Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Orientador "Dantas, Tânia Regina"
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- ItemAs contribuições da pedagogia de Paulo Freire para pensar a cultura da paz na EJA: anunciando orientações curriculares(2016-03-31) Souza, Guilhermina da Silva; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria Conceição AlvesO presente trabalho inscreve-se no contexto das discussões sobre o pensamento de Paulo Freire e de suas contribuições para pensar a cultura da paz no âmbito escolar. A questão orientadora do trabalho ficou assim definida: quais as contribuições de Paulo Freire para pensar orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA? Partindo dessa inquietação, traçamos o seguinte objetivo geral: Analisar as contribuições de Paulo Freire para definir as orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA. Delimitamos como objetivos específicos: a) identificar, em obras de Paulo Freire, as principais contribuições do seu pensamento em educação; b) relacionar as contribuições do pensamento freiriano às discussões sobre cultura da paz e currículo; c) anunciar princípios orientadores para a organização curricular na EJA, tomando como referência a obra de Paulo Freire para pensar a cultura da paz. A pesquisa desenvolvida é do tipo bibliográfico, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico de obras que versam sobre o pensamento freiriano e sobre cultura de paz e currículo. A pesquisa aconteceu no período compreendido entre agosto de 2013 a novembro de 2015 e foi organizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Neste período foi estabelecido um intenso diálogo com os autores que pesquisaram o tema, o que possibilitou o amadurecimento e largo aprendizado. A leitura de materiais já produzidos possibilitou produções textuais que, sem sombra de dúvidas, contribuirão para o desenvolvimento de trabalhos sobre cultura de paz na EJA. Concluímos assim que, a Cultura de Paz atrelada à EJA, nos proporcionará uma tomada de decisão no sentido de incentivar aos que estão envolvidos nesse processo, desenvolvam uma luta pela emancipação humana.
- ItemO currículo: espaço de formação dos sujeitos da EJA no território de Vila de Abrantes(2019-07-17) Sousa, Roberto Fernandes; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Conceição, Ana Paula Silva da; Musial, Gilvanice Barbosa da SilvaEste trabalho tem como objeto de estudo o currículo da EJA. A nossa indagação de base é: como o currículo pode legitimar, ou não, os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes? O objetivo geral é apreender a relação entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA em Vila de Abrantes. Os objetivos específicos são relacionar as concepções críticas e pós-críticas de currículo e de território no contexto da EJA e sistematizar um conjunto de estratégias para que o currículo possa constituir-se em espaço de formação para educadores/as e educandos/as da EJA, a partir dos saberes do território. Os sujeitos da pesquisa são estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da EJA, de 03 escolas da rede municipal. A nossa implicação com o objeto e com o campo de pesquisa, assim como outras variáveis que descortinaremos no primeiro capítulo, nos levaram a escolha por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Para tanto, as nossas referências metodológicas situam-se em Minayo (2016), André (1995), Creswell (2014), Triviños (2012), Macedo (2009; 2010; 2016) e Galeffi (2009). As nossas reflexões sobre currículo dialogam com os saberes de Silva (2013), Arroyo (2013; 2014), Sacristán (2000), Macedo (2002; 2013; 2016) Saviani (1999) e Freire (2011; 2015). As reflexões sobre o currículo da EJA estão referenciadas em Fávero (s.d), Paiva (1997), Paula e Oliveira (2011), Haddad e Di Pierro (2000) e Dantas (2016). As ideias de território dialogam com autores como Santos (1985; 1996; 2002), Hasbaert (2004), Saquet (2003) e Serpa (2009). Os achados da pesquisa estão analisados em diálogo com Arroyo (2013; 2014; 2017), Santos (2001), Macedo (2005) e Freire (2001; 2015). Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas do território nos programas de formação continuada dos profissionais da EJA em Vila de Abrantes.
- ItemFormação continuada de professores e coordenadores da educação de jovens e adultos na perspectiva do desenvolvimento profissional(2019-10-10) Oliveira, Dulina Dalva Pereira de; Dantas, Tânia Regina; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Conceição, Ana Paula Silva da; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEsta dissertação intitulada “Formação continuada de professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do desenvolvimento profissional”, no município de Guanambi, estado da Bahia, teve como objeto de estudo a formação continuada de professores, já que constatamos uma imensa lacuna existente nos cursos de formação desses educadores. Esta pesquisa possibilitou diálogos sobre a formação de educadores e seus processos formativos na Educação de Jovens e Adultos no contexto atual, ressaltando a importância da formação específica em EJA. Este estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o processo de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA, na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, na perspectiva do desenvolvimento profissional. E como objetivos secundários: identificar quais foram as bases teóricas que fundamentam os processos formativos dos professores e coordenadores da EJA; resgatar as contribuições que a formação continuada tem provocado no percurso profissional dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA; analisar a prática pedagógica como interface no desenvolvimento profissional dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA na perspectiva da autonomia docente; elaborar uma proposta de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos com temáticas específicas da EJA, na Rede Municipal de Educação de GuanambiBA. Como alicerce teórico dialogamos com Freire (2005), Imbernón (2011), Dantas (2018), Arroyo (2008), Contreras (2002), Lüdke (2014), dentre outros. Participaram da pesquisa seis professores e quatro coordenadores pedagógicos de três escolas que ofertam a modalidade da EJA na Rede Municipal de Educação de Guanambi. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento na pesquisa de campo. Utilizou-se como dispositivos na recolha de informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O tratamento das informações foi possível graças à estratégia da análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa permitiu a construção do produto, formação continuada trilhando caminhos na Educação de Jovens e Adultos com temáticas específicas, emergidas do dispositivo das entrevistas. Um dos resultados desta pesquisa, sinalizou necessidades de formação com temáticas específicas no campo da EJA, numa perspectiva que supere as práticas tecnicistas e considere os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
- ItemA formação estética e crítica do professor de arte na EJA: implicações na prática pedagógica(2019-08-02) Silva, Nilzete Araújo; Dantas, Tânia Regina; Canda, Cilene Nascimento; Carvalho, Carla Meira Pires de; Silva, Francisca de Paula Santos daA presente pesquisa tem por temática: A formação estética e crítica do professor de Arte na EJA: implicações na prática pedagógica. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo da formação de professores de Artes Visuais da EJA. A problemática delimitou-se às seguintes questões: como ocorre o processo da formação docente no contexto da EJA da Rede municipal de Salvador, considerando a perspectiva estética e crítica e sua influência na prática pedagógica? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das entrevistas, quais os percursos e propostas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de quatro escolas da Rede Pública Municipal de Salvador, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores da EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram quatro professores de Artes Visuais, que atuam em turmas de EJA da rede municipal de municipal de Salvador - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa colaborativa, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Barbosa (1997), (Dantas (2012, 2016), Fusari e Ferraz (2001) Freire (1989, 1996, 2015), Haddad (1987), Ludke e André (1986), Macedo (1996), Ostrower (1987) dentre outros. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações que fundamentam este estudo foram as entrevistas, realizadas individualmente com os professores. Sendo que o processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; abordagens metodológicas utilizadas, outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas foram direcionadas pela investigação das experiências dos professores, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. Este estudo permitiu como resultado a construção coletiva de um produto, Proposição de um Projeto de Oficinas pratico-reflexivas para professores de Artes Visuais da Educação de Jovens e Adultos que atuam no município de Salvador, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que certamente contribuirá para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa colaborativa e do dispositivo das entrevistas, no processo de reflexão das trajetórias de formação de professores da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação de professores.
- ItemA formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA(2015-12-16) Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria da Conceição; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa discute a formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA. Buscamos apresentar a necessidade de potencializar a formação do pedagogo em EJA no Campus XVI, Uneb. Nesta pesquisa, duas questões orientaram nosso olhar de pesquisadora: Que espaço ocupa a EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb? Que saberes profissionais em relação à EJA são trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI? Diante das referidas perguntas, buscamos alcançar os seguintes objetivos: a) Analisar o espaço ocupado pela EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb e b) Analisar os saberes profissionais em relação à EJA trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI. A natureza desta investigação se pauta na pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, realizado no período de agosto de 2013 a agosto de 2015. Os sujeitos desta pesquisa foram graduandos e egressos do curso de Pedagogia do Campus XVI, da Uneb, Irecê. Para construção dos dados, utilizamos, além de questionários e entrevistas semiestruturadas, a análise de documentos, tais como: o Projeto Político Pedagógico – PPP do curso de Pedagogia e planos de cursos do componente EJA. Para fins de organização e interpretação dos dados, trabalhamos com a análise temática, identificando temas, unidades temáticas e núcleo de sentidos. A base conceitual do trabalho fundamentou-se em autores e pesquisadores da EJA no Brasil, com ênfase nas temáticas da história da EJA no Brasil com suas interfaces na formação docente, no currículo e nos saberes docentes. Entre as principais conclusões deste trabalho, percebemos que o Projeto PPP do curso de Pedagogia, os planos de curso analisados e os sujeitos da pesquisa evidenciaram que sejam assegurados, no percurso da formação inicial, outros componentes curriculares que discutam as especificidades da EJA, a fim de garantir o desenvolvimento de atividades com foco nesta modalidade, dando destaque para a realização de estágios mais planejados ao longo do curso. Do ponto de vista de indicações de intervenções no contexto de realização da pesquisa, acreditamos também que seja necessária a viabilização da criação de componentes Tópicos Especiais da Contemporaneidade em EJA para os graduandos, para os cursos de formação continuada para os egressos do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas. Os resultados indicam também a necessidade de ampliar o acervo bibliográfico em EJA no Campus XVI e de desenvolver a formação contínua de docentes do campus para atuar na EJA, construindo um repertório próprio de conhecimentos para atuação nesse núcleo formativo na referida instituição. A curto prazo, propomos, neste trabalho, a criação do um grupo de estudos e pesquisas em EJA no Campus XVI, com a finalidade de coordenar projetos voltados para a pesquisa, o ensino e a extensão.
- ItemSer professor da EJA: um estudo da identidade docente(2020-12-22) Silva, Tâmara Fonseca da; Dantas, Tânia Regina; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Ivanilde Apoluceno deEsta pesquisa origina-se da análise da temática identidade docente da qual selecionamos o seguinte problema: Como os professores da EJA constituem sua identidade profissional? Compreender, no âmbito de uma escola municipal, o processo identitário pelo qual os professores tornam-se docentes da EJA é o objetivo geral do presente estudo. Como objetivos específicos elencamos: Analisar o processo de ser professor com base nas perspectiva de Freire e de Sartre; Apresentar o conceito de formação permanente e de auto formação, situando a identidade como elemento desses processos formativos; Contribuir para que os momentos de escuta dos professores façam parte da formação na escola tal como nas Ações Complementares. Com base nas obras de Arroyo (2005), Dantas (2016 e 2019) Freire, Josso (2010), Sartre (2012), Woodward (2005), entre outros autores, analisamos proposições a respeito da constituição da identidade docente na EJA. Utilizamos, para tanto, abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa que concorda com a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Verificamos que a concepção de docência de Paulo Freire baseia-se em uma visão filosófica antropológica do inacabamento ou inconclusão do homem, a qual concebe o professor como um ser em constante formação. Essa compreensão concorda com o não determinismo do ser, encontrado no existencialismo sartriano. Foi constatado na pesquisa de Campo que o tonar-se professor da EJA se realiza, em geral, nas experiências ao longo da carreira docente, como processo autônomo e permanente. Partindo desse entendimento, propomos alternativas que primam pela formação permanente e auto formação nas escolas de EJA.