Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Fialho, Nadia Hage"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCusto aluno graduação em instituições de ensino superior públicas impactos na alocação dos recursos públicos destinados às universidades estaduais baianas: o caso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2017-12-28) Silva, Marta Rosa Farias de Almeida Miranda; Fialho, Nadia Hage; Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Vehine, Roberto Evan; Fialho, Sérgio Hage; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Barbosa, César; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta tese tem como objetivo geral analisar e demonstrar os impactos do custo aluno do Ensino de Graduação, em Instituições Públicas de Educação Superior, na alocação dos recursos públicos do tesouro do Estado destinados às Universidades Estaduais Baianas, mais especificamente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foram selecionados os seguintes objetivos específicos para oferecer suporte a investigação: i) Levantar e analisar a origem e evolução das alterações no comportamento dos recursos públicos alocados aos orçamentos do Governo do Estado da Bahia destinados à Educação no período de 204 e 2017; ii) Identificas as principais fontes de financiamento, bem como conhecer a trajetória, configuração e composição dos grupos de despesas orçadas pelas Universidades Públicas Estudais Baianas no período de 2014 e 2017; iii) Apurar o custo aluno do Ensino de Graduação presencial, considerando o orçamento global da Uneb; iv) Levantar, analisar e disponibilizar dados sobre o custo aluno do Ensino de Graduação presencial ofertado pelos Departamentos da Uneb no exercício de 2015; e v) Demonstrar que os sistemas e as informações sobre custos das atividades desenvolvidas pelas UEBA podem contribuir para a alocação, controle e avaliação dos recursos orçamentários e financeiros, permitindo-se, com isso, maior eficiência na tomada de decisão do governo e das universidades. Como contribuição ao debate acerca do tema apresentamos possíveis construções do Custo do Aluno do Ensino de Graduação presencial da Uneb, com base nos dados do ano de 2015, considerando quatro possibilidades de cálculos nas quais a variável basilar é o número de alunos matriculados em cursos presenciais de oferta contínua por Departamento, correlacionado a: 1) o orçamento global dos 29 Departamentos distribuído nas quatro ações orçamentárias; 2) os recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, em cada Departamento; 3) os desembolsos orçamentários destinados a Pessoal e Encargos com docentes e técnicos ativos por Departamento, recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Curso de Graduação, em cada Departamento; e 4) as despesas com Pessoal e Encargos com docentes e técnicos administrativos ativos por Departamento, recursos alocados à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, adicionados dos desembolsos com terceirização de serviços, com concessionárias do serviço público (água, energia e telefonia), combustível e monitoria de ensino de graduação. As proposições apresentadas e os resultados apurados fornecem ricos elementos para aprofundar o debate sobre o modelo de financiamento à Educação Superior pública utilizado pelo governo baiano, além de subsidiar revisão e redefinição no que tange à ampliação do percentual da Receita de Impostos Líquida (RIL) destinado ás Universidades Estaduais Baianas, nesse caso específico à Uneb, disponibilizando, ainda relevantes informações para o processo de planejamento, orçamento e tomada de decisão do governo e da Uneb, bem como reavaliação e possível redimensionamento interno dos recursos destinados aos 29 Departamentos da instituição.
- ItemDesafios contemporâneos da administração universitária: um estudo das dimensões política, organizacional, cultural e econômica na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)(2022-12-15) Mota Júnior, Antônio de Macêdo; Fialho, Nadia Hage; Conceição, Sérgio Henrique da; Oliveira, Carlos Eduardo Cardoso de; Verhine, Robert Evan; Pimenta, Lídia BoaventuraEsta pesquisa apresenta o tema da administração universitária no âmbito das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), tendo como objeto e recorte a organização político-institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), considerando os desafios da Contemporaneidade. Como objetivo principal, a pesquisa se propôs investigar a organização político-institucional dessa Universidade pública do interior da Bahia, como expressão de sua administração universitária, em função dos desafios da Contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi necessário explorar o campo teórico da Administração Universitária no Brasil, interpretar os desafios da atividade universitária na Contemporaneidade e analisar os desafios identificados a respeito do seu impacto na organização político-institucional da UEFS. Para tanto, esta investigação empírica é caracterizada como uma pesquisa social aplicada, de abordagem qualitativa e natureza exploratório-descritiva, tendo o estudo de caso, como estratégia, e como procedimentos: levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com análise temática de conteúdo. Como resultados, a pesquisa apresenta arranjos dimensionais de análise a priori, que se relacionam aos desafios da atividade universitária na Contemporaneidade, considerando o impacto na organização político-institucional, como expressão da administração universitária na UEFS. Dessa maneira, esta investigação assume a perspectiva dimensional acadêmica como finalística e estruturante, representada pela oferta de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). Além disso, os resultados comprovam que os arranjos dimensionais propostos interferem e influenciam na organização político-institucional da UEFS, em função dos seguintes desafios da Contemporaneidade: democratização do acesso e permanência (perspectiva dimensional política); decisão colegiada (perspectiva dimensional organizacional); relevância social (perspectiva dimensional cultural); e sustentabilidade financeira (perspectiva dimensional econômica).
- ItemDo ensino médio ao superior: a trajetória dos egressos da rede pública estadual dos Campi Universitários de Serrinha e Conceição do Coité da UNEB(2015) Vivas, Maria Izabel de Quadros; Fialho, Nadia HageSer universitário constitui uma etapa diferenciada da vida estudantil e da trajetória de formação, pois impõe novas experiências educativas de ordem institucional e intelectual bastante distintas das vivenciadas nas escolas. No caso dos estudantes das classes populares, egressos do ensino médio da rede pública, essa etapa, além de nova, torna-se um desafio no que diz respeito ao acesso, permanência e sucesso na universidade. O presente estudo teve por objetivo estabelecer relação entre o Ensino Médio versus Educação Superior, com foco no ensino médio público estadual e a Universidade do Estado da Bahia nos municípios de Serrinha e Conceição do Coité. Tal relação se estabeleceu por meio da análise de dados e indicadores educacionais oficiais sobre o ensino médio, IDHM, educação superior e trajetória dos estudantes egressos da rede pública estadual nos cursos da Uneb nos Campi Universitários de Serrinha e Conceição do Coité. Para tanto, fez-se necessário conhecer o atual contexto do ensino médio público estadual na Bahia, no que diz respeito à oferta, modalidades e abrangência; mapear os principais indicadores de desenvolvimento humano e da educação da região sisaleira, em especial nos municípios sedes dos campi da Uneb; levantar número e perfil dos estudantes egressos do ensino médio público estadual nos cursos investigados; verificar a trajetória e desempenho deles, considerando a evasão, aprovação/reprovação nas disciplinas e tempo de integralização curricular. A abordagem metodológica foi a Bricolagem, na perspectiva de Kincheloe, fazendo uso de diferentes estratégias para o levantamento dos dados e análises da pesquisa, estas feitas à luz de documentos oficiais do MEC, IBGE, SEC e UNEB, relacionando-os aos referenciais bibliográficos que fundamentaram nossas análises como os estudos de Acácia Kuenzer, Miguel Arroyo e Marilena Chaui sobre educação básica, em especial o ensino médio, as pesquisas de Boaventura Souza Santos, de Nadia Hage Fialho, Luiz Antonio Cunha, Nadir Zago e de Naomar Almeida Filho sobre educação superior e, sobretudo os realizados por Alain Coulon sobre a condição de estudante universitário. Os achados da pesquisa revelaram que a trajetória destes estudantes é marcada por diferentes etapas que os conduzem ao fracasso e abandono ou à permanência e sucesso. Conhecer essa trajetória e analisá-la qualitativamente revelou-se fundamental para refletir sobre o papel da Uneb em relação aos estudantes egressos da educação pública estadual, para propor ações relacionadas ao acesso, permanência e sucesso desses estudantes nos cursos por eles escolhidos, assim como, para subsidiar políticas de articulação entre a Uneb e a educação pública nos locais em que seus campi se encontram instalados.
- ItemEducação básica no Estado da Bahia: financiamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito do conselho estadual FUNDEB(2013-11-08) Conceição, Sérgio Henrique da; Fialho, Nadia Hage; Verhine, Robert Evan; Nunes, Eduardo José Fernandes; Cunha, Maria Couto; Mutim, Avelar Luiz BastosA partir do entendimento da problemática da gestão ou administração educacional como fenômeno multidimensional, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o grau de aderência dos pressupostos normativos (Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e teóricos (relacionados às categorias financiamento, oferta, gestão educacional e controle social – Fogecs) da organização da educação básica brasileira com as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas pelas Instâncias de Controle Social (ICS) do fundo contábil responsável pelo suporte financeiro da educação básica (Fundeb). Explorando as práticas materializadas em atas, relatórios e demais expedientes e reconhecendo o papel relevante que é creditado às ICS tanto no âmbito normativo quanto na produção de caráter científico, e tomando como recorte a organização da Educação Básica da rede estadual pública do estado da Bahia no período de 2001-2010, o trabalho busca compreender como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas no âmbito do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb na Bahia (Cacs-Bahia). Para o alcance dos objetivos e resposta à problemática proposta, utiliza-se uma abordagem exploratória e descritiva pautada nas técnicas de análise de conteúdo e a aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas como estratégias para identificação e correlação das práticas efetivadas pelo Cacs-Bahia com os grupos categóricos propostos no estudo (Fogecs). Buscaram-se inferências quanto à atuação e contribuição do Cacs-Bahia para a superação dos desafios da educação básica e na construção do sentido democrático na gestão educacional desse estado. Os resultados obtidos através do survey dos expedientes processados pelo Cacs-Bahia, a aplicação de questionários junto a seus integrantes e entrevistas com os conselheiros titulares demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social nesse colegiado guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social, possibilitando inferir que a ausências de um plano metodológico de trabalho, suporte técnico, autonomia operacional e capacitação de seus conselheiros caracterizam-se como obstáculo ao pleno exercício da gestão democrática e do papel institucional dos colegiados Cacs-Fundeb.
- ItemFinanciamento público das universidades estaduais baianas: restrições orçamentárias, expansão universitária e desenvolvimento local.(2013-09-28) Barbosa, César; Fialho, Nadia Hage; Boaventura, Edivaldo Machado; Sampaio, Elias de Oliveira; Cunha, Sílvio Humberto dos Passos; Santos, Carla Liane Nascimento dosEstamos vivendo um novo padrão de acumulação capitalista no qual o capital fixo e os recursos naturais perderam suas posições estratégicas, dando lugar a uma organização da produção intensiva em conhecimento. A natureza dessa transformação econômica impõe aos lugares não somente a necessidade de infraestrutura, mas, sobretudo, a capacidade de criar e difundir conhecimento. Neste contexto as universidades ocupam papel de destaque. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi a comprovação da hipótese de que a presença de um campus de uma universidade estadual em um determinado município afeta o potencial de desenvolvimento do mesmo, transformando-o em espaço diferenciado. Para alcançarmos este objetivo, propusemos um esquema analítico que buscou alinhavar o processo de expansão das matrículas no ensino superior recente no estado, sob o domínio privado; o regime de financiamento e as restrições orçamentárias que impuseram às universidades estaduais limites na sua atuação nesse processo e; a elaboração e avaliação de indicador de potencial de desenvolvimento local. As principais conclusões foram: 1) recente expansão do ensino superior no Estado da Bahia, sob o domínio privado, só foi possível a partir de um arranjo normativo que favoreceu a proliferação de instituições cujo sentido é apenas o ensino. Entretanto, essa estratégia já demonstra sinais de esgotamento, ou mesmo de limites para responder aos requisitos da demanda por ensino superior de qualidade, de modo que o sistema ainda opera com elevada proporção de vagas ociosas; 2) a alocação de recursos dos estados nas universidades estaduais não decorre de uma ação deliberada de planejamento estatal, mas sim de parâmetros macroeconômicos. Esse regime de financiamento impõe restrições orçamentárias que replicam em dois outros problemas enfrentados por essas universidades, a expansão e a precarização do trabalho docente; 3) há evidências estatísticas de que a presença de uma instituição de ensino superior estadual exerce impacto sobre o potencial de desenvolvimento local, na medida que observamos uma forte associação entre a presença dessas instituições e elevado potencial de desenvolvimento.
- ItemGestão multidimensional e o desempenho de metas da educação municipal, na Bahia, no intermédio do Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014 - 2024(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-24) Peixinho, Poliana Sampaio de Almeida; Fialho, Nadia Hage; Barbosa, César; Farenzena, Nalú; Verhine, Robert Evan; Conceição, Sérgio Henrique daPelas categorias teóricas oferta, financiamento e federalismo que têm perpassado muitos estudos sobre a Educação Básica do país, no período pós-1988, estabelecemos a Gestão Multidimensional como fator de relevância para os resultados dessa oferta em nível municipal. Apesar de ter havido maior descentralização fiscal e administrativa com fortalecimento e ampliação de responsabilidades aos municípios, são constatadas muitas assimetrias no atual modelo federativo brasileiro. Algumas evidências se dão pela alta concentração de recursos e decisões, necessidade da ampliação de ações de coordenação, compartilhamento e suplementação, pela União (BRASIL, 1988, art. 211), além de clareza de papéis, no regime de colaboração, o que tende a gerar tensões intergovernamentais. A combinação desses fatores, associada ao fato de que a maioria dos municípios do país tem perfil menos urbano, com grandes restrições fiscais (BREMAEKER, 2011) e administrativas, tende a limitar seus ganhos sociais. Nesse ínterim, questiona-se até onde o ente municipal conquistou verdadeira autonomia pós-1988 (CARA, 2021; CAVALCANTI, 2016; VERHINE; DANTAS, 2018). Em tese, quanto mais estruturada é a localidade, maiores as condições de oferta dos serviços educacionais. Alguns estudos (MONTEIRO, 2015) apontaram que a a mpliação nos aportes financeiros não se refletiu na qualidade da aprendizagem em nível municipal, do mesmo modo que municípios mais frágeis socioeconomicamente alcançaram resultados superiores (CODES et al., 2018; PEIXINHO, 2017). Parte desses estudos sustentam os dois pressupostos desta pesquisa: a de que a Gestão Multidimensional, definida pelas condições de oferta, financiamento e aprendizagem, pode ser um fator de relevância nos resultados das metas da Educação Básica, do mesmo modo que o porte municipal, não necessariamente, definiu o aporte financeiro.Com uma abordagem qualitativa descritiva, seleção, sistematização e cruzamento de variáveis da gestão educacional, buscamos responder à questão: quais as possíveis relações entre o modelo de Gestão Multidimensional e o alcance das metas (taxas de atendimento na educação integral, Ideb (anos iniciais – AI e anos finais – AF), taxa de adequação professor, professores com pós, equiparação salarial docente e investimentos financeiros – valor-aluno, pelos municípios baianos, no ano de 2019. A partir da identificação de tais relações ou o objetivo dessa pesquisa, constatamos, entre alguns dos achados, que independente da estrutura financeira, houve municípios que investiram valores próximos, além ou abaixo do Custo Aluno Qualidade (CAQ). Ao mesmo tempo, isso também não definiu maior ou menor alcance de metas. Há indícios de que, para além dos volumes financeiros e do porte municipal, outras questões do campo da gestão educacional municipal: prioridade sobre as ações, conhecimento técnico, eficiência no uso dos recursos, dentre outras, podem ser as possíveis hipóteses. Pontuamos que a não realização do Censo IBGE, no ano de 2020, restringiu o levantamento de metas importantes em nível municipal: taxa de atendimento da educação infantil e fundamental. Outro limite é que os métodos utilizados ao trazerem indicações, poderão ser complementados por novos estudos qualitativos e inferenciais.
- ItemIsaias Alves de Almeida e a educação autoritária na Bahia (1938- 1942)(2015-08-18) Mello, Maria Alba Guedes Machado; Fialho, Nadia Hage; Arroyo, Miguel Gonzalez; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santana, Elizabete Conceição; Santos, Maria Elisabete Pereira dos; Viana, Rosa MariaO estudo da Educação Autoritária tem como objeto o período do Estado Novo na Bahia, particularmente durante a atuação de Isaías Alves de Almeida na Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Pública (1938-1942). Este estudo está contextualizado historicamente na vigência dos regimes totalitários (nazismo e stalinismo) no âmbito internacional, cuja interpretação apóia-se nas análises de Hannah Arendt (1989) e de Claude Lefort (2011); no que diz respeito ao Brasil, está colocado como manifestação da própria formação da sociedade brasileira, conforme nos traz Marilena Chauí (2001), e como herança da ideologia autoritária elaborada, desde o nascimento da República, cujos representantes mais notáveis são Oliveira Viana e Francisco Campos, minuciosamente estudados por Jarbas Medeiros (1978). Para um melhor entendimento dos princípios da Educação Autoritária, este estudo apresenta ainda um relato sobre a história da educação no Brasil em que procura demonstrar sua tradição elitista e como o Estado Novo, mesmo com medidas modernizadoras, aprofunda esse elitismo e transforma a educação em um mecanismo de difusão da sua doutrina. A análise da atuação de Isaías Alves de Almeida privilegiou a sua produção teórica, da qual distinguiu seu ideário aderente à doutrina autoritária, e a legislação educacional considerada a melhor expressão da política implantada na época. Conclui, este estudo, que, infelizmente, o autoritarismo persiste na nossa educação nacional, particularmente no princípio da meritocracia, ainda defendido por muitos educadores, e claramente presente na organização educacional, assim como no anseio pela uniformidade e padronização ainda perseguido pelas avaliações externas dos sistemas de ensino, em nome do princípio democrático da igualdade de oportunidades. Além disso, a atual política educacional, apesar da sua flexibilidade e tentativa de respeito à autonomia dos sistemas de ensino, prima pela centralização de medidas dos programas governamentais federais, na maioria das vezes justificadas pelo regime de colaboração entre as instâncias federativas instituído constitucionalmente.
- ItemParticipação docente na universidade multicampi: as micropolíticas na construção de um processo de avaliação institucional(2020-05-11) Muniz, José Lúcio Santos; Fialho, Nadia Hage; Luna, Christiane Freitas Luna; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Nunes, Eduardo José Fernandes; Novaes, Ivan LuizO estudo da universidade como organização e a compreensão das dinâmicas de construção de um processo de avaliação institucional, especificamente pela participação dos professores, no período compreendido entre 2001 e 2002, constituiu-se o objeto de investigação desta Tese. Pesquisar sobre as dinâmicas de participação na construção de práticas que se estabelecem no interior da universidade é reconhecer a influência do universo normativo e das orientações legais enquanto processos do aparato burocrático, é perceber o contexto político de constituição de interesses como uma condição importante da realidade organizacional, é analisar as ações estratégicas dos atores, na intenção de tornar possível a compreensão da organização como uma realidade social marcada pela pluralidade de valores e interesses. Do ponto de vista metodológico, a investigação estruturou-se num Estudo de Caso Organizacional, procurando evidenciar a partir da recolha de testemunhos dos atores da comissão de avaliação institucional da UESB, fatores micropolíticos implícitos no cotidiano de construção do projeto de autoavaliação. Utiliza-se igualmente a análise de fontes documentais como meio complementar de pesquisa. Da conclusão, evidencia-se que a participação exercida pelos representantes docentes na construção do processo de autoavaliação da UESB esteve organizada em torno de princípios democráticos e determinada por um quadro de valores com significados políticos. Para além dos obstáculos promovidos pela condicionalidade do modelo estrutural multicampi, a participação docente foi determinada pela conquista de benefícios profissionais e pelo conflito de interesses entre as coalizões da UESB que disputavam a conquista do poder.
- ItemA prática na formação inicial de professores: sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso durante a realização da Licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha - UNEB(2016-09-20) Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Fialho, Nadia Hage; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Dias, Ana Maria Iorio; Magalhães, Justino Pereira de; Amorim, Ivonete Barreto de; Bomfim, Natanael ReisO texto aborda a formação de professores na contemporaneidade, a qual assume importância cada vez maior em um contexto de transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, de diversidade (inclusão) e elevação da qualidade na Educação Básica. Investiga as práticas realizadas, ao longo da formação inicial de professores, a partir da licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, considerando o contexto das reformas ocorridas em 2004, que trouxeram mudanças na estrutura e organização curriculares, como, por exemplo, ampliação do tempo/espaço das práticas de ensino e dos estágios supervisionados. Assim, o estudo questiona os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador às práticas vivenciadas ao longo dessa formação inicial, os sentidos atribuídos às práticas de ensino e ao estágio supervisionado, assim como analisa a perspectiva formativa da licenciatura em Geografia. Portanto, tem como objetivo identificar e compreender os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso à formação prática vivenciada desde o início do curso de Geografia do Campus XI - Serrinha e sua relação com a aprendizagem da profissão. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e realiza Estudo de Caso (Yin, 2001), no intuito de compreender o fenômeno em estudo no seu contexto real. Utiliza como técnica de pesquisa a análise documental do projeto de reconhecimento do curso de Geografia do Campus XI e a entrevista semiestruturada com os estudantes e coordenador de curso. Os dados foram analisados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo a partir das contribuições de Bardin (1977); Amado (2013), Bogdan e Biklen (1994). Concluímos que, apesar da formação do professor, como intelectual crítico, reflexivo e pesquisador da própria prática e atuante em prol da emancipação social, ainda não se realizar de forma predominante na licenciatura em Geografia de Serrinha, há o reconhecimento de que as experiências práticas realizadas na escola, ao longo da formação, são valiosas fontes de construção de sentidos sobre a aprendizagem da profissão docente e potenciais espaços híbridos na formação profissional. As práticas de ensino e os estágios, portanto, devem ser ampliados e realizados desde o início da licenciatura em imersão e parceria com as escolas, que devem ser consideradas referências de aprendizagem profissional e corresponsáveis na formação dos professores.
- ItemTomada de decisão no exercício da liderança acadêmica: a produção de sentido dos Coordenadores de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB(2014-05-15) Carneiro, Breno Pádua Brandão; Fialho, Nadia Hage; Boaventura, Edivaldo Machado; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Webb, Carol; Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como objetivo geral analisar como os coordenadores de colegiado de curso de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) utilizam informações no exercício da liderança para tomar decisões. Os seguintes objetivos específicos foram selecionados para oferecer suporte à investigação: i) Explorar os sentidos atribuídos pelos coordenadores de co-legiado de curso de graduação à função que exercem; ii) Identificar as principais atividades inerentes à função de coordenador, a partir da visão dos sujeitos; iii) Identificar principais fontes de informação (ajuda/uso) a que os coordenadores de colegiado de curso de graduação recorrem para exercer sua função. A pesquisa foi motivada pelo desejo de melhor compreen-der o processo de tomada de decisão para a implementação de políticas educacionais. Nesse sentido, a investigação teve como pano de fundo a implementação do Observatório Regional do Estudante Universitário (OREU), por meio do Projeto de pesquisa “Tornar-se Universitário: do lugar, do sentido e do percurso do ensino médio e da educação superior” integrante do Pro-grama Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes). Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a metodologia de Sense-Making, com aplicação de entrevistas em um grupo de sete coordenadores. Como resultado, observou-se que os coordenadores entrevistados buscam ajuda principalmente em suas próprias características pessoais e experiência/conhecimento, bem como no suporte de outros atores (professores, alunos e técnicos da Universidade) com pontos de vista, conhecimento e/ou experiência que podem complementar os seus. Foi possível, ain-da, identificar as principais atividades que caracterizam a atuação do coordenador, assim co-mo outros aspectos envolvidos no exercício da função (aspiração, estruturas de poder, obstá-culos, etc.). Como resultado específico, identificaram-se quatro diretrizes que podem auxiliar na assimilação do OREU à prática da gestão acadêmica dos cursos de graduação da Uneb: i) desenvolvimento de processos formativos focados no aprofundamento sobre políticas públi-cas setoriais de ensino superior; ii) desenvolvimento de processos formativos focados na utili-zação de dados como referência para a tomada de decisão voltadas à implementação de políti-cas; iii) adequação do sistema que dá suporte ao OREU às necessidades práticas dos gestores; iv) bem como fomento à colaboração entre coordenadores na perspectiva da cooperação mú-tua.