Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Alves, Érica Valéria"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise das orientações teórico/metodológicas do manual dos livros PNLD EJA/2014: uma contribuição para a formação do professor alfabetizador(2017-12-20) Bastos, Alene Batista; Alves, Érica Valéria; Aquino, Maria Sacramento; Vitorino, César Costa; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
- ItemAvaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos(2017-05-22) Santana, Claudia Silva; Alves, Érica Valéria; Santos, José Jackson Reis dos; Dantas, Tânia Regina; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
- ItemA construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA(2019) Madriz, Maria Eunice Souza; Alves, Érica Valéria; Farias, Luiz Marcio Santos; Silva, Ana Paula Conceição da; Almeida, Márcia Tereza FonsecaA construção do conhecimento é algo evolutivo e, portanto, histórico e social, já que a carga dos saberes acumulados pelo tempo não é algo comum a privilegiados, e sim, a todos os indivíduos. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam. Desenvolvemos a investigação direcionados pela questão: Como são mobilizados os diferentes conhecimentos dos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontramos na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Davis e Krajcik (2005); Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2017); Shulman (1986, 1987); Brown (2002, 2011); Godino (2009); Ball, Thames e Phelps (2008); Macedo (2013, 2016); Thiollent (2000), que nos conduziram nessa investigação. O foco dessa pesquisa é a construção do material curricular educativo e os conhecimentos específicos à profissão docente. Este estudo versa sobre a construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA. O contexto desta investigação foram duas escolas públicas, situadas no Recôncavo Baiano, com dois professores que lecionam matemática na Educação de Jovens e Adultos. Com uma abordagem puramente qualitativa, utilizamos como procedimentos de coleta das informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e o diário de campo, que gerou o material curricular educativo através de um trabalho colaborativo e de uma investigação norteada pela pesquisa-ação. A dissertação está organizada em formato multipaper, composta pela: introdução, um artigo sobre a construção do material curricular educativo, um segundo artigo sobre o conhecimento específico do professor e as considerações finais. Esse formato chamou nossa atenção pela inovação do texto acadêmico e pela diversificação dos procedimentos na coleta de informações. Os resultados apontaram que professores mais experientes exploram o material curricular de modo a conseguir instigar seus alunos a refletirem sobre sua realidade com maior propriedade, além disso, constatamos que os professores mobilizam conhecimentos específicos da profissão docente quando interagem com esse tipo de material, sendo possível identificar sua fragilidade e as lacunas existentes em sua formação.
- ItemConvergências entre a educação de jovens e adultos e a insubordinação criativa na perspectiva da educação matemática(2022-07-28) Urpia, Maria Emília de Castro; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno; Faria, Edite Maria da Silva deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de tensionamentos e superações. Nesse contexto faz-se necessário nessa modalidade romper com alguns paradigmas para que a formação dos estudantes seja efetivamente crítica. Nesta pesquisa, teve-se por objetivo compreender as ações insubordinadas criativas de educadores da Educação de Jovens e Adultos e suas aproximações com o desenvolvimento da formação crítica desses sujeitos. Desenvolveu-se a investigação direcionada pela questão: A insubordinação criativa pode contribuir para uma educação de jovens e adultos mais crítica? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontrou-se na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Paulo Freire (1987, 1996); Miguel Arroyo (2017); Ubiratam D’Ambrosio (1990; 2005), Beatriz D’Ambrósio (2014; 2015) e Ole Skovsmove (2001), dentre outros, que auxiliaram na condução dessa investigação. O foco da pesquisa é a construção de uma memória da EJA por meio de narrativas de memórias da pesquisadora, dentro de uma perspectiva insubordinada e criativa, na (inter) ação com educadores e educandos da EJA. Essas memórias foram produzidas em uma escola pública, situada na periferia de Salvador. As análises das memórias apontaram que professores que rompem com uma visão fatalista da EJA, acreditando na (co) produção desses educandos, e trilhando por uma postura insubordinada criativa, acabam potencializando a criticidade desses educandos, que passam a se perceber integrantes de uma educação mais consciente.
- ItemConvergências entre a etnomatemática e a metodologia de reconhecimento de saberes: potencializar identidades negras. (a cultura das tranças para além da estética na educação de jovens e adultos)(2021-05-13) Souza, Jorlania Carolina Cândido de; Alves, Érica Valéria; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Julio, Rejane SiqueiraOpresenteestudoanalisaasconvergênciasentreaEtnomatemática,enquanto, subsídio pedagógico e a MRS, enquanto, Metodologia Pedagógica, de Reconhecimentode Saberes, comopropósitodepotencializar a identidade negrado(a)estudantedaEJA, sujeitosemsuamaiorianegrosenegras.Para tal finalidade, tornou-se substancial apresentar aEtnomatemática e suas contribuiçõesparaosjovenseadultos,assimcomoaMRSetodasasetapas que constituem as fases da metodologia: Reconhecimento, Validação e Certificação.Apósconhecermosasconcepçõesepistemológicaseos objetivos deambas foi possível analisar emquemedidaaEtnomatemática, campode conhecimentoeestudo, pôdeseraportedametodologiaemquestão.Epara respondera problemáticadapesquisaquebuscaentenderemquaisaspectos esta contribuição da Etnomatemática ocorre foi apresentado também o percursodeumaOficinaTemática, hajavista,apossibilidadedeexplanação daspráticaspedagógicascircunscritasno contextoetnomatemático.Aoficina ocorreu em dois momentos, o primeiro em 2019, ainda presencial, contemplandoumasdasfrentesdoProjetodaConsciênciaNegra,no lócusda pesquisa,EscolaSESIReitorMiguelCalmon,EJA-PoloSalvador,eosegundo ocorreu no cenário pandêmico e por isso 100%online, 2020, através das ferramentas digitais. Ademais, o presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Natureza Aplicada e deAbordagemQualitativa, tendo seus fundamentosembasadosporLudkeeAndré (1986)eMinayo(2005).Quanto aométodo de estudo adotamos aEtnopesquisaCrítica, referendada em Macedo(2000),poisnoscentramosnumprocedimentometodológicoque não consideraossujeitosdeestudoumprodutodescartável devalormeramente utilitarista. Ométodo investigativo foi aPesquisa-ação, a qual subsidioua proposta de intervenção que temcaráter social e político no âmbito da educação,baseadaemThiollent (2011).Eosinstrumentosdepesquisaforam osquestionários,elaboradoscombaseemGIL(2008),paraacoletasdedados osquaisforneceramrespostasquecontribuírampara aconstruçãodasetapas seguintes acerca das rodas de conversas. Estas foramembasadas em Creswell (2010),quediscutesobreaimportânciaeprodutividadedasmesmase para ampliaradiscussãonosancoramostambémemSantaMarinaeMarinas (1995),que trazemaluzumareflexãodecomodeverserrecolhidooucoletado os relatos em geral e principalmente referentes ashistórias de vidas.
- ItemO currículo dos cursos de letras da UNEB campus V: reflexões sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos.(2018-12-21) Paim, Maria Avani Nascimento; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula Silva da; Viñal Júnior, José Veiga; Barreto, Denise Aparecida BritoO currículo apresenta-se como um elemento constitutivo do cenário educacional visto que o processo pedagógico e epistemológico do saber é determinado pelas ações curriculares e pelos sujeitos implicados neste cenário. A partir desta compreensão de currículo este estudo que versa sobre “O currículo dos cursos de Letras da UNEB Campus V: reflexões sobre a formação dos professores para Educação de Jovens e Adultos” foi norteado pelo seguinte questionamento: Quais as ações desenvolvidas nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas, Espanhol e Inglês que corroboram no processo formativo dos discentes para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos? Na busca de elementos elucidativos para a questão apresentada traçamos como objetivo geral investigar as reflexões e ações propostas no currículo dos cursos de Licenciaturas em Letras do DCH, Campus V, UNEB que corroboram na formação dos seus discentes para o exercício da docência na modalidade da EJA. Para o desenvolvimento desta investigação optamos por uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa com base nos escritos de Chizzotti (2006) e a escolha da pesquisa colaborativa amparada nos estudos de Ibiapina (2005, 2008, 2016). A técnica escolhida foi o grupo focal, pelas reflexões críticas que suscita a partir do diálogo e da interação entre os partícipes e o pesquisador em prol de um objetivo comum, conduzido por um processo de análise, interpretação e ação a fim de contribuir com possíveis transformações da realidade educativa investigada. Foram utilizados como dispositivos de coleta de dados a Observação Participada, o Diário de Campo e a realização de Oficinas de Formação oferecidas aos docentes e discentes dos cursos de letras, durante as quais aconteceram os encontros do grupo focal. Como suporte teórico, contamos com o apoio de autores como Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2016, 2017); Barcelos (2006, 2012); Haddad e Di Pierro (2000, 2015); Macedo (2009, 2014); Tardif; Lessard (2005) entre outros. A partir das reflexões realizadas com os dados coletados, observamos que existe uma omissão no currículo dos cursos de letras do Campus V no que se refere à formação dos futuros professores para a docência na EJA. Como produto final, pautada nas narrativas dos sujeitos colaboradores da pesquisa, coletivamente, foi proposto a inserção de elementos curriculares que contemplem uma ação mais definida e direcionada à formação do educador para a docência na Educação de Jovens e Adultos assim como a introdução de discussões mais frequentes no Campus sobre esta modalidade de ensino através de oficinas de formação, rodas de conversas, seminários.
- ItemDireito a educação do jovem na EJA: a intervenção didática em direitos humanos(2017-12-15) Souza, Taise Caroline Longuinho; Alves, Érica Valéria; Silva, Aida Maria Monteiro; Costa, Patricia Lessa SantosA pesquisa apresentada nessa dissertação buscou analisar como a intervenção pedagógica em direitos humanos pode contribuir para a formação da consciência cidadã dos jovens da EJA e com sua implicação para com a democracia. A problemática que norteou a referida pesquisa está no questionamento: como a intervenção didática em EDH pode contribuir para a formação da consciência cidadã e no comprometimento com a democracia? O estudo pautado na perspectiva de escola emancipatória está debruçado na literatura científica, em documentos institucionais e instrumentos normativos que regulam e fundamentam a EJA. Apresentamos um breve histórico sobre a implantação e implementação da educação de jovens e adultos do município de Salvador, proporcionando a identificação desta modalidade e contextualizando os estudos no tempo e no espaço. Abordamos a questão dos direitos humanos, os conceitos que permeiam sua reinvindicação no Estado Democrático de Direito, assim como reflexões sobre a juventude, cuja discussão identifica a educação como caminho para a democracia. A pesquisa trata da intervenção pedagógica em direitos humanos, assim como o processo de construção dessa metodologia de trabalho para atendimento a jovens educandos da EJA. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos percorrem uma abordagem qualitativa, encontrando no grupo focal e na entrevista, instrumentos de grande valia o desvelar o estudo do objeto. Evidenciou-se que a formação da cidadania ativa consiste num processo a ser levado a cabo por todos os pares que compõem a vida social dos sujeitos aprendentes, consistindo a escola em importante referencial para esse processo. A partir das análises, entendemos o valor do desenvolvimento de intervenções pedagógicas em direitos humanos com jovens estudantes da EJA, considerando a importância da discussão constante e ampla acerca dos direitos humanos e suas perspectivas para a vida no contexto da vida harmônica e solidária na sociedade.
- ItemEducação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos(2021-12-16) Santos, Andreia Ramos; Alves, Érica Valéria; Santos, Antonio Pereira; Barreto, Maria Raidalva NeryA educação de adolescentes, jovens e adultos, em privação de liberdade, constitui-se como um dos eixos invisibilizados dessa modalidade de ensino já pouco considerada nas políticas públicas educacionais. Desenvolver investigações acadêmicas acerca dessa temática é urgente e necessário, visto que há maiores necessidades de produções nessa área, fato que nos conduziu à aceitação da empreitada que nos levou à pesquisa intitulada: Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos, na escola Municipal Yves de Roussan O objetivo principal da pesquisa é analisar saberes matemáticos construídos e ressignificados dos estudantes privados de liberdade a partir dos processos reflexivos da educação matemática crítica dos sujeitos da EJA em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa intervenção propositiva. Que contou com a participação de três professoras que atuam na EJA em espaço de privação de liberdade. Como instrumento de coleta e produção de dados também foi utilizada a carta pedagógica aos professores. Como fundamentação teórica recorremos a estudos de autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, tais como: Freire (2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005), e Celso Beisegel (1974). Acerca da formação de professores, recorremos a Laffin (2013) Tardif (2002), Gatti et al. (2010) e Gatti, Barretto e André (2011), para tratar sobre os adolescentes, jovens e adultos privados de liberdade buscamos o diálogo com os autores Rainieri (2014), Fernandes (2017), Costa e Figueiredo (2018) nos estudos sobre a educação matemática critica buscamos da fonte de Skovsmose (2014), Garcia (2009), Alves (2016) entre outros. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção resultando em propor aos educadores o produto educacional uma sequência didática no ensino da matemática com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica voltada para o contexto da Educação de Jovens e Adultos no socioeducativo.
- ItemA educação matemática de jovens e adultos: possibilidades e entraves de uma comunidade virtual de prática(2018) Correia, Eduardo Brito; Alves, Érica Valéria; Santos, Jocenildes Zacarias; Dobarro, Viviane ReziA presente pesquisa teve como objetivo identificar entraves e possibilidades, a partir do uso de um aplicativo de smartphones, para delinear uma comunidade virtual de prática, nas aulas de Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O referido trabalho de dissertação teve o aplicativo WhatsApp como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos sujeitos da pesquisa, um espaço de socialização e busca de aprendizados vivenciados na disciplina Matemática. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos interlocutores do processo formativo, através da pesquisa-ação, partiuse do seguinte questionamento: “Aplicativos de troca de mensagens utilizados em dispositivos móveis podem favorecer a instituição de comunidades virtuais de prática nas aulas de Matemática na EJA?” O estudo foi realizado no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no município de Feira de Santana, numa abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de algumas estratégias fundamentais, como: entrevista semiestruturada, a análise do protocolo das discussões realizadas por meio do aplicativo e o diário de campo. Foi estabelecido um diálogo com os autores que abordam as categorias de análise da temática em questão, entre eles, Freire (1987), Gadotti (2007), Wenger (1991), Thiollent (2011), Fonseca (2005), Matos (2002), e outros. A partir da análise dos resultados foi possível evidenciar as aprendizagens realizadas e algumas perspectivas possíveis, mas nunca inesgotáveis, acerca do estudo da constituição de uma comunidade virtual de prática na EJA, bem como os entraves em torno deste assunto.
- ItemEJA e educação profissional em Cáceres-MT: desafios, oportunidades e perspectivas(2018-12-21) Silva, Maria Edna Pedro da; Alves, Érica Valéria; Santos, Antônio Pereira; Souza, Silvano Carmo deEsse estudo teve como objetivo realizar diagnóstico e análise socioeducacional da realidade do município de Cáceres–MT com foco em identificar demandas de Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Profissional, em uma proposta de intervenção situada no diálogo com educadoras e educadores e representantes de organizações, grupos, territórios, comunidades, movimentos sociais entre outros coletivos de setores populares. No contexto de interrupção, desde 2015, na oferta de cursos da modalidade na unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do município, o estudo parte da problemática de como construir propostas de cursos da Educação Profissional integrada à EJA que atendam as expectativas de pessoas jovens e adultas por formação para o mundo do trabalho. Em busca de respostas para esse questionamento, elegemos como objetivos mapear a realidade socioeducacional de Cáceres-MT a partir dos dados das pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; dialogar com movimentos sociais, grupos e associações comunitárias sobre as expectativas para educação profissional em EJA; e articular espaços de diálogos entre as comunidades, grupos e instituições do município para fomentar atendimento às demandas para EJA no âmbito da educação profissional. Como caminho metodológico, experienciamos uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa com inspiração na pesquisa participante, atendendo a perspectiva de geração de propostas de ação construídas coletivamente com os sujeitos. Entre os dispositivos de informação utilizamos a análise documental, no estudo do Relatório de Informações Sociais do Bolsa Família e Cadastro Único e do documento base da Educação Profissional integrada à EJA (PROEJA); em uma segunda etapa, após submissão e aprovação de projeto no Ministério de Desenvolvimento Social para acesso aos dados do sistema Cadastro Único, utilizamos como dispositivo o Software SPSS 20 para análise descritiva da realidade do município a partir da base de dados do sistema; na tessitura da pesquisa participante utilizamos o dispositivo de sessões dialógicas para discussões coletivas sobre todo o processo do estudo, reflexões sobre os indicadores levantados, encaminhamentos e intervenção. Entre os resultados, o estudo demonstra a importância da Educação de Jovens e Adultos no contexto socioeducacional do município, a partir do diagnóstico da realidade social que apresentou, em um cenário de cerca de 40 mil pessoas em situação de baixa renda, indicadores de negação de direitos à educação que atinge mais de 68% da população jovem e adulta pobre das periferias e do campo que ainda não concluiu a educação básica. Ao refletir a realidade, e como resultado da intervenção, o coletivo participante da pesquisa construiu e encaminhou um documento requerendo a formalização, nas esferas institucionais do IFMT/Cáceres, de um Grupo de Trabalho (GT) para a criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Trabalho. A proposta foi institucionalizada, por meio da Portaria nº 164 de 3 de dezembro de 2018, com a designação da Comissão para criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Trabalho. Como espaço permanente de caráter propositivo e articulador, o núcleo deve reunir instituições, organizações e outros membros da comunidade externa com estudos, propostas e demandas de políticas educacionais na área, considerando a interface entre ensino, pesquisa e extensão.
- ItemA formação dos professores da EJA na perspectiva dos textos visuais(2015) Santos, Gislene Maria Mota dos; Alves, Érica Valéria; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho apresenta um estudo com professores que atuam na EJA de quatro escolas municipais de Jacobina – BA, que se dispuseram a participar de uma formação acerca do recurso aos textos visuais na EJA, compartilhando saberes e experiências, com a finalidade de promover uma reflexão crítica, baseada em referenciais teóricos sobre sua prática. Como dispositivos para coleta de informações durante o processo investigativo, foram selecionados alguns instrumentos considerados fundamentais neste processo: a análise documental, o questionário, além do diário de campo. Na perspectiva da investigação-ação, foram levantadas e planejadas as ações, tendo como referência a linguagem imagética, encontrada em alguns textos midiáticos que se encontram no cotidiano dos alunos. O texto publicitário e o filme-documentário foram os textos visuais priorizados, uma vez que, ocupam um lugar relevante no nosso cotidiano, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de informação para os alunos da EJA. As atividades foram planejadas coletivamente, buscando uma abordagem interdisciplinar que pudesse dar conta de contemplar os conhecimentos dos vários componentes; por isso, foram implementadas na sala de aula e avaliadas paulatinamente, conforme os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas oferecem uma diversidade de recursos visuais, contribuindo assim para que o professor possa utilizar os textos visuais para trabalhar os vários conteúdos, embora haja necessidade de um planejamento mais sistemático de atividades com os textos visuais. A formação de professores da EJA merece uma atenção diferenciada, uma vez que, é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e no currículo dos cursos de licenciatura há carência de disciplinas e atividades que levem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Espera-se que o presente estudo, possa contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas para o campo da EJA no município de Jacobina - BA.
- ItemFormação em direitos humanos na educação de jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania(2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesO trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.
- ItemMapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa em matemática na educação de jovens e adultos: um estudo com polígonos(2018-05-23) Vieira, André Ricardo Lucas; Alves, Érica Valéria; Santos, Jocenildes Zacarias Santos; Magalhães, André Ricardo; Jesus, Marcos Antônio Santos deEsta pesquisa analisa os mapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tem por objetivo construir uma proposta metodológica que versasse sobre a utilização dos mapas conceituais, considerando o contexto específico da problemática que envolve o ensino de Matemática na EJA. Nesta lógica, os mapas emergem da crítica em relação à tradição de ensino que privilegia a ideia de que ensinar é simplesmente transferir conhecimento. A aprendizagem por mapas é aqui defendida como uma forma do estudante ser capaz de generalizar a aprendizagem em contextos de aplicação relevantes. Desta forma evidencia-se que a aprendizagem na sua dimensão significativa exige a compreensão e apreensão do conteúdo pelo indivíduo. Desta forma, calcada na Teoria da Aprendizagem Significativa, preconizada por David Paul Ausubel, que ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, a pesquisa pretendeu responder à seguinte questão: De que forma os mapas conceituais podem se constituir como estratégia a fim de potencializar a aprendizagem significativa em Matemática na Educação de Jovens e Adultos? O trabalho fundamenta-se na base epistemológica da pesquisa qualitativa em que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis. O método em que a pesquisa se desenvolveu é o estudo de caso, tendo os testes de sondagem, a construção de mapas conceituais e o questionário de opinião como dispositivos de recolha de dados, a partir da realização de uma oficina desenvolvida em dez encontros. O estudo evidenciou, dentre outras coisas, que o mapa conceitual possibilita uma apreensão de conteúdos na área de matemática, favorecendo ao estudante a condição de organizar o conteúdo aprendido, de modo a perceber as relações hierárquicas e estruturais de sentidos e conceitos que envolvem um determinado conteúdo em Matemática, no caso em tela deste trabalho, polígonos.
- ItemMatemática sociocrítica: Paulo Freire e o encontro com a modelagem matemática na educação de jovens e adultos(2019-05-14) Silva, Caliane da Rocha; Alves, Érica Valéria; Faria, Edite Maria da Silva de; Farias, Luiz Mário SantosA Matemática está presente em toda prática humana e por isso entende-se a importância em se abordar conhecimentos matemáticos integrados ao contexto social, cultural e de trabalho dos indivíduos, na perspectiva de instrumentalizar para as exigências da sociedade da informação e tecnológica. A presente pesquisa intencionou desenvolver uma análise das relações existentes entre os pressupostos freirianos e a Modelagem Matemática na EJA. Nesse sentido, os pressupostos freirianos rompem com a tradição de um ensino que valoriza a transmissão do conhecimento como algo pronto, cabendo ao(a) estudante apenas arquivar o que ouviu e memorizar mecanicamente. O ambiente de aprendizagem com a Modelagem Matemática é aqui defendido por fundamentar-se no pensamento pedagógico de Freire e buscar desenvolver aprendizagem Matemática, a partir de situações do cotidiano, de forma dialogada e crítica. Dessa forma, a investigação foi norteada pelo problema de pesquisa: Quais as relações existentes entre os pressupostos freirianos e a Modelagem Matemática na EJA? Para tanto, buscamos o aprofundamento teórico com Fonseca (2012), na categoria Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos; para a Educação Matemática Crítica, fundamentamo-nos em Skovsmose (2005, 2007); na categoria pressupostos freirianos em Freire (2002, 2016, 2018); e na categoria Modelagem Matemática em Barbosa (2003, 2006, 2008), Burak e Aragão (2012). A pesquisa buscou analisar como estudantes da EJA mobilizam as ideias matemáticas que emergem da participação em um ambiente de aprendizagem com Modelagem Matemática. Para realizar esta análise, o método de pesquisa empreendido foi o estudo de caso de estudantes da turma EJA II Estágio IV, do Centro Educacional Cruzalmense – Cruz das Almas – BA, através da aplicação de questionário, observação participante e o diário de bordo como dispositivo para o registro das informações observadas e dos dados construídos. Esta experiência deu-se em 7 (sete) encontros de 2h/aulas cada um, gerando como produto uma sequência didática. O estudo revelou, dentre outras questões, que os pressupostos freirianos embasam as etapas de desenvolvimento da Modelagem Matemática, o que despertou interesse, curiosidade, criatividade e criticidade nos(as) estudantes envolvidos, por proporcionarem espaços de construções dialogadas e de interação sobre as temáticas significativas, demonstrando através de suas falas e envolvimento, a capacidade de utilizar estratégias para resolução das problematizações no encontro com a Matemática Sociocrítica: problematizadora e cidadã.
- ItemMobilização de cultura matemática por meio da resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos(2016-08-29) Santos, Viviane Mendonça dos; Alves, Érica Valéria; Jesus, Gilson Bispo de; Magalhães, André RicardoEste estudo teve por objetivo analisar como a metodologia de resolução de problemas pode potencializar a mobilização de cultura matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA de uma escola pública da rede estadual de ensino. O trabalho de campo desta pesquisa qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, foi realizado com uma turma do Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, no interior do estado da Bahia. O material de análise foi constituído por gravações em áudio, situações problemas, diário de campo e entrevistas. Teve como suporte teórico os autores Polya (1985); Dante (1995), Onuchic e Allevato(2004;2014); Fiorentini e Lorenzato (2009); Paiva (2004); Fiorentini e Cristovão (2006), Freire (1996); Skovsmose (2000); Fonseca (2005), dentre outros que contribuíram para essa discussão. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que os jovens e os adultos em um ambiente em que o diálogo era favorecido se envolviam na resolução das atividades, durante a aplicação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Esses momentos propiciaram que os sujeitos da EJA expressassem de maneira autônoma suas ideias e seus pensamentos matemáticos, mobilizando a cultura matemática. O conjunto das atividades utilizadas neste estudo constitui-se em uma sequência didática, configurando um produto educacional que pode ser usado por professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemO papel dos recursos midiáticos no trabalho pedagógico dos professores da educação de jovens e adultos(2021-04-20) Almeida, Jefferson Dias Silva; Alves, Érica Valéria; Costa, Patrícia Lessa Santos; Teixeira, Maxelle MartinsO presente estudo analisa o papel dos recursos midiáticos no trabalho pedagógico dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Foi realizado em uma escola de Barreiras-Bahia, com finalidade de investigar quais as contribuições dos recursos midiáticos para a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola em Barreiras-BA? Como objetivo geral buscou analisar a percepção dos educadores da EJA de uma escola quanto às contribuições dos recursos midiáticos aplicados em sua prática pedagógica. No delinear da pesquisa foram eleitos como objetivos específicos, identificar o tipo e o uso dos recursos midiáticos presentes no espaço escolar em turmas de Jovens e Adultos- EJA; analisar os motivos de resistência dos professores em utilizar mídias digitais como recurso pedagógico; verificar as contribuições das mídias como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; criar um blog educativo com referências bibliográficas, auxiliando a compreensão do uso de recursos midiáticos na EJA. A abordagem da investigação foi qualitativa, cujo procedimento estratégico utilizado foi o estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento para coleta dos dados. Os resultados apresentados foram os seguintes: as escolas possuem recursos tecnológicos midiáticos, mas isso não assegura o uso por parte dos professores; apesar de haver resistência em utilizar esses instrumentos, eles estão sendo inseridos na prática pedagógica dos educadores e contribuem no processo educacional. Nesse contexto, concluímos que o uso das mídias na educação traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem e que os educadores precisam se adequar a esses novos recursos disponíveis no espaço escolar. Como produto deste estudo é apresentado ao final um blog com orientações pedagógicas, utilizando textos artigos, vídeos orientando como utilizar os recursos midiáticos em turmas de EJA.
- ItemPolíticas públicas para a educação de jovens e adultos no plano municipal de educação de Conceição do Jacuípe: desafios e propostas(2021-12-15) Paim, Vagner de Cerqueira; Alves, Érica Valéria; Faria, Edite Maria da Silva de; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesO presente trabalho de pesquisa acadêmica, desenvolvido através do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, traz os frutos de um processo investigativo acerca da Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe – BA, no desejo de analisar as políticas públicas implementadas para a EJA. A questão que guiou a pesquisa foi estabelecida nos seguintes termos: Quais são as políticas públicas para a EJA no município de Conceição do Jacuípe, considerando o que está previsto no Plano Municipal de Educação? O seu objetivo geral foi: Compreender as Políticas Públicas para a EJA, desenvolvidas no Município de Conceição do Jacuípe à luz da legislação vigente e do Plano Municipal de Educação. Nesse contexto, seus objetivos específicos foram: Desenvolver um debate teórico acerca do conceito de políticas públicas, para que seja possível perceber as políticas públicas para a educação como um setor desse campo; Apontar os marcos legais no âmbito nacional e local para a EJA; Analisar como o Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe foi normatizado, com vistas a garantir o direito e acesso a Educação de Jovens e Adultos e desenvolver um blog de caráter formativo direcionado a discentes, docentes, gestores e comunidade, contendo elementos para debates futuros acerca de temas relacionados às políticas públicas e legislação da Educação de Jovens Adultos e Planos e Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico optou-se pela análise documental efetivada através da leitura de textos acadêmicos, documentos oficiais e legislação pertinente a EJA. O corpus da pesquisa foi desenvolvido por meio da construção de um histórico da EJA após o processo de redemocratização do Brasil, apresentação do locus da pesquisa em suas características socioeconômicas e educacionais, desenvolvimento de estudo para apontar a produção acadêmica do MPEJA. Posteriormente, a verificação dos elementos que envolvem a construção, implementação e avaliação das políticas públicas, assim como a discussão acerca do direito humano fundamental a educação e a legislação que serve de embasamento para essas ações. A parte final do trabalho foi a análise do Plano Municipal de Educação daquele município baiano, no intuito de compreender o papel do PME para a garantia do direito a educação e aprendizado ao logo da vida para os sujeitos da EJA. A expectativa do presente estudo é contribuir para a atuação de educadores, gestores, discentes e sociedade frente aos desafios propostos pelas metas e estratégias do PME investigado.
- ItemSaberes docentes e currículo: o lugar da EJA no curso de pedagogia(2020-05-06) Cerqueira, Maria do Carmo Oliveira de; Alves, Érica Valéria; Moraes, Climerio Manoel Macedo; Musial, Gilvanice Barbosa Da SilvaEsta dissertação intitulada “Saberes Docentes e Currículo: o lugar da EJA no Curso de Pedagogia” teve como objetivo central evidenciar e analisar as implicações da realização de um componente curricular voltado à prática em EJA na constituição dos saberes docentes dos licenciados em Pedagogia do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Diante das inquietações sobre a referida temática surgiu o seguinte problema: Quais as implicações da inserção de um componente curricular que desenvolva atividades práticas em EJA na constituição de saberes docentes dos licenciandos em Pedagogia do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia? Elegemos como objetivos específicos: discutir a organização curricular do Curso de Pedagogia, do DEDC XIII - UNEB, considerando o lugar que a EJA ocupa no referido currículo; planejar e implementar atividades de prática docente no campo da EJA para os discentes do Curso de Pedagogia, por meio do componente curricular Tópicos Especiais em Educação; descrever e refletir as experiências da prática docente no campo da EJA, dos discentes do Curso de Pedagogia, evidenciando saberes docentes. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, a qual tem vista contribuir para elaboração de diagnósticos e busca de soluções de uma forma mais imediata. Quanto à abordagem, é de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico metodológico a etnopesquisa crítica, a qual inspirada na etnometodologia preocupa-se com os sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas ações nos diversos contextos sociais. Como dispositivos de pesquisa foram utilizados a observação direta, notas de campo, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para interpretação dos dados, buscamos como suporte a análise de conteúdo a partir da seleção de categorias analíticas, objetivando desvelar e compreender os significados dos fenômenos analisados. A pesquisa foi realizada no Departamento de Educação- Campus XIII – UNEB, e teve como sujeitos os discentes do 5º semestre do Curso de Pedagogia. A pesquisa demonstrou que a realização de atividades docentes em turmas de EJA possibilitou aos discentes refletirem e perceberem saberes necessários ao docente que atua no referido campo, destacando os saberes relacionais e afetivos como imprescindíveis ao exercício da função. Assim foi possível constatar a relevância desta intervenção através dos atos de currículo, contribuindo para uma maior visibilidade da EJA no currículo do Curso de Pedagogia.
- ItemTrajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada a distância(2022-06-08) Leite, Semar Ferreira; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Costa, Patricia Lessa Santos; Bittencourt, Daniela Chaves RadelA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que acolhe pessoas composta em sua maioria por trabalhadores, possibilitando a estes sujeitos a continuidade e/ou retorno aos estudos visando também melhorar sua qualidade de vida, seja para fins pessoais e/ou profissionais. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dão as trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada nos polos de apoio da UNIFCV na Bahia, para tanto lançamos mão da discussão de como se dão as trajetórias destes estudantes egressos da EJA na educação superior, quais desafios, dificuldades e experiências são vivenciados, como são articuladas a permanência destes egressos na instituição, para tanto lançamos mão dos objetivos específicos: (I) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos egressos da EJA no ensino superior (II) Descrever os desafios e dificuldades vivenciados pelos estudantes nesta trajetória (III) Identificar as condições e as estratégias/arranjos utilizados por estes egressos para permanência no curso. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Como dispositivo de investigação e coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado online, contendo questões abertas e fechadas, iniciamos pela pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa exploratória descritiva, por acreditar que suas características permitem uma melhor apreensão do objeto de estudo. Para análise dos resultados nos inspiramos na análise de conteúdo de Bardin (1970). Contribuíram com o embasamento teórico autores como Arroyo (2017), Coulon (2000), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2011), Yin (2015), Jardilino e Araújo (2014), Paiva (2015), Paulo Freire (2002), Minayo (2009), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a acolhida e permanência dos estudantes egressos da EJA na educação superior.
- ItemO uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática no âmbito da educação de jovens e adultos(2017) Silva, Vanildo dos Santos; Alves, Érica Valéria; Souza, Jamille Vilas Boas de; Costa, Patrícia Lessa SantosA presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de Materiais Manipuláveis pode apoiar os alunos da EJA na apropriação de conhecimentos matemáticos. Essa análise está orientada à luz do Construtivismo Social, proposta pelo filósofo e educador matemático inglês Paul Ernest. A partir desse modelo teórico, apresentarei as bases da filosofia falibilista da Matemática, a qual utilizo como suporte para discorrer sobre a importância da Matemática para os sujeitos da EJA, enquanto construção humana e social. Esta concepção apresenta-se em oposição à perspectiva absolutista que versa sobre as certezas, verdades incontestáveis e imutáveis da Matemática. Para atingir o objetivo da pesquisa, foram realizadas intervenções na turma da EJA, na Escola Municipal da Fazenda Coutos, referente ao nono ano do Ensino Fundamental, com a aplicação de tarefas de cunho exploratório mediadas pelo uso de Materiais Manipuláveis na aula de Matemática. Por trabalhar com pessoas e aspectos sociais, a abordagem qualitativa mostrou-se mais favorável para a análise do fenômeno em questão. Para isso, utilizei a metodologia da pesquisa-ação, onde as técnicas indicadas para coleta de informações e análise foram às entrevistas semiestruturada, questionário, observação e intervenção. Os resultados da pesquisa sugerem que a prática pedagógica mediada pelos Materiais Manipuláveis se mostrou favorável em três situações: a possibilidade de uma prática pedagógica problematizadora; a intensificação do diálogo entre os pares alunosprofessor e alunos-alunos e a compressão de objetos matemáticos a partir do uso de Materiais Manipuláveis.