Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10 por Orientador "Coswosk, Édila Dalmaso"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação para a conservação da fauna silvestre em unidades de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia: a produção de uma coleção de materiais educativos.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-12) Santos, Flávia Rosa dos; Coswosk, Édila Dalmaso; Gomes, Ivo Fernandes; Martins, LizianeConsiderando que a Educação Ambiental é essencial para a conservação da biodiversidade, este trabalho buscou elaborar uma coleção de materiais educativos para a proteção da fauna silvestre em Unidades de Conservação (UCs) federais de proteção integral da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, com análises das listas de espécies das UCs e a criação de 7 Histórias em Quadrinhos (HQs) de espécies cinegéticas. Os resultados revelam que a elaboração de HQs tem potencial de informar o panorama da diversidade biológica local de forma mais didática e instrutiva para a sociedade. Além disso, sugere-se a continuidade da produção de materiais semelhantes, também voltados para a flora das UCs, sobretudo aquelas ameaçadas de extinção.
- ItemEvasão dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB- campus X durante a pandemia de covid-19.(Universidade do Estado da Bahia Campus X, 2024-12-19) Bonatto, Lorrane Stephani Sena; Muniz, Danielle de Jesus; Coswosk, Édila Dalmaso; Martins, Liziane; Gomes, Ivo FernandesO presente estudo tem como objetivo geral investigar os motivos que levaram os Universitários a se evadir do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus X no período de Covid 19. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: verificar quais impactos que a pandemia trouxe na vida acadêmica desses estudantes; analisar o público alvo através do levantamento de dados sociais e econômicos; compreender os suportes que a universidade poderia ter utilizado para a permanência dos mesmos. Como metodologia para este trabalho utilizou-se o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter interpretativa conforme seus objetivos. Utilizando-se da abordagem qualitativa, o estudo investigou os motivos da evasão de estudantes do curso de Ciências Biológicas durante a pandemia, incluindo uma análise dos impactos da pandemia na vida acadêmica desses alunos, a identificação do perfil dos estudantes e a avaliação dos suportes que a universidade poderia ter oferecido para enfrentar a situação. Tendo em vista os aspectos apresentados, conclui-se que o delongamento no retorno às atividades presenciais e a falta de recursos financeiros, juntamente com a interrupção repentina das aulas durante a pandemia, tiveram impactos significativos na vida acadêmica dos discentes, aumentando a probabilidade de desistência.