Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Orientador "Ferreira, Maria Conceição Alves"
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- ItemGestão do conhecimento: trilhas de aprendizagens na educação de jovens e adultos(2022-08-04) Andrade, Ana Rita Marques de; Ferreira, Maria Conceição Alves; Luckesi, Cipriano Carlos; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Souza, Lanara Guimarães deA pesquisa intitulada gestão do conhecimento: trilhas de aprendizagens na educação de jovens e adultos permitiu entender como a gestão do conhecimento poderá ser um dos pontos balizadores para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante da Educação de Jovens e Adultos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Bahia, de modo a consolidar esta temática e estabelecer compreensões a respeito do significado da gestão do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos em uma Instituição de Educação Profissional. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os saberes da gestão educacional contribuem para a prática da gestão do conhecimento em uma instituição da Educação de Jovens e Adultos. As práticas de liderança educacional sob a ótica da gestão do conhecimento são fundantes para identificar que existem saberes instituídos na instituição da educação de jovens e adultos e que há muito a caminhar para que o conhecimento possa transitar de modo a instituir práticas gestoras na instituição de educação profissional. No mais, a questão de pesquisa que norteou todo o estudo acerca da temática foi como os saberes da gestão educacional contribuem para a prática da gestão do conhecimento em uma instituição de Educação de Jovens e Adultos e, em específico, de Educação Profissional? Todo processo construtivo inspirou-se na etnopesquisa crítica através de uma abordagem qualitativa, buscando aproximações do contexto do fenômeno estudado para uma melhor compreensão da realidade e que parte do conhecimento que circunda na instituição está no discurso de cada colaborador, mesmo compreendendo que existem muitas diretrizes, muitos manuais, regulamentos e outros documentos inerentes à gestão. Porém, na investigação aqui relatada, detive-me nas práticas, nas experiências de formação que são inerentes à gestão educacional, ou seja, na possibilidade que a instituição possui de ensinar e de aprender. A gestão do conhecimento nos move e alimenta através do desejo de encontrar caminhos mais cuidadosos, desde que estamos em contato com pessoas, sejam participantes de atividade da Educação de Jovens e Adultos ou de profissionais da Educação. O lugar profissional que ocupamos, a docência, a gestão educacional, a coordenação pedagógica, a pesquisa, os estudos, muito nos inspiram como também, em decorrência de investimentos pessoais, poderão servir de inspiração para os pares profissionais das instituições onde atuamos. A convergência da pesquisa do mestrado profissional de jovens e adultos apresentou um aplicativo de registro de experiências da gestão do conhecimento com banco de dados e ideias numa interrelação e intrarelação com os objetivos apresentados..
- ItemA permanência dos estudantes da educação de jovens e adultos na escola: um estudo sobre as práticas gestoras no município de Irará - BA(2018-04-26) Silva, Cristina Ferreira da; Ferreira, Maria Conceição Alves; Amorim, Antônio; Nascimento, Débora Maria doA pesquisa intitulada “A Permanência dos Estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Escola: um estudo sobre as Práticas Gestoras no Município de Irará - BA” teve como objetivo geral investigar as práticas gestoras das escolas públicas do município para compreender as implicações dessas práticas na permanência dos educandos jovens e adultos das escolas públicas que ofertam EJA. Traz a seguinte questão: Como as práticas gestoras das Escolas públicas do município de Irará podem contribuir para a permanência dos educandos nas Escolas da EJA? No cenário em que estamos inseridos, pensar a permanência dos sujeitos na EJA requer um olhar mais específico da gestão educacional e criação de políticas públicas para pensar essa permanência. Nesta perspectiva, para alcançar o objetivo proposto, buscamos especificamente identificar a concepção de gestão escolar na prática dos gestores que atuam nas escolas de Educação de Jovens e Adultos; analisar as implicações da gestão escolar na permanência, ou não, na escola, a partir do olhar dos sujeitos Educandos, Educadores e Gestores da EJA, e apontar possibilidades de práticas de gestão escolar que possam contribuir para a permanência dos educandos na EJA. A investigação se deu por meio da abordagem qualitativa, contemplando um estudo de caso múltiplo desenvolvido junto a quatro Escolas da rede municipal em Irará. Para alcançar os resultados utilizamos da Análise documental, das Entrevistas semiestruturadas, como dispositivos que permitem estudar o problema onde ele ocorre, permitindo um maior contato do pesquisador com o problema investigado e Grupo focal como técnica de coleta de informações com os educandos, Educadores e Gestores da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Irará- Bahia. E para referendar o estudo, dialogamos com Arroyo (2007); Haddad e Di Pierro (2000); Freire (1996, 2014); Gadotti (2003); Paiva (1987); Paiva (2009, 2011); Amorim (2007, 2012); Mutim (2000); Cury (2000); Freitas (2006); Luck (2000, 2014); Libaneo (2011); Paro (1996, 1999); Lima (2007); Bogdan (2010); Gatti (2012); Ludke e André (1986), Minayo (2013), entre outros. Sendo assim, os achados da pesquisa traz contribuições para o município repensar o modelo de gestão e suas concepções, apontam que as práticas gestoras na EJA necessitam ser repensadas para assegurar o direito a educação com um olhar voltado para a permanência dos sujeitos na escola, apontam que uma gestão escolar para atuar na EJA, deve ter a clareza de que a sua presença e atuação na Escola deve estar voltada para os objetivos comuns e sua postura pautada na transparência de ações, dialogando com a comunidade escolar. Ao final da pesquisa, é apresentado como resultados das interpretações das informações, orientações no âmbito de práticas gestoras no espaço escolar com ações que visam a permanência e o sucesso dos educandos na EJA, como possibilidade de consolidar uma gestão democrática e participativa que solidifique os resultados da permanência escolar no município de Irará - Bahia.