Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Sanitaria e Ambiental - DCET2 por Orientador "Oliveira Filho, Genilson Cunha de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos esforços físicos em barragem de terra: abordagem matemática para Segurança e Sustentabilidade Ambiental (Paramirim/BA)(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2025-07-07) Silva, Edinei; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, Jose; Oliveira, AlarconAo logo dos anos, a segurança de barragens tem ocupado espaço no meio técnico, primordialmente com as causas dos últimos acontecimentos. As barragens de terra são documentadas como sendo um dos artifícios mais arcaicos e construtivos, sendo usadas como reservatórios artificias de água para diversos usos. O reflexo da problemática da segurança destes projetos no Brasil é mediante as variações dos matérias construtivos, como as rochas, os tipos de solos, problemas de fundação, deficiências de projetos, erros durante a construção e instabilidades de taludes, sendo evidenciados os grandiosos índices de incidentes e acidentes em meados de 2017, conforme o Relatório Anual de Segurança de Barragens (RASB).Entretanto, o objetivo deste trabalho é analisar os esforços físicos atuantes da barragem de terra Zabumbão da CODEVASF em Paramirim/BA, verificando a segurança, equilíbrio, qualidade e preservação ambiental, mediante as exigências do Manual de Segurança e Inspeção de Barragens e a Lei 12.334/2010. A metodologia é sustentada pela modelagem computacional, software FINE/GEO5 2024, com aplicação do método Bishop Simplificado (1955), no qual foram feitas a análise de percolação da água, ancoragem, tipos de solos, tipos de aterros, drenos, filtros e esforços físicos existentes e possibilidades de ruptura. Os resultados analisados evidenciaram que os cálculos do fator de segurança (FS) encontrado foi positivo e está em conformidade com o Manual de Segurança, a Lei e a norma EN 1997. Por fim, o uso deste método possibilita trazer avanços essenciais e confiáveis para a remediação desegurança de barragens de terra.
- ItemAvaliação de perda de carga do sistema de abastecimento de água no município de Crisópolis-Ba com o auxílio do software EPANET 2.0.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Santos, Jusimar Ubirajara Almeida; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, José; Tonini, WilliamO acesso a água de maneira igual ainda é um desafio no Brasil. Ao longo dos anos foram feitos poucos e insuficientes investimentos, de modo que ainda não foi possível alcançar as metas sustentáveis. A influência política muitas das vezes supera a técnica, tornando os sistemas deficitários. Buscar alternativas como a aplicação modelagem hidráulica, ferramentas capaz de simular o funcionamento dos sistemas, como é o caso do EPANET se tornaram ferramentas essenciais. O sistema de abastecimento de Crisópolis vinha passando por diversas inconsistências, como baixas pressões, extravasamento do reservatório, prejudicando o abastecimento local, gerando desigualdade na distribuição da água para todos os usuários do referido sistema. Este estudo teve como objetivo avaliar o sistema de abastecimento de água deste município, verificando a perda de carga nas redes de distribuição, utilizando o método de Hazen Williams, e propor possíveis soluções.
- ItemRedução de perdas de água, em conformidade com a Portaria nº 490/2021 e seus efeitos nos custos com energia elétrica - Estudo de caso aplicável em um Sistema de Abastecimento de Água na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Jesus, Émille Barreto da Silva Cerqueira de; Oliveira Filho, Genilson Cunha de ; Santos, Leila Maria Mendes ; Garrido, Elaine PereiraPerdas no abastecimento de água é um tema debatido globalmente, despertando o interesse de governanças ambientais, sendo incentivador a adoção de políticas voltadas à sustentabilidade. Apesar da crescente conscientização sobre o problema, perdas em sistemas de abastecimento continuam sendo um desafio enfrentado pelas concessionárias de água, exigindo esforços contínuos para sua superação. Com base em dados coletados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), este estudo foi aplicado a um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), no interior do estado da Bahia, apresentando uma hipótese sobre o impacto da redução de perdas de água, no consumo e nos custos de energia, insumo utilizado na produção e distribuição de água tratada. O estudo demonstrou que as perdas no sistema de abastecimento afetam a eficiência operacional e financeira do serviço. Com base nos dados do SAA em 2022, foi calculada uma possível redução de 56,76\%, adotando os parâmetros da Portaria 490/2021 e o índice médio nacional de perdas em 2021. Esse cálculo mostrou que o impacto causado pelas perdas de água representa cerca de 41\% dos custos com energia, evidenciando a necessidade de estratégias de adequação, preconizado pela Lei nº 14.026/2020 e pela Portaria nº 490/2021. O estudo reforça a importância da integração de estratégias para enfrentar os desafios do abastecimento de água. Tais medidas contribuirão para a eficiência financeira e técnica da concessionária, além de promover benefícios para a sociedade e o meio ambiente, alinhando-se às exigências legais. Essa pesquisa pode ser aplicada a outras concessionárias considerando que, as atividades relacionadas à produção e distribuição de água para consumo, têm a energia elétrica como principal insumo.