Graduação
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Navegando Graduação por Orientador "Cavalcanti, Paula Arcoverde"
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- ItemA residência pedagógica em geografia no contexto pandêmico: vivências e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santos , Nivanilde de Almeida; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Pires , Claudia Moreira de Sousa; Pinheiro , Josemare Pereira dos SantosEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as vivências e desafios enfrentados pelos licenciandos residentes do programa de residência pedagógica em Geografia durante as atividades remotas, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, Santo Antônio de Jesus, no período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19 (SARS-Cov2). A amostra é composta de 05 alunos residentes bolsistas e uso de questionários com questões abertas. A base teórica é conduzida sob a luz do pensamento de Santos e Zaborosk (2020), Arruda e Siqueira (2021), Tardif (2008), Nóvoa (2009), dente outros. A pesquisa bibliográfica é não sistemática e selecionada com base nas questões levantadas durante a discussão apresentada. Descreve-se as ações desenvolvidas do subprojeto em tela, proporcionando a compreensão do processo vivenciado pelos residentes em decorrência da pandemia que afligiu o mundo. Os resultados apontam que os licenciandos tiveram que se adaptar repentinamente, diante das adversidades, para que pudessem exercer suas atividades a partir da migração do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como suporte o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação e plataformas digitais como ferramentas indispensáveis, o que gerou grandes desafios que foram sendo superados ao longo das atividades.
- ItemO PIBID em geografia “#vamosprárua" no Colégio Estadual Florentino Firmino De Almeida - Santo Antônio de Jesus/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2020-08) Santos, Antonio Leandro Alves dos; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Costa, Gisele das ChagasO Ensejo desta pesquisa surge a partir das diversas inquietudes afloradas mediante minha trajetória na docência por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Florentino Firmino de Almeida, no Bairro Cajueiro na cidade de Santo Antônio de Jesus/ BA e tem como objetivo compreender o percurso e o desenvolvimento das atividades do subprojeto intitulado “#vamosprárua-Bairro-Escola Cajueiro: caminhos da iniciação à docência em Geografia” no período de agosto de 2016 a janeiro de 2018. Utilizou-se de uma construção metodológica e técnicas de pesquisa de cunho qualitativo fundamentado através de análise de documentos, levantamento bibliográfico pertinentes às questões que evidenciem argumentos conceituais sobre políticas públicas e de formação docente e ‘identidade e o pertencimento’, questionários com questões abertas e fechas e conversas informais. Através dessas informações a pesquisa demonstra que o PIBID, por meio das ações do subprojeto, teve suas atividades de 2016 a 2018 centradas nas questões de ‘identidade e pertencimento’ e, foram desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência (IDs) sob a orientação das professoras supervisoras vindo a alcançar significativos resultados na vida educacional e social dos alunos do Colégio, quanto também, na formação inicial para a docência dos graduandos na licenciatura em Geografia. Os percalços e as superações encontrados no desenvolvimento do subprojeto tornaram-se elementos cruciais para a caracterização desta pesquisa, uma vez que essas contribuições descritivas aguçaram novas discussões teóricas no que tange a políticas públicas na área educacional e de formação inicial docente que buscam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas instituições públicas de ensino da Educação Básica.
- ItemO programa escola sem partido e o ensino da Geografia: uma análise das suas potenciais implicações(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-27) Santos, Abigail Oliveira dos; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto de Lei “Programa Escola sem Partido”- PL 7180/2014 - demonstrado as possíveis implicações no ensino da Geografia crítica escolar nas instituições públicas de ensino. A Geografia, enquanto disciplina, desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e interpretar as questões socioeconômicas, culturais e ambientais que cercam sua realidade ao promover um entendimento amplo do mundo. A educação geográfica contribui para a cidadania ativa e consciente respeitando a diversidade cultural, étnica e social. Entende-se que o Programa Escola sem Partido, ao limitar a liberdade de ensinar, pode restringir a capacidade dos educadores em fomentar discussões necessárias sobre temas diversos e relevantes, tais como desigualdade social, questões ambientais e resistência cultural. Assim, o Programa pode resultar em um ensino de Geografia mais superficial, que não promove a reflexão crítica e a formação integral dos alunos. Como os procedimentos metodológicos da temos a Análise de Política (Policy Analysis) que aborda o Projeto de lei “Programa Escola sem Partido” como uma política pública e são usadas referências de cunho teórico-conceitual que tratam da temática em discussão e da análise documental do Projeto de Lei em tela, configurando-se como uma pesquisa de tipo descritivaexplicativa. A conclusão aponta para a necessidade de políticas educacionais que visem à formação de cidadãos informados e participativos, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática e, portanto, o Projeto em tela, caso aprovado, invalidaria a pluralidade de perspectivas no processo de ensino aprendizagem.