Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Orientador "Araújo, Ginaldo Cardoso de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Matina, Bahia, a partir de sessões reflexivas: novos olhares, outras possibilidades(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-29) Rocha, Jacilei Bezerra de Souza; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Fernandes, Marinalna Nunes; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraDas lacunas e desafios existentes na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), provenientes de políticas públicas que não consideram a contento especificidades da modalidade, emergiu este estudo. A pesquisa trata-se de uma investigação que tem como objeto de estudo a formação docente na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de analisar a formação de professores(as) que atuam no Segundo Segmento dessa modalidade de ensino em uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Matina (BA), a partir das sessões reflexivas, e as implicações desta na prática docente. Metodologicamente, esta pesquisa se desenvolveu em duas fases: a primeira, consistiu na análise de documentos oficiais que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação de professores/as na EJA, a partir da década de 1990 e; a segunda, buscou reunir um conjunto de falas/impressões de professores(as) produzidas por meio de sessões reflexivas realizadas no Colégio Municipal Eraldo Tinoco em Matina. A análise de dados evidenciou que a formação dos professores(as) da EJA deve ser repensada à luz de uma perspectiva que considere o diálogo, a reflexão crítica e a colaboração, que reconheça tanto os saberes construídos na prática quanto a necessidade de fundamentação teórica para a qualificação do ensino. Os dados obtidos indicam que a precarização da formação docente, inicial e continuada, impacta diretamente a qualidade do ensino ofertado nessa modalidade, tornando evidente a urgência de ações formativas que dialoguem com as reais necessidades dos(as) professores (as) e dos(as) estudantes da EJA. A pesquisa demonstrou que os desafios enfrentados pelos(as) docentes vão além das questões formativas, englobando também aspectos estruturais, como a carência de recursos pedagógicos, a baixa valorização profissional e a fragmentação das políticas educacionais voltadas para a modalidade. Como desdobramento da pesquisa, disponibilizamos um Caderno Pedagógico, que se refere ao Produto Educacional, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação a fim de contribuir com a formação e a prática docente no Segundo Segmento da Educação de Jovens e Adultos.
- ItemIniciação científica como fonte de saber para estudantes da educação básica: a experiência do Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro no distrito de Ibitira - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Batista , Marcos Alves; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Fernandes, Marinalva Nunes; Silva, Catarina Malheiros daEste estudo parte da premissa de que a pesquisa é uma forma de ressignificação da educação escolar, especialmente na perspectiva da Iniciação Científica. Desse modo, teve como objetivo principal analisar as implicações do ensino de iniciação científica para a formação e o protagonismo juvenil de estudantes do Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro, localizado no Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio-BA. A metodologia utilizada ancora-se em uma abordagem qualitativa e aplicada de pesquisa para explorar a inserção da Iniciação Científica na formação de estudantes da Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, por meio da Feira de Ciências. Dessa forma, fez-se o uso de revisão bibliográfica e de procedimentos de intervenção no campo de investigação, qual seja o Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro (CEPLPC), além do registro escrito das impressões de estudantes sobre a participação na Feira de Ciências do referido Colégio. De modo geral, a dissertação discute a importância da Iniciação Científica na educação básica, evidenciando desafios e perspectivas contemporâneas, bem como contextualiza a pesquisa científica como historicamente restrita a elites, destacando a necessidade de democratização do conhecimento. Posteriormente, explora os desafios enfrentados na implementação da Iniciação Científica na escola pública, ressaltando avanços e iniciativas na Bahia e destaca uma revisão sistemática da literatura, na qual são analisados artigos publicados sobre educação científica nos últimos anos, em um periódico de referência na área. Os resultados deste estudo apontam que a pesquisa, especialmente na perspectiva da iniciação científica, desempenha um papel essencial na ressignificação da educação escolar. Ao promover uma aprendizagem contextualizada, significativa e protagonizada pelos estudantes, a Iniciação Científica se torna uma ferramenta pedagógica que ultrapassa os limites da transmissão de conhecimento, incentivando a construção ativa do saber. A valorização do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia se mostra fundamental para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre a realidade em que vivem e de intervir de maneira transformadora no mundo.