Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Oliveira, Rosemary Lapa de"
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- ItemLetramento digital: o uso das mídias digitais no ensino de língua portuguesa na EJA(2019-04-05) Silva Junior, Valter Manoel da; Oliveira, Rosemary Lapa de; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Luciene SouzaEste estudo tem como tema central o uso das mídias digitais no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para desenvolver a discussão acerca dessa temática, buscamos responder à seguinte questão: qual o impacto do uso das mídias digitais (computadores, celulares, ambientes virtuais de aprendizagem) no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos num Centro Estadual de Educação Profissional do município de Ilhéus - Bahia? A partir dessa problemática, traçamos como objetivo geral: Analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, mobilizando saberes constituídos na formação inicial e o planejamento do ensino de língua materna na EJA. Os objetivos específicos foram: descrever o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa na EJA; formar professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos para o usos das tecnologias da informação e comunicação em suas práticas pedagógicas; bem como compreender as concepções dos professores de Português sobre o usos das tecnologias como meio de ensino; por fim, elaborar e aplicar oficinas de formação durante o mestrado, trazendo à tona discussões sobre EJA e Tecnologias Educacionais como forma de contribuir para o fazer pedagógico dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, o percurso metodológico empreendido nesse trabalho perpassou por uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa-ação. Os instrumentos para coleta de informações foram a aplicação de questionário, o diário de campo e a realização de oficinas de formação. O universo investigado teve como sujeitos dez professores de Língua Portuguesa que atuam no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e, uma Coordenadora do PROEJA. Para colaborar com a discussão, trouxemos autores que tratam a temática, como: Arroyo (2005) que faz uma discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva social e política. Com Coscarelli (2016) discutimos o Letramento Digital, seus aspectos sociais e possibilidades pedagógicas na EJA. Dantas (2012) nos fez refletir sobre a importância da formação continuada dos professores que atuam na EJA. Com Freire (1996), refletimos acerca da importância do aproveitamento do conhecimento prévio do educando no processo ensino-aprendizagem na EJA. Com Nóvoa (1995), discutimos o processo de formação continuada dos professores e sua importância para a construção de uma práxis dialógica. Através de Rojo (2009), discutimos os multiletramentos na escola e o uso da multimodalidade textual nas aulas de português na EJA. Com Soares (2008), refletimos sobre os conceitos de letramento, linguagem e escola. Os resultados desta pesquisa demarcam a necessidade da realização de formação continuada para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua materna nas classes de PROEJA do centro estudado bem como desconstruir a resistência de alguns professores para o uso de tais recursos midiáticos.
- ItemProjeto político pedagógico da educação de jovens e adultos: concepções e proposições(2017) Laurindo, Lívia dos Santos Ribeiro; Oliveira, Rosemary Lapa de; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Alves, Érica ValériaA presente pesquisa intitulada “Projeto Político Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e Proposições” teve como objetivo analisar as concepções dos professores acerca da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que o PPP é um importante documento que norteia as inter-relações dos sujeitos envolvidos no contexto escolar, bem como direciona toda a organização do trabalho pedagógico. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Di Pierro (2000), Freire (1979, 1987, 1996, 1992), Gadoti (1994, 1997, 2000), Haddad (1987, 1993, 2015), Paiva (2003), nas discussões acerca do contexto histórico, marco e desenvolvimento da EJA no Brasil; nas ponderações sobre o papel político e pedagógico do PPP e a sua construção coletiva dentro da escola, corroboramos com Vasconccellos (2000), Veiga (1998, 2012); nos estudos sobre o currículo, tivemos como referenciais Macêdo (2002, 2010, 2011), Moreira (2007, 2013), Sacristán (2008), Santos (1997), Silva (2003); nas discussões sobre formação do professor da EJA, dialogamos com Laffin (2013, 2015), Tardif (2002); em gestão do planejamento pedagógico da EJA, nos respaldamos nas ideias de Luck (1998), Paro (2001), Veiga (1998, 2003). Bardin (1997) e Gil (1995) contribuiram com a discussão metodológica, pesquisa qualitativa, dispositivos e técnicas de pesquisa. O estudo problematizou a seguinte questão: Quais são as concepções/percepções dos professores da EJA da rede municipal de ensino de Barreiras-BA acerca do PPP dessa modalidade de ensino? Para responder a tal questão, utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como base metodológica o estudo de caso. Para tanto, os dispositivos utilizados foram questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Fizemos, por fim, a triangulação das informações através da análise de conteúdo entre as entrevistas e a análise documental do PPP das escolas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores e coordenadores que atuam na EJA das escolas investigadas. A revisão teórica e a pesquisa exploratória realizada em lócus mostraram que é preciso levar em consideração as mudanças sociais, econômicas e culturais dos sujeitos envolvidos nessa modalidade de ensino, na perspectiva de uma educação que possibilite a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos dos jovens e adultos que por sua vez, necessitam ser inseridos no mercado de trabalho. Os resultados desta pesquisa possibilitaram a elaboração do projeto de intervenção tendo como público alvo os professores, coordenadores e gestores que atuam na EJA, sob a autorização da Secretaria Municipal de Educação, intitulado Dialogando acerca do Projeto Político Pedagógico da EJA cujo objetivo é discutir o PPP como elemento articulador da práxis pedagógica, considerando a construção de concepções e proposições que asseguram a existência da EJA em sua proposta.