (GRRI). Para atender a esse objetivo, fez-se pesquisa qualitativa com uso de técnicas da observação participante de natureza etnográfica, realização de entrevistas com atores sociais envolvidos na problemática e pesquisa documental a respeito de normas jurídicas como a Lei Maria da Penha (11.340/2006). Como resultado, obteve-se conhecimentos a respeito dos trâmites judiciais sobre método da justiça restaurativa, atuação dos atores sociais e aspectos sociais e culturais que atravessam as situações da violência contra a mulher.
- ItemUma vida no palco - Devilles e a cena do teatro Escola(2021-12-15) Pereira, Leonardo Gonçalves Teixeira; Santos, Andrea Cristiana; Soares, José Flávio; Araújo, Wllyssys Wolfgang Reis DiasEste memorial analítico descritivo apresenta os processos teóricos e de produção utilizados para a construção do Trabalho de Conclusão do Curso, no formato de documentário, intitulado “Uma vida no palco - Devilles e a cena do Teatro Escola”. O produto traz relatos memorialísticos e vivências da trajetória de vida do personagem entrelaçados ao processo de implantação do teatro escola em Juazeiro, demonstrando a contribuição para o campo educacional de crianças e jovens no processo de formação de plateia. A pesquisa de natureza qualitativa contou com 13 entrevistas, entre elas Devilles, amigos, artistas e educadores que participaram em diversos momentos do processo de criação do teatro escola em Juazeiro. As entrevistas expõem a produção, valorização e consumo do teatro escola na cidade, bem como as dificuldades encontradas no contexto da pandemia do novo coronavírus. O documentário demonstra como a experiência do teatro escola está atrelada a capacidade das artes cênicas de encantar e formar plateia, bem como a experiência do teatro como capaz de transformar vidas.