Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
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Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Orientador "Amorim, Ivonete Barreto de"
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- ItemCoordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no território do sisal: diálogos, formação e implementação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-11) Oliveira, Geovana Marcia Carneiro; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; França, Elisete Santana da CruzA presente pesquisa, intitulada “Coordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal: diálogos, formação e implementação”, foi desenvolvida no campo profissional da pesquisadora que atua na função de coordenadora pedagógica no colégio em referência. Sendo a construção ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico – PPP uma de suas atribuições constantes no Estatuto do Magistério da rede estadual de ensino da Bahia, teve a seguinte questão de pesquisa: Como a coordenação pedagógica do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal pode mediar orientações políticas e pedagógicas para educação contextualizada e identitária no PPP, com vistas a torná-lo instrumento orientador das práticas educativas? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi compreender a importância da mediação da coordenação pedagógica na reconstrução do PPP, na perspectiva contextualizada e identitária, do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal, com vistas a implementar um processo dialógico e formativo. Os objetivos específicos foram: refletir sobre a contribuição do PPP no contexto da escola pública estadual do campo; identificar, nas bases legais, orientações organizacionais e pedagógicas acerca do PPP; analisar os sentidos revelados pelos professores, gestores, estudantes e comunidade sobre a educação contextualizada e identitária no contexto escolar; e implementar processos dialógicos, colaborativos e formativos, de reconstrução de conhecimentos sobre o PPP, resultante de reflexões e compreensões do coletivo da escola. As discussões desenvolvidas na pesquisa foram ancoradas em Vasconcellos (2000, 2006), Veiga (2000), Gandin (1986), Freire (1983, 2001, 2003), Minayo (2015), Thiollent (1986), Libâneo (1984), Hora (2012), Arroyo e Fernandes (1999), Caldart (2012), Baptista e Baptista (2003), entre outros autores que subsidiaram as discussões e as análises, além dos aportes legais da Constituição Federal (1988), LDB nº 9.394 (1996), Regimento Escolar Unificado-BA (2011), Resolução CEE-BA nº 26 (2016) e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013). O percurso metodológico foi embasado na pesquisa qualitativa, e o método adotado foi o da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os círculos de cultura (sete), desenvolvidos com os seis membros titulares do Colegiado Escolar, representantes dos segmentos de direção, professores, estudantes, pais, funcionários e comunidade local. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, parecer nº 5.727.322. Os resultados evidenciaram que a reconstrução do PPP do Colégio Estadual do Campo Rio Branco, produto da investigação, foi mediada pela coordenação pedagógica de maneira coletiva, reflexiva e democrática pela implementação de processos dialógicos, colaborativos e formativos no âmbito escolar, considerando sua identidade e o contexto da educação do campo. Para isso, o engajamento profissional da pesquisadora no lócus da pesquisa e o comprometimento dos membros do Colegiado Escolar foram de fundamental importância para a escuta e o estímulo à participação da comunidade escolar, o que garantiu que o PPP reconstruído fosse qualificado como democrático e identitário.
- ItemEducação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Calabria, Maria Lúcia de Fátima Melo Alves; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho G.; Pinheiro, Danielle Ventura de LimaEsta pesquisa intitulada “Educação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco” teve como cenário o Vale do Submédio São Francisco que está localizado na região sertaneja, no semiárido do Nordeste do Brasil, a oeste do estado de Pernambuco e norte do estado da Bahia, especificamente, o município de Petrolina-PE. A biodiversidade do semiárido, em especial com relação à da caatinga, um bioma genuinamente brasileiro, pela riqueza dos seus recursos naturais, mas também pela “cultura da seca”, entrelaçados com outros fatores geopolíticos, históricos e socioeconômicos são inspirações na mão do artista e do artesão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorrem os enfrentamentos do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação implementadas através do artesanato? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de enfretamento do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação através do artesanato. Os objetivos específicos foram: estabelecer uma relação dialógica entre educação/formação através do artesanato; compreender as possibilidades de educação/formação encontradas pelo grupo de artesãos tendo como base o artesanato; analisar os principais enfrentamentos dos artesãos, tendo como âncora o processo de formação/atuação no artesanato local; Implantar um processo de formação através de oficinas, tendo como base a história oral dos artesãos. A fundamentação teórica ancorou-se em Dussel (2016); Freire (2000; 2014), Gadotti (2012), Gohn (2009; 2014), Geertz (2008), Haguette (2010), Libâneo (2005); Quijano (2005), Santos (2009), Cascudo (1983), Bardin (2000), dentre outros autores que subsidiaram as discussões e análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo história oral temática, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas, história oral, questionário diagnóstico e observação/avaliação das oficinas efetivadas com 6 artesãos colaboradores da pesquisa aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 3.937.949. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto da educação/formação implementado através das oficinas dialógicas e possibilitaram que cada artesão do grupo, olhasse para si e para o outro reconhecendo que juntos são mais fortes e capazes de enfrentar as adversidades, como o isolamento social, ao desenvolver outras possibilidades de sobrevivência, a citar: efetivação de feiras virtuais, divulgação das peças através do Instagram, interações uns com ou outros através de plataformas virtuais, sem com isso, perder a perspectiva do estar junto mesmo respeitando as diretrizes de distanciamento. Foi relevante receber da comunidade do submédio São Francisco o reconhecimento de ações efetivadas na oficina “Mãos solidárias que fazem e doam máscaras”, assim como o comprometimento do grupo Feira na Vila pela continuidade dessas ações com periodicidade anual diante da intervenção educativa social efetivada.
- ItemFormação continuada em serviço: perspectiva interdisciplinar no âmbito de uma escola do campo no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-10) Pereira, Luciana Oliveira Simões; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa, intitulada “Formação Continuada em Serviço: Perspectiva Interdisciplinar no Âmbito de uma Escola do Campo no Território do Sisal”, teve como cenário o Território do Sisal, que está localizado no sertão baiano, no semiárido do Nordeste do Brasil, especificamente, no município de Lamarão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: De que forma acontecem o processo de formação em serviço e as práticas docentes, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como acontecem as práticas docentes e o processo de formação de professores em serviço, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares. Os objetivos específicos foram: conhecer o processo de formação continuada em serviço de professores da escola do campo e as necessidades para atuarem de acordo com a proposta pedagógica da escola; compreender as concepções de educação, interdisciplinaridade e formação continuada em serviço, bem como contextualizar a Escola do campo e as práticas docentes; e implementar com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, um processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. A fundamentação teórica ancorou se em Arroyo (2009), Caldart (2004), Damiani (2013), Gatti (2009; 2011; 2012), Gohn (2008; 2009), Freire (2009; 2013; 2014), Frigotto (2009), Minayo (2001) e Nóvoa (2001; 2002; 2012; 2017), entre outros autores quesubsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, engajada com a prática da pesquisadora, que implementou processos de formação continuada em serviço com sete professores de uma escola sobre essa articulação interdisciplinar, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e os Círculos de Cultura (seis). Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.563.847. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho docente, no âmbito brasileiro, apresenta desafios e necessidades específicas no ambiente campesino e faz com que esse lócus cultural se realize na intimidade da escola, na experiência dos professores/as e nas políticas de educação básica. A investigação teve como produto a implementação com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. Estas repercutem diretamente sobre a formação docente, como condições de trabalho e apoio às formas de ensinar, demonstradas pelas práticas e experiências pessoais, tendo como produtos a construção com diálogo que fomente discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço e que considere a capacidade de decisão do docente, sua autonomia como ser que sente, pensa e age. Todavia, para a realização de um ensino, pensar de forma interdisciplinar possibilita o alcance de uma postura mais crítica diante dos fatos da realidade, compreendendo-a melhor, indo além dos componentes curriculares quando interagimos em busca de objetivos comuns. Além disso, contribui para que o aluno amplie o seu campo de conhecimento, aprendendo a olhar um mesmo objeto sob diversos ângulos.
- ItemPráticas de avaliação da aprendizagem: perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Silva, Gisélia Lima da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Claudia Regina de Oliveira VazCompreendendo-se que a formação de jovens estudantes numa escola de educação profissional deve ir além de uma formação técnico-instrumental, isto é, deve visar o desenvolvimento do ser integral por intermédio de uma educação emancipatória, as práticas de avaliação da aprendizagem precisam se configurar num itinerário dialógico-formativo contextualizado e significativo para os envolvidos no processo. Nessa perspectiva, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio de uma escola pública no Território do Sisal podem ser realizadas na perspectiva dialógica e interventiva? Desse modo, como objetivo geral, buscou-se analisar os resultados das avaliações de aprendizagens e as possibilidades de intervenção no processo avaliativo de uma escola de Educação Profissional no Território do Sisal, através da ressignificação das práticas avaliativas dos professores dessa instituição. Quanto à fundamentação teórica, as análises ancoraram-se nos estudos de Esteban (2001; 2002), Hoffmann (1998; 2005; 2010), Luckesi (2005; 2006; 2011; 2013), Silva, Hoffmann e Esteban (2003), Romão (2011), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Frigotto e Ciavatta (2006), PiollI e Salla (2021), Saviani (2007), Ramos (2008), Freire (1987;1988; 2000; 2001; 2003) e Sacristán (2000), dentre outros teóricos que subsidiaram as discussões, assim como documentos norteadores acerca da Educação Profissional do estado da Bahia. Já a metodologia adotada para esta pesquisa (aprovada pelo Comitê de Ética, sob o CEP – Autorização nº 4.388.788) baseou-se numa abordagem qualitativa com pressupostos metodológicos dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ; FREITAS, 2015), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e o questionário diagnóstico, conforme proposições de Bardin (2011). As narrativas das colaboradoras da pesquisa revelaram que na escola há uma predominância de práticas avaliativas com fins classificatórios, fomentadas por concepções técnico-instrumentalistas de ensino, mas revelaram também perspectivas e disposição para a transformação dessas práticas a partir de um engajamento coletivo. Assim, foi implementada a formação continuada em serviço através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, processo que será renovado anualmente, de modo progressivo, com temáticas contextualizadas e oriundas da escuta sensível aos docentes.