Bacharelado em Farmácia - DCV1
URI Permanente para esta coleção
A criação do Curso de Farmácia pelo DCV-UNEB está pautada na preocupação fundamental, que é preparar o egresso não só em termos técnicos, mas integrado à realidade e às necessidades da sociedade e para tanto foi inserido o lado humanístico da profissão para que o exercício ético e pleno da profissão farmacêutica venha ao encontro das demandas sociais.
Autorizado pela resolução 288/98 do CONSU publicada em 13 de julho de 2004.
Navegar
Navegando Bacharelado em Farmácia - DCV1 por Orientador "Santos Júnior, Aníbal de Freitas"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação de parâmetros de qualidade e da cinética de dissolução de comprimidos contendo cloridrato de amiodarona comercializados em Salvador, Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Grima, João Victor Fragoso; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Oliveira, Anderson Silva de; Costa, Salvana Priscylla Manso; Nascimento, Morgana de SouzaOs comprimidos são frequentemente utilizados devido à facilidade de administração e precisão em dosagens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam 74% dos óbitos anuais em todo o mundo, abrangendo as doenças cardiovasculares. O cloridrato de amiodarona (CA), pertencente à classe III dos antiarrítmicos, é utilizado em pacientes com fibrilação atrial e outros distúrbios do ritmo cardíaco. No contexto da Farmacopeia Brasileira (FB), a ausência de metodologia específica para ensaios de dissolução de comprimidos contendo CA, destaca a necessidade premente de desenvolvimento de testes adequados. Com isso, esse trabalho experimental, analítico, quantitativo e qualitativo, tem como objetivo realizar ensaios físicos e físico-químicos para o controle de qualidade dos comprimidos contendo CA (referência, genérico e similar), bem como avaliar a equivalência entre as especialidades farmacêuticas disponíveis no país. Os testes físicos foram realizados de acordo com o preconizado pela FB (2019), sendo avaliadas a uniformidade de peso, friabilidade e desintegração. Além de avaliar propriedades organolépticas dos comprimidos. Para o desenvolvimento do método de dissolução, um planejamento experimental fracionário foi realizado como triagem para gerar o gráfico de Pareto e analisar a significância das variáveis estudadas: pH, concentração de Lauril sulfato de sódio (LSS), volume de meio reacional e rotações por minutos (rpm). A metodologia de superfície de resposta por matriz de Doehlert foi aplicada para otimização das condições ideais de dissolução: 500 mL de água com (pH = 5,5), LSS (1%) e 100 rpm. O método otimizado foi validado e aplicado para os medicamentos de referência, genérico e similares contendo CA. Foram calculadas a ordem de cinética, a eficiência de dissolução (ED) e os modelos independentes (f1 e f2). A cinética foi de primeira ordem e equivalência farmacêutica comprovada. Os perfis de dissolução foram construídos com percentual de liberação de, no mínimo, 80% em 30 minutos de teste, com ED entre 40 e 45%, superior ao preconizado pela USP. Portanto, este estudo contribuiu como um avanço significativo na área da análise farmacêutica.
- ItemEnsaios físicos e físico-químicos para a avaliação da qualidade de cápsulas contendo Ibuprofeno comercializadas em Salvador-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Araujo, Keilla Santana; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Matos, Rafael Amorim; Oliveira, Anderson SilvaOs anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) são uma classe de medicamentos utilizados no tratamento da dor, que agem inibindo a síntese de prostaglandinas. O ibuprofeno é um AINE considerado como inibidor não seletivo da COX e está disponível no mercado em três apresentações (o medicamento de referência, similar e genérico), são muito utilizados pela população brasileira para doenças inflamatórias, como por exemplo no tratamento da dor associada a Artrite Reumatoide. Sendo assim, faz-se necessária a realização de testes de controle de qualidade desses medicamentos, para conferir a sua intercambialidade. Como a realização de ensaios físicos e físico-químicos para a avaliação da qualidade de medicamentos genéricos, similares e referência contendo 400 mg de Ibuprofeno. O trabalho trata-se de um estudo de pesquisa experimental, analítica, qualitativa e quantitativa realizado com cápsulas contendo Ibuprofeno. Diante disso, foram realizados testes físicos de controle de qualidade dispostos nos métodos gerais Farmacopeia. Visto que não existem monografias para a forma farmacêutica em questão, foi desenvolvido um método de dissolução para o medicamento, usando o planejamento experimental. Os testes físicos apresentaram uniformidade de conteúdo entre os medicamentos, na desintegração foi observado que os medicamentos se desintegram dentro do tempo especificado. As condições definidas para o teste de dissolução foram 500mL de NaOH 0,1 mol L -1 contendo enzima (Pancreatina), aparato 2 (pá), 60 minutos e 100 rpm. As condições foram aplicadas para obtenção do perfil de dissolução, observou-se que os fármacos apresentaram liberação >80% em 30 minutos. A equivalência farmacêutica foi garantida a partir dos cálculos de f2 (fator de similaridade), podendo então ser intercambiável. Os medicamentos estão conforme com o que é preconizado e tem a sua qualidade garantida
- ItemO papel do farmacêutico na perícia criminal dos aspectos toxicológicos do Fentanil(UNEB, 2023-12-13) Costa, Maiane Sousa; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Teles, André Lacerda Braga; Ferreira, Gustavo de ArgoloOs opioides são substâncias que se ligam a receptores opioides presentes no Sistema Nervoso Central (SNC) e diversos efeitos estão associados a essas substâncias, sendo que os principais são euforia, depressão do SNC e analgesia. Dentre os opioides comercializados no Brasil, o fentanil é utilizado amplamente para dores intensas, como anestésico e sedativo e é encontrado em diferentes formas farmacêuticas, como sprays, pastilhas, injetáveis e adesivos. Devido à utilização e consequentemente os efeitos causados pelo fentanil, alguns indivíduos passaram a consumi-lo de forma exacerbada, desencadeando consequentemente casos de dependência a essa droga. De acordo com os estudos envolvendo os opioides e notadamente o fentanil, percebe-se a importância do profissional farmacêutico. Nesse aspecto, pela formação generalista e conhecimentos sobre as drogas, o farmacêutico apresenta capacidade técnico científica para realizar análise de quantificação e qualificação do fentanil, bem como, contribuir para a perícia criminal e auxiliar na descoberta de drogas de abuso no envolvimento ilegal direto. Objetivo: Propõe-se nesse trabalho compreender os aspectos toxicológicos do fentanil e o papel do farmacêutico na perícia criminal. E como aumento do consumo de fentanil leva a aprimorar os meios de identificação dessa substância dentre os criminalistas. Materiais e métodos: O trabalho em questão é uma revisão integrada da literatura. As bases de dados que foram utilizadas: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem online (Medline), Portal Períodico Capes e google acadêmico. Resultados e discussão: identificaram 15 artigos, organizados em duas tabelas: farmacológica e toxicológica, indicando que o fentanil pode apresentar uma ação ambivalente a partir da finalidade para a qual é utilizado. Sua ação pode ser tanto eficaz no processo terapêutico do paciente, como letal se consumido em altas doses. Os resultados obtidos foram importantes para compreender a crescente demanda pelo fentanil no processo terapêutico, a importância do farmacêutico nessa perspectiva. Os achados da tabela toxicológica demonstraram a potência letal do fentanil nos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular, musculoesquelético. Considerações finais: Esse estudo auxiliou na compreensão do papel do farmacêutico criminal, bem como da análise toxicológica nessa circunstância.
- ItemPotencialidades farmacológicas dos flavonóides em doenças neurodegenerativas: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Santos, Daniel Pimentel Cerqueira; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Guedes, Alessandra da Silva; Barboza, Orlando Maia; Costa, Silvia LimaAs Doenças Neurodegenerativas (DN) abrangem um número bastante amplo de patologias que afetam o Sistema Nervoso e possuem como ponto em comum a morte neuronal. Além disso, essas neuropatologias geralmente são progressivas, culminando na perda de diversas funções. Dentre as principais doenças que fazem parte dessa classificação estão: Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e Esclerose Múltipla. Por outro lado, vários estudos têm comprovado a eficácia da administração de flavonóides com potencial farmacológico no combate a essas patologias em pesquisas realizadas in silico, in vitro e in vivo. O presente trabalho teve como objetivo principal, compreender os potenciais efeitos farmacológicos do uso de flavonóides em Doenças Neurodegenerativas.Trata-se de uma Revisão do tipo Integrativa, mediante consulta em bases de dados como periódicos Capes, Pubmed e Web of Science, sendo artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, disponíveis gratuitamente e na íntegra. O operador booleano utilizado foi o AND. Inicialmente, cerca de 3.158 artigos foram encontrados. Após a aplicação dos filtros, critérios de exclusão e inclusão, 12 artigos foram selecionados. Sendo 4 para cada uma das 3 patologias pesquisadas. Os flavonóides descritos nos artigos demonstraram um desempenho satisfatório nos testes in silico, in vitro e in vivo. Além disso, foi constatada uma predominância na abordagem in vitro, seguida da in vivo. Os flavonóides apresentaram um potencial farmacológico, possibilitando um novo horizonte na terapia usual. Entretanto, necessita de novos estudos e abordagens complementares de pesquisa.
- ItemRevisão integrativa sobre o uso dos novos anticoncepcionais para pessoas com corpos fálicos: realidade e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Silva, Lucca Moisés Santiago; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Araujo, Igor Brasil de; Alves, Izabel AlmeidaAtualmente, as opções contraceptivas para pessoas com corpos fálicos são os preservativos, a vasectomia e o coito interrompido. Ensaios clínicos e pré-clínicos estão sendo conduzidos para o desenvolvimento de Novos Anticoncepcionais para Pessoas com Corpos Fálicos (NAPCF), sendo esses contraceptivos hormonais ou não-hormonais. O presente estudo tem como objetivo discutir aspectos socioculturais e perspectivas clínicas acerca do uso dos NAPCF, a partir de uma revisão integrativa de referências no recorte temporal dos últimos 10 anos, disponíveis na literatura científica. As bases de dados utilizadas foram: PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Realizou-se duas buscas na base dados, sendo a primeira foi destinada aos aspectos clínicos e a segunda aos aspectos socioculturais envolvendo os NAPCF, da seguinte forma: male AND contraceptive AND clinical; reproductive health AND masculinity AND male contraceptive OR phallic bodies, respectivamente. As variáveis selecionadas para análise dos aspectos clínicos foram: posologia, etapa dos ensaios clínicos, exames laboratoriais, efeitos indesejáveis e interações medicamentosas. Foram selecionados 11 ensaios clínicos para a revisão integrativa dos aspectos clínicos e 4 artigos para a discussão dos aspectos socioculturais. Dos 11 ensaios clínicos selecionados, 8 foram com potenciais contraceptivos hormonais e 3 com contraceptivos não hormonais, sendo 3 deles estudos de fase III. As substâncias testadas nos estudos apresentaram potencial contraceptivo e reversibilidade. Os estudos presentes na abordagem sociocultural mostraram efeitos positivos e promissores na aceitação e no conhecimento contraceptivo orientados pela masculinidade. Os estudos discutidos e revisados destinaram-se a direcionar mais pesquisas futuras que possam suprir suas limitações. Diante dessa temática, o profissional farmacêutico possui um papel importante no acompanhamento clínico desses usuários levando em consideração os aspectos socioculturais, igualdade de gênero e masculinidade.
- ItemUso de probióticos para prevenção e tratamento da vaginose bacteriana recorrente: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Pereira, Carina Guimarães; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Rocha, Iago Prina; Pimentel, Ana Carolina de AlmeidaIntrodução: Evidenciam-se estudos acerca do uso de probióticos, aos quais em quantidades adequadas são capazes de conferir benefícios à saúde do hospedeiro. Sendo assim, esses microrganismos vivos estão sendo cada vez mais utilizados para restauração do microbioma tanto intestinal, quanto vaginal, influenciando na diminuição de bactérias patogênicas, na regulação do sistema imunológico, na prevenção de infecções e na promoção da saúde como um todo. Com isso, tem pensado acerca do uso dos probióticos para evitar doenças reprodutivas femininas, com finalidade de manter o equilíbrio da microbiota vaginal, e interação microbiana-hospedeiro saudável, visto que, é de extrema importância essa relação para o manejo da Vaginose Bacteriana. Objetivo: Discutir o uso de probióticos para a prevenção e tratamento da vaginose bacteriana recorrente com base na revisão de literatura científica. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, a qual seguirá os preceitos do estudo exploratório, descritivo qualitativamente e quantitativamente, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Utilizou-se as seguintes bases de dados: Portal PUBMED, Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Na busca inicial, encontrou-se cerca de 109 artigos, nas bases de dados analisadas, dentre esses artigos, estabeleceu-se os critérios de inclusão e exclusão, fez-se a leitura dos títulos e resumos, e foram excluídos 73 artigos, restando 36 artigos. Em seguida, realizou-se a re-leitura dos artigos, incluindo as variáveis da pesquisa, sendo excluídos 24 artigos, e selecionando ao fim, cerca de 12 artigos para fazer parte da presente revisão. Conclusão: Diante da abordagem dos estudos, verificou-se vários aspectos positivos na utilização de probióticos, o qual tem por finalidade promover um microbioma saudável ao indivíduo, reduzindo os índices de infecções, tal como na diminuição de recidivas da Vaginose Bacteriana. Com isso, a sua utilização confere elevado caráter promissor para a saúde da mulher.
- ItemUtilização do belimumabe em uma paciente com lúpus eritematoso sistêmico refratária à terapia padrão no contexto de vida real: um relato de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Senna, Larissa Milena de Moura Maia; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Bendicho, Maria Teresita Del Nino Jesus Fernandez; Oliveira, Walker Nonato Ferreira; Lima, Isabella Vargas de Souza; Santiago, Mittermayer BarretoO lúpus eritematoso sistêmico é uma doença imunomediada por anticorpos, de causa indefinida, porém, credita-se a fatores genéticos, ambientais e hormonais. A doença é crônica e atua sobre diversos sistemas do corpo humano, acometendo principalmente as articulações, a pele e os rins, promovendo uma redução significativa na qualidade de vida do portador do lúpus, sendo atingido, principalmente, mulheres em idade reprodutiva. Apesar de não possuir cura, a doença pode ser controlada através do uso de medicamentos definidos pelo protocolo de diretrizes e condutas terapêuticas elaborado pelo Ministério da Saúde. O tratamento padrão do lúpus é composto por corticoides e imunossupressores, sendo indicado também imunomoduladores e antimaláricos. A utilização dos medicamentos definidos pelo protocolo de diretrizes clínicas e terapêuticas do lúpus é composta por imunossupressores, imunomoduladores e corticoides, que devido a sua cronicidade de uso, aumentam a possibilidade de morbimortalidade, ocasionada pelo desenvolvimento de infecções, hipertensão arterial (HAS), diabetes, eventos cardiovasculares e fragilidade óssea. O Belimumabe (BLM) surge como uma alternativa terapêutica no controle da atividade do lúpus. O BLM é um anticorpo monoclonal utilizado para controlar a atividade do Lúpus em pacientes resistentes aos fármacos presentes nos protocolos clínicos. Desta forma, tem como objetivo apresentar a efetividade do belimumabe como monoterapia ou terapia coadjuvante no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico, garantindo qualidade de vida a paciente. A metodologia da pesquisa foi realizada a partir de levantamento teórico para embasamento da revisão de literatura, seguido de levantamento de dados de prontuário, de assistência de enfermagem e de entrevista para elaboração do relato de caso. Paciente feminina, 46 anos, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES) desde 2016 e de HAS como consequência do desenvolvimento de uma glomerulonefrite. Inicialmente com farmacoterapia baseada em hidroxicloroquina 400mg/dia, prednisona 60mg/dia e enalapril 20mg/dia, e com pontuação inicial do Índice de atividade da doença do lúpus eritematoso sistêmico (SLEDAI) 24. Participou de um protocolo de pesquisa, e encontra-se atualmente no pós-estudo, sendo avaliada a sua qualidade de vida e de saúde no contexto de mundo real, bem como avaliação do desfecho primário, que é redução do critério SLEDAI e desfecho secundário a redução ou suspensão de prednisona. A paciente apresentou remissão completa da doença, sem critérios que indiquem a atividade da doença, alcançando o primeiro objetivo que era a ausência total de pontuação SLEDAI. Conseguiu também a suspensão completa da prednisona, mantendo-se estável, sem nenhum tipo de exacerbação, atingindo o segundo objetivo, a redução de corticoides. Além disso, refere melhora significativa na qualidade de vida, sem exacerbações e necessidades de internações recorrentes, e da saúde, com controle dos níveis laboratoriais e da glomerulonefrite, demostrando desta forma, a efetividade do belimumabe como coadjuvante no tratamento de pacientes portadores de LES, refratários a terapia padronizada pelo protocolo de diretrizes clínicas e terapêuticas do lúpus.