Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Martins, Édiva de Sousa"
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- ItemA (re)configuração do projeto político pedagógico do proeja no CEEP semiárido como espaço de diálogo e de participação coletiva(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-05) Guimarães, Danilo Araújo; Martins, Édiva de Sousa; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosA presente pesquisa discute a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA no CEEP Semiárido, por meio da participação da comunidade escolar e da comunidade local. O objetivo geral foi investigar de que modo a participação desses sujeitos pode contribuir para a (re)configuração do PPP do CEEP Semiárido em uma perspectiva democrática para a EJA/PROEJA. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) analisar o Projeto Político Pedagógico do CEEP Semiárido em relação ao tratamento dado à EJA/PROEJA; b) identificar o que os estudantes conhecem sobre EJA, PROEJA e PPP, analisando o interesse deles na participação da construção do PPP do CEEP Semiárido; c) conhecer as ideias e concepções da comunidade escolar e local sobre EJA/PROEJA e o que julgam necessário considerar para orientar a revisão e/ou (re)elaboração do PPP do CEEP Semiárido de maneira que contemple essas modalidades, garantindo a qualidade do ensino. Foram sujeitos desta pesquisa 20 participantes, contemplando gestores/as, coordenadora pedagógica, professores/as que lecionam nas turmas de PROEJA, alunos/as do PROEJA, funcionários/as da escola e pessoas da comunidade que mantém relação com a escola e/ou com a EJA/PROEJA no Território do Sisal. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa considera a participação coletiva e o diálogo como esteios basilares da Educação de Jovens e Adultos, evidenciando a necessidade de configurar a escola enquanto um espaço contínuo de ação e reflexão. Utilizou-se, no percurso metodológico, os pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa participante, a partir da abordagem qualitativa, e, como dispositivos de pesquisa, utilizou-se a análise documental e questionários. Realizou-se, também, Círculos de Cultura, proposta baseada em Paulo Freire. Nos resultados, discute-se as ausências percebidas no PPP do CEEP Semiárido, as faltas e as possibilidades de participação dos estudantes e desvela-se a importância do diálogo e da participação coletiva das comunidades escolar e local para a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA do CEEP Semiárido, uma vez que a construção coletiva desse documento se confirma enquanto um caminho para a legitimação das vozes dos sujeitos dessas modalidades.
- ItemEducação midiática na EJA: uma prática educativa emancipatória e crítica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Oliveira, Jessica dos Anjos; Martins, Édiva de Sousa; Souza, Lanara Guimarães de; Oliveira, Rosemary Lapa de ; Ribeiro, Marinalva LopesEste é um trabalho de pesquisa que envolveu a educação midiática e a Educação de Jovens e Adultos, com o propósito de estudar como a educação midiática pode favorecer o desenvolvimento da criticidade e a emancipação dos discentes da EJA. Os objetivos específicos deste estudo contemplaram: perceber como esse jovem, adulto e idoso lida dentro e fora da escola com o uso das mídias; analisar o contexto da cibercultura que tem modificado as experiências de leitura e escrita a partir da influência dos textos multimodais no dia a dia dos estudantes; desenvolver uma proposta pedagógica inovadora, potente, baseada na educação midiática para aplicação na sala de aula da EJA e; compreender os impactos na potencialização da criticidade e o favorecimento da emancipação dos sujeitos da EJA. Para compor o percurso metodológico, foram adotadas as abordagens da pesquisa qualitativa sob a perspectiva da pesquisa-ação com a adoção dos instrumentos – questionário, roda de conversa e feedback. Os sujeitos e sujeitas da pesquisa foram estudantes da EJA (eixo VII), do Colégio Estadual Castro Alves (Novo Horizonte-Bahia). Na etapa de aprofundamento teórico tem-se como principais bases os estudos de Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2005) e Freire (1983) – ao referenciar a EJA e seus sujeitos; em se tratando de cibercultura e multiletramento fundamenta-se em Lévy (1999), Santaella (2007), Santos (2019) e Rojo (2012); para referenciar mídias e educação midiática dialoga-se com os estudos de Fantin (2011), Pernisa Jr. (2002), Buckingham (2019) e Soares (2014) e; para aprofundar os conhecimentos acerca da criticidade e emancipação tem se Freire (1996) e Adorno (1995). Em seguida, há a etapa da pesquisa-ação com o planejamento da proposta de intervenção e sua execução no lócus da pesquisa. Encerrada essa etapa, ocorreu a análise dosinstrumentos utilizados na intervenção, bem como reflexões sobre todo o percurso da oficina, a fim de identificar os impactos alcançados. Os resultados obtidos comprovaram o desenvolvimento da criticidade e da emancipação dos sujeitos da EJA, apontando que a educação midiática é forte aliada ao processo de ensino de jovens, adultos e idosos caso seja contemplada nessa educação de forma a considerar uma caminhada pedagógica rigorosa de garimpagem e escavação composta por acolher, escutar, engajar, checar, debater, produzir e agir politicamente. Assim, cumprindo esse processo de ensino intencional é que a educação midiática favorece a construção crítica e emancipatória dos sujeitos e sujeitas da EJA.Este é um trabalho de pesquisa que envolveu a educação midiática e a Educação de Jovens e Adultos, com o propósito de estudar como a educação midiática pode favorecer o desenvolvimento da criticidade e a emancipação dos discentes da EJA. Os objetivos específicos deste estudo contemplaram: perceber como esse jovem, adulto e idoso lida dentro e fora da escola com o uso das mídias; analisar o contexto da cibercultura que tem modificado as experiências de leitura e escrita a partir da influência dos textos multimodais no dia a dia dos estudantes; desenvolver uma proposta pedagógica inovadora, potente, baseada na educação midiática para aplicação na sala de aula da EJA e; compreender os impactos na potencialização da criticidade e o favorecimento da emancipação dos sujeitos da EJA. Para compor o percurso metodológico, foram adotadas as abordagens da pesquisa qualitativa sob a perspectiva da pesquisa-ação com a adoção dos instrumentos – questionário, roda de conversa e feedback. Os sujeitos e sujeitas da pesquisa foram estudantes da EJA (eixo VII), do Colégio Estadual Castro Alves (Novo Horizonte-Bahia). Na etapa de aprofundamento teórico tem-se como principais bases os estudos de Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2005) e Freire (1983) – ao referenciar a EJA e seus sujeitos; em se tratando de cibercultura e multiletramento fundamenta-se em Lévy (1999), Santaella (2007), Santos (2019) e Rojo (2012); para referenciar mídias e educação midiática dialoga-se com os estudos de Fantin (2011), Pernisa Jr. (2002), Buckingham (2019) e Soares (2014) e; para aprofundar os conhecimentos acerca da criticidade e emancipação tem se Freire (1996) e Adorno (1995). Em seguida, há a etapa da pesquisa-ação com o planejamento da proposta de intervenção e sua execução no lócus da pesquisa. Encerrada essa etapa, ocorreu a análise dosinstrumentos utilizados na intervenção, bem como reflexões sobre todo o percurso da oficina, a fim de identificar os impactos alcançados. Os resultados obtidos comprovaram o desenvolvimento da criticidade e da emancipação dos sujeitos da EJA, apontando que a educação midiática é forte aliada ao processo de ensino de jovens, adultos e idosos caso seja contemplada nessa educação de forma a considerar uma caminhada pedagógica rigorosa de garimpagem e escavação composta por acolher, escutar, engajar, checar, debater, produzir e agir politicamente. Assim, cumprindo esse processo de ensino intencional é que a educação midiática favorece a construção crítica e emancipatória dos sujeitos e sujeitas da EJA.