Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Orientador "Dutra, Nivaldo Osvaldo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemManiaçu: histórias, memórias e culturas no alto sertão baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Silva, Zezito Rodrigues da; Araujo,, Ginaldo Cardoso de; Feitosa,, Débora AlvesEsta pesquisa trata da seguinte questão: como desenvolver metodologias e projetos escolares interdisciplinares que levem os alunos do CECPAG a conhecer, valorizar e preservar os bens culturais/ patrimoniais de Maniaçu, junto as suas memórias, histórias e tradições? Diante dessa prerrogativa, coteja-se que o Distrito de Maniaçu fica localizado no município de Caetité - Bahia, mantém sua relevância por toda sua trajetória histórica, política e econômica, construída ao longo da formação de sua região. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar a história e a composição patrimonial do Distrito de Maniaçu (pertencente a Caetité - BA), como meio de desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições desse local; bem como os objetivos específicos, por sua vez, são: compreender a história do Distrito de Maniaçu e a formação dos seus patrimônios; refletir o modo como os moradores e demais pessoas que fazem parte de Maniaçu lidam com suas histórias e seus patrimônios, levando-os ao reconhecimento e ao pertencimento perante a si próprios; conhecer a trajetória educacional do distrito e sua relação com o desenvolvimento cultural e econômico do distrito. Ademais, esta pesquisa tem como justificativa as poucas produções sobre história e memória de Maniaçu, logo, há a necessidade da preservação, tanto da história quanto da memória, junto à promoção do reconhecimento, do sentimento de pertencimento e do valor afetivo tido pelo CECPAG - Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia - e pelo distrito. De mesmo modo, esta investigação tem a base teórica fundamentada em diversos autores para a leitura e análise de textos, como: Aguiar (2011), Freire (1987), Funari (2000), Le Goff (1994), Pollack (1992), Portelli (2014), Santos (2014), dentre outros. Para além disso, as metodologias empregadas foram: fontes escritas (livros Tombo, registros de casamentos, batizados, anotações festivas, livros de óbito, jornais presentes em dois locais, como o Arquivo Público e a Diocese, ambos situados em Caetité. Somado a isso, as fontes orais foram entrevistas com pessoas da comunidade e da sede do município; aplicação dos questionários no Google Forms com professores e alunos do Colégio CECPAG e o desenvolvimento de oficinas com alunos do Ensino médio também do CECPAG. Portanto, pressupõe-se a necessidade de uma formação continuada da equipe de gestão - professores, funcionários e alunados -, para que eles estejam mais engajados na preservação destes bens, fortalecendo os laços de pertencimento do lugar que está instalado o CECPAG. Dessa forma, o trabalho vigente vem como uma maneira de colaborar na promoção da consciência histórica dos indivíduos perante o Distrito de Maniaçu e seus bens patrimoniais. Por fim, o produto deste trabalho é o E-book com o título Preservação patrimonial no Distrito de Maniaçu, partindo de ações educacionais no Cecpag, ação a qual contribuiu para uma socialização de informações entre fotografias e textos para despertar o interesse do leitor pela história do Distrito e seu desenvolvimento, partindo das ações da educação patrimonial, aplicadas no CECPAG. Este arquivo poderá ser executado como ferramenta para futuras pesquisas científicas sobre o distrito, como também pode ser empregado como material didático por docentes do ensino fundamental, médio e superior.
- ItemMemórias, identidades e saberes como aliados da aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Feitosa, Debora Alves; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como Aliados da Aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité - Bahia buscou compreender como o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia valoriza as identidades e histórias de vida dos estudantes; Identificando os valores simbólicos e culturais presentes nessas comunidades e como eles são incorporados à prática docente, bem como se o universo cultural do aluno contribui na escola e de que maneira essa contribuição se processa. A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa exploratória, o foco esteve no caráter subjetivo da análise do objeto estudado. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas online pelo Google Meet com alunos da escola, professores e membros das comunidades. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou ir além dos dados quantitativos, explorando a riqueza das experiências individuais e coletivas. Isso permitiu uma compreensão mais aprofundada do papel das memórias, identidades e saberes no contexto educacional do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, contribuindo assim para uma visão mais contextualizada da aprendizagem na instituição de ensino. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Alberti (1989; 1990; 2000), Bourdieu (1996), Hall (2011; 2014), Halbwachs (2006), Pollak (1992;1996), Portelli (1997; 2013), Saviani (1997; 2005;2006; 2008; 2011; 2013; 2015), Freire (2000; 2015), Arroyo (2010), Libâneo (1994), Meihy (2005; 2013), Caldart (2007), entre outros. O resultado da pesquisa, a produção de um Produto Educacional intitulado “Rememorando a Cultura Local” em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio a partir de um projeto pedagógico com 08 (oito) atividades práticas, que poderá servir como suporte pedagógico para educadores. A iniciativa busca motivar e desenvolver conhecimentos a partir da vivência dos alunos, considerando a diversidade existente no seu espaço de convivência. Este material além de registrar e preservar uma fração das memórias e aspectos identitários das comunidades locais, representa uma contribuição significativa para o processo de aprendizagem, pois destaca a valorização das raízes culturais locais e fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade.
- ItemO pertencimento das “loiceiras” na localidade de São Miguel e outras possibilidades de ensino com Histórias e culturas indígenas no Alto Sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-11) Santos, Carlos André Cotrim dos; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Nascimento, Washington SantosEsta pesquisa estuda o processo que decorre da tentativa de apagamento das memórias e pertencimentos indígenas em São Miguel, evidenciando o agenciamento do pertencimento familiar como “loiceiras”. A pesquisa foi realizada com aportes teóricos e metodológicos, fornecidos pela Etnografia, História e Arqueologia Histórica. A abordagem de pesquisa é de caráter qualitativo, gerando conhecimentos aplicáveis no Ensino Formal. As memórias orais em São Miguel informam origens indígenas na região. Contudo, essas memórias foram silenciadas em decorrência de seguidas violências. Mesmo tendo perdido parte das referências históricas quanto à etnia, existe um processo de retomadas em meio à trajetória de quatro famílias consultadas neste estudo. O pertencimento dessas famílias se dá por meio da articulação de lembranças com a lida na produção de loiças de barro, visto por essas pessoas enquanto fonte de renda, pertencimento familiar e cultural como “loiceiras"