Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3 por Orientador "Oliveira, Geilson Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA morte mancha as águas do velho chico: podcast sobre o despejo de vinhoto no Rio São Francisco em 1984(UNEB, 2025-01-10) Lopes, Glícia Barbosa; Oliveira, Geilson Fernandes de; Silva, Fábio Ronaldo da; Martins, Josemar da SilvaEste estudo propõe uma investigação aprofundada sobre o crime ambiental ocorrido em 1984, que envolveu o despejo de vinhoto (ou vinhaça, como também é chamado) no Rio São Francisco, um dos rios mais importantes e extensos do Brasil. O vinhoto, um resíduo altamente poluente resultante da produção de álcool de cana-de-açúcar, foi descarregado de forma clandestina em Itamotinga, distrito industrial de Juazeiro, cidade do extremo norte baiano, causando danos irreparáveis ao ecossistema. A partir disso, o objetivo deste estudo foi a produção de um podcast em série sobre o incidente, explorando os impactos ambientais, econômicos e sociais resultantes do despejo, bem como as implicações legais e as ações tomadas para responsabilizar os envolvidos. A partir de uma pesquisa exploratória e documental, bem como por meio da realização de entrevistas como técnica de coleta de dados, foi realizada uma investigação jornalística e apresentadas narrativas a partir das memórias das pessoas afetadas, articuladas com a análise de documentos, tais como relatórios, o que possibilitou a construção de uma reflexão sobre o acontecimento. Com efeito, este trabalho, em formato podcast, busca problematizar acerca de um crime grave pouco conhecido. Assim, espera-se que este estudo ofereça uma visão aprofundada sobre o caso do despejo de vinhoto no Rio São Francisco em 1984 e seus impactos subsequentes. Além disso, o conhecimento gerado poderá ser utilizado para aprimorar a legislação ambiental, fortalecer as medidas de fiscalização e de punição para esses crimes, bem como fomentar discussões e debates sobre o tema.
- Item“Filhos do guerreiro ilustre: a jornada até o cárcere” - livro-reportagem sobre políticas públicas e relatos de jovens internos do conjunto penal de Juazeiro-BA oriundos do bairro Argemiro(UNEB, 2025-01-17) Silva, Maria Clara de Oliveira; Oliveira, Geilson Fernandes de; Paiva, Carla Conceição da Silva; Silva, Fábio Ronaldo daEste memorial descreve o projeto “Filhos do Guerreiro Ilustre: A jornada até o cárcere”, livro-reportagem que retrata a trajetória de jovens internos do Conjunto Penal de JuazeiroBA (CPJ), provenientes do bairro do Argemiro, na mesma cidade. Tendo como objetivo investigar a relação existente entre as políticas públicas para juventude no município e o número de jovens internos da referida instituição, foi escolhido o formato livroreportagem por possibilitar um maior aprofundamento nas problemáticas acerca da temática. A metodologia deste trabalho é quanti-qualitativa, sendo utilizadas entrevistas semiabertas e em profundidade; além da análise dos dados referentes ao perfil da população carcerária, dos índices de violência e do quantitativo de políticas públicas municipais. Os participantes corresponderam aos internos, fontes especializadas e fontes oficiais de órgãos da Prefeitura de Juazeiro, permitindo que o tema fosse contemplado nas diferentes perspectivas. A partir da realização, foi possível perceber que há um perfil da população do CPJ formada em sua maioria por homens, negros, pobres e de baixa escolaridade, os quais tiveram suas jornadas impactadas pela ausência de ações públicas efetivas e violações de direitos, como também pela inexistência de políticas municipais voltadas para a faixa etária de 15 a 29 anos, nos últimos quatro anos (2022-2024). Esperase que este produto atue na cobrança de mudanças de perspectivas no que se refere a ações junto a população jovem periférica.
- ItemMarcas da estrada: um livro-reportagem sobre acidentes motociclísticos no Vale do São Francisco(UNEB, 2025-01-09) Silva, Karyne Ramos da; Oliveira, Geilson Fernandes de; Freire, Emanuel Andrade; Leal, Zulenilton SobreiraEste memorial descreve o processo de produção do livro-reportagem “Marcas da Estrada: um livro reportagem sobre Acidentes Motociclísticos no Vale do São Francisco”, que busca explorar as diversas dimensões dos acidentes de motocicleta no Vale do São Francisco, destacando tanto suas causas, quanto as consequências devastadoras para a sociedade. Por meio de uma pesquisa documental, entrevistas com vítimas e profissionais de saúde, bem como do uso do recurso da fotografia, pretende-se não apenas relatar os impactos desses acidentes, mas também sensibilizar o público sobre a urgência de medidas preventivas. Além disso, o estudo examina as iniciativas governamentais e leis relacionadas à segurança no trânsito, enfatizando a necessidade de uma maior efetividade na implementação dessas políticas. Ao contar as histórias das vítimas, o trabalho visa gerar um engajamento social para a construção de um trânsito mais seguro, humano e consciente, baseado no reconhecimento das vidas afetadas e na promoção de mudanças sociais.
- ItemPé na porta: um podcast sobre como a falta de calçados femininos em numeração estendida impacta a autoestima das mulheres do Vale do São Francisco(UNEB, 2024-07-01) Viana, Aléxia Brenda de Souza Costa; Oliveira, Geilson Fernandes de; Sousa, Clara Maria Miranda de; Roseno, Camila dos PassosEste memorial descreve o projeto Pé na Porta, um podcast de 3 episódios que retrata a falta de calçados femininos em numeração estendida e o impacto na autoestima das mulheres do Vale do São Francisco, em específico, nas cidades de Petrolina - PE, e Juazeiro - BA. Os conteúdos foram desenvolvidos a partir dos seguintes temas: Passos na História: Um Olhar sobre os Padrões de Beleza; Quem tem pé grande compra? e Grandes pés, Grandes histórias. No decorrer dos episódios, foi adotado o termo "pé grande" como uma abordagem para confrontar estigmas culturais estabelecidos que tendem a exaltar apenas o padrão de beleza associado ao "pé pequeno". A escolha pelo formato podcast se deu devido ao crescimento significativo dessa mídia nos últimos anos. A metodologia deste trabalho é qualitativa, utilizando entrevistas abertas e semiestruturadas. As participantes foram selecionadas a partir da técnica Bola de Neve, permitindo uma exploração abrangente das experiências e proporcionando maior dinamismo ao estudo. A partir da realização, percebeu-se que o tema ainda não é muito difundido na região, destacando a importância deste material informativo. Espera-se que o podcast tenha um impacto significativo ao aumentar a conscientização e estimular discussões.