Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Orientador "Paz, Maria Glória da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemHistória de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de SouzaO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.