Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica) por Orientador "Cruz, Maria de Fátima Berenice da"
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- ItemRecordar é preci[o]so: Memórias da cultura afro-brasileira no PROESP/LETRAS no Pólo de Alagoinhas-Ba(Universidade do Estado da Bahia, ) Reis, Iramayre Cássia Ribeiro; Cruz, Maria de Fátima Berenice da; Paes , Maria Neuma Mascarenhas; Cruz, Antonio Roberto Seixas daEste trabalho considera a importância do docente como agente fundamental do processo de (re)construção da identidade étnico-racial nos espaços escolares e traz reflexões que estão pautadas no acesso à literatura e na participação de eventos afins a esta temática. Nesta direção e a partir de tais reflexões, os questionamentos que guiam esta investigação são os seguintes: “Como essa formação preparou as professoras egressas do Curso de Letras do PROESP/Letras - Alagoinhas para lidar com o dispositivo legal, Lei Nº 10.639/2003, que altera a LDBEN?” e “Como estas professoras lidam com os saberes teóricos-científicos para a construção de um currículo que contemplem a temática das relações étnico-raciais e a história e a cultura afro-brasileira em suas práticas pedagógicas?”. Assim, o objetivo geral da pesquisa é investigar de que forma as professoras egressas do Curso de Letras do PROESP/Letras - Alagoinhas lidam com os conhecimentos teórico-científicos construídos sobre a Cultura Afro-Brasileira a partir da presença/ausência nas práticas pedagógicas e, caminhando na direção de alcançar este objetivo, os específicos implicam em: discutir o lugar da educação escolar nos movimentos sociais negros e, em especial, no VIII Encontro de Negros do Norte-Nordeste; refletir sobre os dispositivos legais que tratam sobre a educação das relações étnico-raciais numa perspectiva de política curricular; caracterizar o PROESP/Letras oferecido pela UNEB e a disciplina Cultura Afro-Brasileira e, por fim, identificar os saberes mobilizados/trabalhados pelas professoras egressas do PROESP/Letras relacionados à Cultura Afro-Brasileira no contexto de suas práticas pedagógicas. Do ponto de vista do caminhar metodológico, a natureza social deste trabalho segue os propostos da pesquisa de abordagem qualitativa e faz uso da entrevista semi estruturada, do diário de campo e do procedimento de análise documental qualitativa. Assim, a construção das veias argumentativas desta investigação deu-se em consonância com as produções discursivas que tratam das relações étnico-racias e da formação de professores e práticas pedagógicas com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei Nº 10.639/03. Desse modo, o trabalho, primeiro, empreende uma discussão em torno dos seus caminhos metodológicos e discursivos. Em seguida, estabelece uma relação, de forma panorâmica, entre os movimentos negros e a educação escolar dando destaque ao protagonismo destes movimentos na luta antirracista e em prol do reconhecimento da diversidade étnico-racial no espaço escolar. No terceiro momento, trata de dispositivos legais após a Lei Nº 10.639/2003 enquanto instrumentos para uma nova política curricular dando destaque para as DCN’s para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o Parecer CNE/CP 003/2004 e o Plano Nacional de Implementação destas Diretrizes. Por fim, procura estabelecer uma relação entre a formação docente e as práticas pedagógicas enquanto espaços para a descolonização do ensino na perspectiva desta relação promover novos caminhos para a educação das relações étnico-raciais construindo subjetividades mais democráticas. Neste caminhar, a pesquisa conclui que a Lei Nº 10.639/2003 só será eficaz na medida em que se introduzam mudanças significativas nos processos de formação inicial e continuada de docentes uma vez que estes constituem o caminho pelo qual os propósitos da Lei serão efetivados, sendo seu papel preponderante para que se problematize como o preconceito e a discriminação são construções históricas, culturais e sociais que são (re)produzidos ao longo dos tempos.