Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus por Orientador "Araújo, James Amorim"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA expansão de bairros periféricos: o exemplo do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Costa, Jéssica Alves Guimarães; Araújo, James AmorimA intensificação do processo de urbanização é algo que vem modificando não apenas as grandes cidades, mais também as de médio e pequeno porte. A mudança nas formas de expansão urbana é uma das principais consequências deste processo quando relacionado às pequenas e médias cidades. Ela vem acompanhada de uma série de outras mudanças ligadas as dinâmicas econômica, política e social das cidades em questão. Neste sentido, o presente trabalho parte do seguinte questionamento: De que forma a expansão do bairro Cajueiro, em Santo Antônio de Jesus poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro-periferia já existente? Como objetivo, buscamos compreender de que forma a expansão do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, Bahia, poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro periferia já existente. Para elucidar a problemática descrita acima, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, fizemos um levantamento de informações mais específicas sobre o bairro em instituições como Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Cartórios e Biblioteca Municipal. Em seguida, partimos para a aplicação de entrevistas e questionários, a fim de acompanhar de perto os objetivos específicos definidos nesta pesquisa. Neste momento também foram feitas duas outras etapas importantes deste trabalho: a observação in lócus e o levantamento fotográfico. Por fim, fizemos a tabulação e análise dos dados colhidos em campo. Percebemos através deste trabalho que o crescimento do bairro Cajueiro foi positivo para a maioria dos moradores desta localidade, apesar das melhorias relacionadas a infraestrutura do bairro não alcançarem todas as ruas. Também foi possível perceber que a relação da população com o centro da cidade é ainda muito intensa, apesar da grande quantidade de estabelecimentos comerciais e de serviços existentes no bairro.
- ItemA ponte Salvador Itaparica e o sistema viário Oeste: a expectativa de desenvolvimento por parte de atores institucionais de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-20) Ferreira, Valdinei Rozendo; Araújo, James Amorim; Kustner, Rocio Castro; Santos, Miguel Cerqueira dosNa segunda metade do século XIX, iniciou-se uma discussão a respeito da possibilidade de se construir uma ponte que ligaria a Ilha de Itaparica a Salvador. A partir da primeira décadas dos anos 2000, o Governo do Estado da Bahia oficializa o plano de construção da obra onde é afirmado que a mesma será mais que uma estrada sobre o mar, mas também um vetor de desenvolvimento para diversos municípios da Bahia, incluindo Santo Antônio de jesus, localizado em uma das áreas mais afetadas, fisicamente e socialmente, pela ponte. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa visa entender qual a expectativa de desenvolvimento dos atores institucionais de Santo Antônio de Jesus a partir da construção da obra. Para fundamentar a pesquisa e obter um maior aprofundamento a respeito dos principais conceitos envolvendo o trabalho, autores como: Sheeffer (2013); Raitano e Ribeiro (2019); Oliveira (2002); Madeira (2014); Ortega, Cerqueira e Silva (2016); Santos (2000); Gehlenn e Mocelin (2009) e Fernandes (2013) foram os mais estudados.No esforço de compreender a visão de desenvolvimento dos referidos atores de Santo Antônio de Jesus, foi-se realizado um estudo do discurso dos mesmos a respeito do tema. Esse estudo se deu primeiramente através da analise de discurso e posteriormente da análise de conteúdo, desse modo constatou-se que a maior parcela das falas apresentaram contradições que evidenciavam ideias que não são coerentes com a de desenvolvimento.
- ItemApropriação irregular do espaço público: o caso das calçadas da Rua Sóter Barros / Santo Antônio De Jesus - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Ferreira, Claudemira Bahia; Araújo, James AmorimO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada na Rua Sóter Barros, em Santo Antônio de Jesus-Ba, sobre apropriação irregular do espaço público (calçadas). Tem-se como meta principal investigar os problemas cotidianos ocasionados aos moradores e transeuntes da Rua, através da apropriação privada das calçadas. Além disso, identifica os tipos de apropriação irregular do espaço público (calçadas) e investiga como as práticas cotidianas dos moradores e transeuntes do logradouro vêm sendo afetadas pela apropriação privada das calçadas. Como base teórica, foram utilizadas obras bibliográficas de autores como Gomes (2002), Guimarães (2002), Lefebvre (1991 e 1999), Brasil (2008) e outros. Para elaboração do trabalho, além da pesquisa bibliográfica, fez-se a observação de campo, registros fotográficos e a aplicação de 40 entrevistas a moradores e transeuntes com diferentes faixas etárias. Através da análise das informações obtidas, pôde-se constatar que, quando as calçadas são indevidamente apropriadas, gera-se uma série de dificuldades e transtornos aos pedestres, comprometendo suas práticas cotidianas e, inclusive, sua integridade física. Diariamente, as pessoas que transitam a pé têm dificuldades em utilizar o espaço que lhes foi reservado, levando-as a dividir o espaço da rua com os veículos, comprometendo assim, o direito de ir e vir do cidadão no solo urbano.
- ItemControle social um caminho para o direito à cidade: estudo de caso na rua da vitória no bairro Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Silva, Manuela da Costa; Araújo, James AmorimEste trabalho objetivou compreender como os moradores da Rua da Vitória, localizada no bairro Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus/BA, percebem e agem em relação à deficiência da infraestrutura na localidade. Os objetivos específicos traçados foram: coletar informações sobre a formação do bairro/rua, através de relatos de alguns moradores mais antigos, identificar a cobertura de infraestrutura presente na rua, levantar o perfil socioeconômico dos moradores, saber como a precariedade na infraestrutura da localidade afeta o cotidiano dos moradores, e, coletar dados que identifiquem possíveis articulações ou mobilizações feitas pelos moradores visando melhorias nos serviços. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento de fontes, especialmente as que retratam sobre a temática do controle social, e para se alcançar os objetivos específicos: levantamento da infraestrutura da rua, através de um formulário Pedalitta e registros fotográficos. Entrevistas semiestruturadas com cinco moradores locais, os quais foram escolhidos mediante ao conhecimento de que estes residem na localidade desde que eram crianças. Aplicação de questionários em noventa e quatro domicílios. Com os dados levantados em campo, foram elaborados gráficos de setores e tabelas para melhor representá-los, bem como um quadro para representar os serviços de infraestrutura existentes na localidade e um mosaico fotográfico com algumas imagens registradas em lócus. Posteriormente, fez-se a análise e discussão dos resultados obtidos. Concluiu-se que a forma encontrada pelos moradores de agirem e cobrarem por melhorias nos serviços públicos da localidade é fragilizada, e por vezes desorganizada. Com a descontinuidade da associação de moradores da Rua da Vitória, desestruturou-se o mínimo de organização que se tinha para cobrar, alcançar e fiscalizar os serviços públicos para localidade.
- ItemDesejo de mudanças: estudo de caso da migração populacional de Maragogipe para Mar Grande/Vera Cruz, 1970 – 2016(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Conceição, Ivaneide Barbosa da; Araújo, James AmorimA presente monografia é um estudo do fenômeno migratório no Município de Maragogipe para Mar Grande/Vera Cruz que se iniciou a partir da década de 1970 e perdura até os dias atuais. Assim, o objetivo proposto desta pesquisa foi demonstrar os principais fatores que levam até os dias atuais a saída de pessoas, a fim de investigar se os mesmos fatores que influenciaram os primeiros migrantes na segunda metade do século XX ainda persistem e com qual intensidade persistem na migração atual. Para alcançar os objetivos deste estudo foi direcionado um roteiro de entrevistas semiestruturadas contendo doze questionamentos cada, para um público alvo composto por 48 entrevistados. A escolha do público foi de forma aleatória abrangendo pessoas de diferentes faixas etárias e nível de escolaridade. Além disso, o registro de imagens da área de estudo possibilitou uma vinculação com os depoimentos dos entrevistados. Assim, os resultados da pesquisa evidenciaram que os motivos da migração foram em busca de melhores condições de vida, e que os fatores dos diferentes períodos migratórios continuam os mesmo.
- ItemO itinerário do conceito de gênero de vida no bojo da geografia: do seu surgimento na França ao seu uso e adaptação no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06) SANTOS, Immanuel Ché Mascarenhas Cardoso; Araújo, James AmorimEste trabalho de conclusão de curso apresenta como tema de pesquisa a trajetória do conceito lablacheano de gênero de vida na Geografia. O conceito de gênero de vida, fomentado por Vidal de La Blache na Geografia francesa, trouxe consigo algumas aplicações e adaptações, denotando um alto grau de singularidade e complexidade, pois, sua operabilidade e aplicabilidade tornou-se fundamental para o entendimento da relação do ser humano e seu poder de criação frente ao meio. Nesta linha, o presente trabalho estabeleceu os seguintes questionamentos: Como se deu o itinerário do conceito gênero de vida na Geografia, desde sua criação e nascimento na França, até seu uso, replicação e mutação no Brasil? De que forma esse conceito foi utilizado por alguns autores que vieram posteriormente a La Blache? Qual foi a importância do uso do conceito gênero de vida como categoria de análise para a ciência geográfica, e qual sua relevância nas pesquisas e discursões atuais no Brasil? Logo, o objetivo buscou revisar a trajetória do conceito de gênero de vida na Geografia. Em resposta aos questionamentos descritos acima, foi realizado um levantamento bibliográfico e digital (web) acerca do tema. Subsequentemente, foram feitas diversas leituras pormenorizadas, um estudo comparativo de obras, pequenos resumos e fichamentos na tentativa de se apurar informações referentes ao tema do trabalho, para a partir daí, efetivamente, construílo. Com a construção deste trabalho concluiu-se que o conceito vidalino de gênero de vida, apesar da sua modificação a posteriori para modo de vida, ainda é utilizado por alguns autores na contemporaneidade como aporte para análise em suas pesquisas, todavia, tornou-se algo “periférico” no bojo da ciência geográfica atual.
- ItemProblemas causados pela falta de planejamento urbano no loteamento Fulô Rocha Do Município De Presidente Tancredo Neves – BAHIA(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos, Autor Tayane Pereira dos; Araújo, James AmorimO presente trabalho tem como objetivo revelar como o uso e ocupação do solo sem planejamento causam problemas no Loteamento Fulô Rocha no Município de Presidente Tancredo Neves – Bahia. Os objetivos específicos determinados para esta pesquisa foram: fazer o levantamento da história fundiária do loteamento; levantar a infraestrutura e serviços do loteamento e observar como os moradores lidam com os problemas de infraestrutura e serviços. Para elaboração desta pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de fontes, em sites, livros, artigos científicos, sobre a temática planejamento urbano; a pedalita, um formulário para fazer o levantamento de infraestrutura e serviços da área de estudo; registros fotográficos; e entrevistas semiestruturada com nove moradores da localidade. Após a coleta de dados, para melhor entendimento, foi demonstrado quadros que apresentam a infraestrutura e serviços que o loteamento possui, além de algumas fotografias da localidade. Posteriormente fez-se a análise e discussão dos dados adquiridos. Concluiu-se que é nítida a falta de planejamento em todo loteamento, e até então nada foi feito pelo poder público para melhorar as condições de vida dos moradores, e que a falta de coletividade e/ou de conhecimentos de seus direitos acarretam no comodismo dos moradores, visto que os mesmos não se mobilizam para buscar por melhorias para o lugar onde vivem.