Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Matta, Alfredo Eurico Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCanal de youtube como ferramenta pedagógica inovadora para educação de jovens e adultos do Centro De Educação Monteiro Lobato Em Feira De Santana-BA(2020-10-09) Gonçalves, Taiara Gonzaga; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Amorim, Antônio; Pimenta, Lídia Boaventura; Morgado, Lina Maria GasparA presente pesquisa se propõem investigar a construção de uma ferramenta tecnológica pedagógica, a TV EJA: De olho no mercado de trabalho, por meio do Canal Youtube. Tem como objetivo geral desenvolver uma solução de pesquisa aplicada capaz de ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato. Como objetivos específicos pretendemos Desenvolver entendimento sobre o contexto de Feira de Santana. Verificar os aportes capazes de fornecer engajamento aos jovens estudantes da EJA neste contexto. Construir a solução digital capaz de ajudar no engajamento desses jovens estudantes da EJA. Avaliar a pertinência da solução aplicada. O estudo se dará nos contextos da EJA do Centro de Educação Monteiro Lobato, envolvendo estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar). A preocupação centra em compreender a seguinte questão: Que solução tecnológica digital poderá ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato? A pesquisa-aplicação de abordagem qualitativa como o percurso metodológico é utilizada, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconhece os comentários e o Liked e Disliked no Canal, como os principais caminhos para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual o envolvimento considerado como elemento principal para as compreensões a serem feitas. As etapas da pesquisa atendem o princípio de grupo de pesquisa e desenho instrucional da perspectiva interventiva a partir da interação com o contexto em que se origina a demanda, assim como na construção e aplicação do Canal de Youyube há uma intervenção aplicada como produto final refinado nos vários ciclos de aplicação. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a Feira de Santana decorrem das contribuições de POPPINO (1968), OLIVEIRA (2000), SILVA (1997). Para o diálogo sobre a EJA são consideradas as abordagens de HADDAD (1991), BRASIL (1996) e ARROYO (2015). Para embasamento sobre Socioconstrutivismo: MATTA (2012), GODINHO (2020), VIGOTSKY (1991). Para tratar de ferramenta tecnológica, temos SOUSA (2019), BARTON (2015), MORAN (2013), PECHI (2011), PRETTO (2013) e THOMPSON (1998). Ao final do percurso, os alunos jovens matriculados no segundo segmento do ensino fundamental foram engajados e preparados para o mercado de trabalho dentro da própria escola através da TV EJA de olho no mercado de trabalho.
- ItemO museu virtual Salvador 1638: ferramenta pedagógica para a educação de jovens e adultos - EJA.(2022-03-23) Souza, Fábio Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santos, Jocenildes Zacarias; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Sharma, Ramesh ChanderEsta pesquisa construiu e analisou o museu virtual enquanto ferramenta pedagógica para o ensino sobre a História da Bahia, fomentando o debate sobre a história pública, urbana, cidadania e cultura da cidade dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo principal alcançado neste trabalho, foi estudar o museu virtual como solução pedagógica e colaborativa no auxílio ao ensino-aprendizagem da história da Bahia em uma perspectiva da história pública e urbana para os estudantes da EJA, ancorada na questão problema sobre a efetividade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na formação crítica e social do estudante da EJA e como essas temáticas colaboram no sua práxis cidadã dentro do seu espaço urbano. Ligado a isto, os objetivos específicos deste trabalho buscaram estudar as possibilidades pedagógicas da modelagem virtual e do sócioconstrutivismo para o ensino da História da Bahia e examinando este tipo de museu virtual socioconstrutivista contribui para o debate sobre história urbana, cidadania e cultura. Esta dissertação baseou-se epistemologicamente no sócioconstrutivismo de Vygotsky acerca do entendimento sobre o desenvolvimento do aprendizado dos indivíduos e em conjunto com o estudo de Matta, nos municiou em elaborar um ambiente virtual de aprendizagem que estimule a interação do sujeito com o conhecimento e o engajando na construção do conhecimento e na interlocução destes conteúdos com os tensionamentos sociais, históricos e urbanos do seu espaço urbano. A metodologia de pesquisa deste trabalho é a abordagem quali-quanti da Pesquisa Aplicada em Educação, que propôs a contextualização sobre o objeto de estudo e uma ação dialógica e colaborativa do pesquisador entre os participantes no experimento didático de aplicação do Museu Virtual Salvador 1638, que mostrou-se altamente efetivo nos grupos de aplicação, sendo uma espaço virtual de valoração da memória e do patrimônio histórico soteropolitano, assim como uma plataforma socioconstrutivista de ensino/aprendizagem para o ensino nas disciplinas de história, geografia e a possibilidade de uso na disciplina sociologia, estimulando os alunos no desenvolvimento da habilidades e saberes sobre a história da cidade, mas que permitem a interlocução com a contemporaneidade e a realidade vivida por esses estudantes em suas comunidades urbanas da capital baiana.
- ItemO museu virtual salvador 1638: ferramenta pedagógica para a educação de jovens e adultos - EJA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-23) Souza, Fábio Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santos, Jocenildes Zacarias; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Sharma, Ramesh ChanderEsta pesquisa construiu e analisou o museu virtual enquanto ferramenta pedagógica para o ensino sobre a História da Bahia, fomentando o debate sobre a história pública, urbana, cidadania e cultura da cidade dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo principal alcançado neste trabalho, foi estudar o museu virtual como solução pedagógica e colaborativa no auxílio ao ensino-aprendizagem da história da Bahia em uma perspectiva da história pública e urbana para os estudantes da EJA, ancorada na questão problema sobre a efetividade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na formação crítica e social do estudante da EJA e como essas temáticas colaboram no sua práxis cidadã dentro do seu espaço urbano. Ligado a isto, os objetivos específicos deste trabalho buscaram estudar as possibilidades pedagógicas da modelagem virtual e do sócioconstrutivismo para o ensino da História da Bahia e examinando este tipo de museu virtual socioconstrutivista contribui para o debate sobre história urbana, cidadania e cultura. Esta dissertação baseou-se epistemologicamente no sócioconstrutivismo de Vygotsky acerca do entendimento sobre o desenvolvimento do aprendizado dos indivíduos e em conjunto com o estudo de Matta, nos municiou em elaborar um ambiente virtual de aprendizagem que estimule a interação do sujeito com o conhecimento e o engajando na construção do conhecimento e na interlocução destes conteúdos com os tensionamentos sociais, históricos e urbanos do seu espaço urbano. A metodologia de pesquisa deste trabalho é a abordagem quali-quanti da Pesquisa Aplicada em Educação, que propôs a contextualização sobre o objeto de estudo e uma ação dialógica e colaborativa do pesquisador entre os participantes no experimento didático de aplicação do Museu Virtual Salvador 1638, que mostrou-se altamente efetivo nos grupos de aplicação, sendo uma espaço virtual de valoração da memória e do patrimônio histórico soteropolitano, assim como uma plataforma socioconstrutivista de ensino/aprendizagem para o ensino nas disciplinas de história, geografia e a possibilidade de uso na disciplina sociologia, estimulando os alunos no desenvolvimento da habilidades e saberes sobre a história da cidade, mas que permitem a interlocução com a contemporaneidade e a realidade vivida por esses estudantes em suas comunidades urbanas da capital baiana.