Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10 por Orientador "Fortuna, Jorge Luiz"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividade antimicrobiana do extrato de sementes de Fevillea trilobata L. (Cucurbitaceae), encontrada na Mata Atlântica do extremo sul da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-22) Souza, Jéssica Silva; Fortuna, Jorge Luiz; Oliveira, Gisele Lopes de ; Santana, Raianne PaixãoSementes de Fevillea trilobata L. apresentam elevado potencial para extração de óleo, tanto pela quantidade quanto pela qualidade de seus constituintes, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antinociceptivas, sem apresentar toxicidade in vitro ou in vivo. O uso popular de Fevillea é amplo e diversificado. Suas sementes são usadas em preparações medicinais para o alívio de reumatismo, inflamações e distúrbios digestivos, além de apresentarem atividade purgativa e tônica. A resistência de microrganismos a múltiplas drogas vem aumentando significativamente nos últimos anos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos, gerando a necessidade urgente de novas alternativas terapêuticas. Com isso, extratos e óleos vegetais têm se mostrado fontes de diversidade molecular, apresentando diferentes mecanismos de ação antimicrobiana. Tais dados indicam a necessidade de se buscar novas estratégias para combater a resistência aos antimicrobianos, bem como a descoberta e desenvolvimento de novos compostos ativos. Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar a atividade antimicrobiana de F. trilobata a partir de óleos essenciais (OE) e óleos fixos (OF) extraídos de suas sementes, frente aos microrganismos Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans. Para a extração do OE aplicou-se a extração por arraste a vapor (hidrodestilação), utilizando um Clevenger. Para a extração do OF, utilizou-se, separadamente, os solventes hexano e etanol, utilizando o Soxhlet. Tanto o OE quanto os OF foram diluídos com Dimetilsulfóxido (DMSO) em diferentes concentrações: 100%; 50%, 25% e 12,5%. Após as diluições, discos de papel de filtro esterilizados (com 6,0 mm de diâmetro) foram umedecidos com 20 μL com as respectivas diluições dos OF e OE. O Teste de Sensibilidade Antimicrobiano (TSA) foi avaliado pela técnica de difusão de discos em meio de cultura sólido Ágar Müeller Hinton (AMH). O OE não apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos testados. Os OF (a partir de hexano e etanol) apresentaram atividade antimicrobiana contra C. albicans e E. coli, porém, não apresentaram efeito inibidor no crescimento de S. aureus em nenhuma de suas concentrações. Os resultados apresentados, em relação à atividade antimicrobiana dos OF e OE de F. trilobata, demonstraram que estes óleos possuem potencial ação contra microrganismos patogênicos, tais como E. coli e C. albicans.
- ItemFungos gasteroides (basidiomycota) da trilha do macaco-prego no Parque Nacional do Descobrimento(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Azevedo , Rhuan Bertoso; Fortuna, Jorge Luiz; Lopes, Márdel Miranda Mendes; Figueiredo, Bianca VicenteFungos gasteroides são aqueles que produzem seus esporos internamente, liberando-os apenas após a maturação. Os principais representantes são conhecidos popularmente como “estrelas-da-terra”, “bufas-de-lobo”, “ninhos-de-passarinho” e “gaiolas-de-bruxa”. Possuem morfologia bastante variável em tamanho e formato de seus basidiomas. A Mata Atlântica configura um dos cinco principais hotspots para a conservação da biodiversidade do mundo, abrigando mais de metade da Funga conhecida para o Brasil. No entanto, é considerado hoje um dos biomas mais devastados e ameaçados do planeta. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de fungos gasteroides coletados na trilha do Macaco-Prego, fragmento de Mata Atlântica no município de Prado, Bahia. Os espécimes foram coletados em quatro diferentes incursões entre junho de 2023 e julho de 2025. A trilha está localizada no Parque Nacional do Descobrimento, caracterizada por floresta ombrófila densa. Para a coleta de espécimes utilizou-se a técnica de amostragem oportunística. A identificação foi realizada por meio de comparações de aspectos macroscópicos e microscópicos e consulta de literatura científica especializada. Foram identificados 16 dos 17 fungos gasteroides coletados: Cyathus berkeleyanus (Tul. & C. Tul.) Lloyd, Cyathus pallidus Berk. & M.A Curtis, Cyathus intermedius (Mont.) Tul. C. Tul., Cyathus albinus Accioly, R. Cruz & Baseia, Cyathus sp., Geastrum saccatum FR., Geastrum fimbriatum FR., Geastrum lloydianum Rick, Geastrum sp. 1, Geastrum sp. 2 e Lycoperdon fuligineum Berk. & M. Curtis. Foram identificados três novos registros para o estado da Bahia: Cyathus pallidus, Cyathus intermedius e Cyathus albinus. Tais registros representam uma contribuição para o conhecimento da diversidade de fungos gasteroides na região, ressaltando a importância e necessidade de novos estudos voltados à taxonomia e ecologia da Funga gasteroide em áreas da Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia. Além do mais, os fungos depositados na micoteca poderão servir de base para comparações e novos estudos relacionados, contribuindo para o avanço de novas pesquisas na área.
- ItemIdentificação de Macrofungos Encontrados na Trilha do Cipó - Fragmento da Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Bandeira, Diego Santos; Fortuna, Jorge Luiz; Lopes, Márdel Miranda; Figuereido, Bianca VicenteOs macrofungos desempenham funções ecológicas vitais e representam uma parcela significativa da biodiversidade em ecossistemas florestais. O presente estudo teve como objetivo realizar o levantamento e a identificação dos macrofungos presentes na Trilha do Cipó, um remanescente urbano de Mata Atlântica localizado no município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. As coletas foram realizadas através do método de amostragem oportunística e a identificação taxonômica baseou-se na análise de caracteres morfológicos macro e microscópicos, confrontados com a literatura especializada. Os resultados obtidos revelaram uma importante riqueza de espécies, com predominância marcada do filo Basidiomycota, representado pelas famílias Polyporaceae, Geastraceae, Marasmiaceae, Agaricaceae, Pluteaceae, Pleurotaceae, Entolomataceae, Ganodermataceae, Gomphaceae, Physalacriaceae, Hydnaceae e Dacrymycetaceae. Em menor proporção, mas com igual relevância taxonômica, foram registrados representantes do filo Ascomycota, distribuídos nas famílias Xylariaceae e Sarcoscyphaceae. Destacam-se, neste levantamento, os primeiros registros para o Estado da Bahia das espécies Myriostoma coliforme (Dicks.) Corda e Calocera cornea (Batsch) Fr., evidenciando a importância biogeográfica do fragmento. Este é um estudo inédito do levantamento de macrofungos da Trilha do Cipó. Os resultados ajudam a conhecer melhor a biodiversidade local e reforçam a necessidade da proteção a este fragmento de Mata Atlântica.
- ItemMicobiota de três diferentes tipos de solo: floresta preservada, bosque planejado e pasto.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Lima, Ulisses Bezerra de; Fortuna, Jorge Luiz; Neves, Frederico Monteiro; Oliveira, Luciana Gomes deA análise dos habitats de ocorrência dos fungos configura-se como um estudo de verificação das propriedades dos ambientes que podem comportar uma alta diversidade de integrantes deste grupo e trazer a compreensão da relevância de se manter o meio ambiente livre das ações antrópicas. Este trabalho teve como objetivo enumerar e comparar a micobiota de três tipos diferentes de solo: floresta preservada; bosque planejado e pasto. As coletas das amostras de solo ocorreram na área onde se encontra o Projeto Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, localizado na cidade de Teixeira de Freitas-BA. O local foi escolhido por apresentar os três tipos de solo (fragmento de floresta, bosque planejado e pasto) com as características procuradas para o desenvolvimento do estudo. Foram realizadas cinco incursões para a coleta das amostras de solo, sendo uma coleta por mês, no período de junho a outubro de 2024. A coleta do solo foi feita de forma aleatória em cinco diferentes pontos dos três diferentes solos. As amostras de solo foram coletadas aleatoriamente com a utilização de uma cruzeta que era lançada em cada uma das áreas, e a partir dela eram coletadas as amostras. Para a enumeração de colônias fúngicas utilizou-se o método da diluição decimal em série (10-1 a 10-3 ) em Solução Salina Peptonada (SSP) a 0,9%. Após as diluições, placas de Petri contendo Ágar Batata Dextrose (ABD) e Ágar Rosa Bengala (ARB) foram inoculadas (técnica spread plate) e incubadas em estufa B.O.D. a 28°C/5-7 dias. Após este período foram feitas contagens em placas para determinar qual área produziu a maior quantidade de colônias fúngicas. Verificou-se que a área de bosque, tanto nas amostras de ABD, como as de ARB, apresentava maior formação de Unidades Formadoras de Colônia por grama (UFC/g). Através deste estudo pôde-se constatar que a preservação ambiental está relacionada com a presença e manutenção da micobiota do solo que presta muitos serviços ambientais como ciclagem de nutrientes, biorremediação de solos degradados e manutenção de ecossistemas terrestres.