Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Hetkowski, Tânia Maria"
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- ItemAlimentação escolar e agricultura familiar: um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães - Ilha de Bom Jesus dos Passos /Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Santos Filho, Manoel dos; Nascimento, Antônio Dias; Hetkowski, Tânia Maria; Oliveira, Tereza Cristina de Oliveira e; Santos, Luciano CostaA presente dissertação buscou investigar como a inserção dos produtos da Agricultura Familiar introduzidos na Alimentação Escolar pode fortalecer a Cultura Alimentar local, junto aos discentes da Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, da comunidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos – Salvador/BA. Assim, a Agricultura Familiar é concebida como constructo teórico e ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais, potencializando a economia solidária e alimentação saudável, em vários aspectos, nas escolas das redes públicas. Esta perspectiva tem como base o entendimento da importância da Agricultura Familiar na composição da Alimentação Escolar, sua representatividade e herança sociocultural nas comunidades, nas quais o alimento escolar pode proporcionar ao estudante da rede de ensino público essa afinidade, cumplicidade e entrosamento cultural. A sua metodologia expressa uma pesquisa qualiquantitativa. Em relação ao objetivo, a mencionada pesquisa é descritiva e exploratória, qualificada e caracterizada no estudo de caso, apropriando-se da utilização da coleta de dados, e executada por intermédio de observações in loco. Para tanto, procedemos à aplicação de entrevistas e questionários, com consulta a documentos, bem como observações no ambiente pesquisado. Neste processo, a partir dos parâmetros estabelecidos pela norma vigente, buscamos investigar como se efetiva a incorporação dos produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar dos alunos da escola em comento, bem como examinar as dimensões das políticas públicas de Agricultura Familiar e Cultura Alimentar local. Em seguida, e a partir da análise dos dados coletados, concluímos que os produtos adquiridos da Agricultura Familiar, que compõem o cardápio da Alimentação Escolar desse estabelecimento de ensino pesquisado, associados às práticas da Cultura Alimentar e a Alimentação Escolar servida nesta escola, proporcionam benefícios a essa comunidade estudantil. Os resultados obtidos nesta pesquisa comungam e se coadunam com o referencial teórico aqui traçado e exibido. Ressalte-se que, o presente estudo não pretendeu ter o condão de esgotar o debate sobre a temática traçada, mas, principalmente e sobretudo, contribuir com diversos e novéis elementos, buscando e perseguindo abordagens distintas sobre o tema aqui tratado. Como a discussão sobre a temática é extensa e complexa, novos e mais estudos são indispensáveis para adquirir, buscar e alcançar outros elementos e dados que fortaleçam e enriqueçam as propostas de estudo e discussão, no que tange ao tema aqui evidenciado, sobre o qual, ainda, há muito o que dizer.
- ItemComunidade científica e tecnologias digitais: estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Lima, Marilu Dias de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, José Antônio Carneiro; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Alves, Ana Kátia dos SantosA pesquisa teve como premissa, os fundamentos do processo formativo do professor da Educação Básica da Rede Pública a partir da concepção epistêmica sobre processos tecnológicos adotada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O foco da investigação partiu do pressuposto de que a tríade Programas, Linhas e Grupos de Pesquisa dessa instituição se constituía como uma possibilidade de firmar uma Comunidade Científica, com potencial de ser uma rede formativa de professores(as) da Educação Básica, voltada para os processos tecnológicos. Com a temática Comunidade Científica e Tecnologias Digitais, foi possível elaborar um estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da Rede Pública. A questão central abordada foi: como a Comunidade Científica — PPGEduC e GESTEC, Linhas e Grupos de Pesquisa — influenciou a formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos? Com o intuito de responder, o objetivo geral foi analisar como essa Comunidade Científica influenciou na formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos. Os objetivos específicos foram: identificar a base epistêmica da Comunidade Científica da UNEB que trata da categoria dos processos tecnológicos na formação de professores(as) em nível stricto sensu; descrever a apropriação do conceito de processos tecnológicos pelos professores(as) da Educação Básica da Rede Pública egressos da formação stricto sensu, explorada pela Comunidade Científica da UNEB; bem como apresentar a repercussão do conceito de processos tecnológicos na formação dos professores(as) da Educação Básica. As categorias teóricas elencadas foram as Comunidades Científicas, a Formação de Professores da Educação Básica da Rede Pública em nível stricto sensu e os Processos Tecnológicos a partir de visão filosófica e antropológica. Para fundamentação desta dissertação, os pressupostos teóricos foram baseados, entre outros, na Filosofia – Bianchetti (2014; 2017; 2022); Castells e Cardoso (2005); Deleuze e Guattari (1995); na Formação Continuada – Nóvoa (2020); Freire (1980; 2019); Cunha (2015); nos Processos Tecnológicos – Hetkowski (2004; 2010); Hetkowski e Lima Júnior (2006); Lima Júnior (2004); nas Comunidades Científicas – Trigueiro (2001); Le Coadic (2004); e Kuhn (2018). A abordagem metodológica foi baseada no Estudo de Casos Múltiplos, tecido por Yin (2015), e o lócus da pesquisa foi a UNEB. Os sujeitos da pesquisa, parceiros em colaboração, foram os mestres e doutores egressos dos Programas e que atuam na docência da Educação Básica da Redes Públicas da Bahia. Os procedimentos (a)bordados envolveram a análise das ementas das disciplinas obrigatórias dos Programas PPGEduC e GESTEC da UNEB. A análise ocorreu através de um mapeamento analítico, com um software de análise de dados textuais, através do estudo de similitude, o IRaMuTeQ, e foi redigida em função das respostas dos sujeitos da pesquisa, requisitados via questionário online. Também foi utilizado o aplicativo de diagramação Lucidchart para gerar um mapa mental, com encadeamento dos pontos-chave das dissertações e teses dos egressos. As (in)conclusões obtidas na pesquisa foram apresentadas através de um Relatório de Estudo de Casos Múltiplos, composto pelas sínteses cruzadas das análises dos bor(dados) para identificar relações comuns entre eles.
- ItemConceito-Ação de Educação Científica e Ensino de Ciências no Contexto do Projeto a Rádio da Escola na Escola da Rádio no Colégio da Policía Militar da Bahia – CPM Dendezeiros /Ba(2017-07-07) Santos, Esiel Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Oliveira, Marcelo Souza; Burnhan, Teresinha Fróes; Sales, Mary Valda SouzaDevido à importância que a Ciência vem assumindo na sociedade atual, mais especificamente no que tange aos processos que dizem respeito a Educação, a Ciência e a Tecnologia, sobretudo na Educação Básica brasileira, o presente trabalho apresenta uma proposta de discussão e entendimento outro a respeito dos termos “Educação Científica” e “Ensino de Ciências” partindo do contexto específico das ações realizadas no lócus da presente investigação, o Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM Unidade Dendezeiros) - em parceria com o grupo de pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na execução do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio: Resgate e Difusão de Conhecimentos Sobre os Espaços da Cidade de Salvador/Ba” - por meio da construção da ideia de “conceito-ação”. Tal discussão dos termos se faz necessária para a ampliação da compreensão dos contextos mais atualizados a respeito da importância que a Ciência tem para os processos educacionais e formativos, tanto quanto a Educação tem para a construção de uma nova perspectiva de Ciência. Para possibilitar essa construção teórica, a metodologia adotada se deu pelo misto da revisão bibliográfica e da literatura; da estratégia de “conceito-ação”, levando em consideração as propriedades semânticas dos termos, o Discurso que se inscreve na literatura, e o Contexto no qual as referidas terminologias estão em “ação”. Através da aplicação de um breve questionário houve a possibilidade de realizar o contraste dessa discussão teórica com o que foi colhido como informação no lócus da investigação sobre a maneira como a comunidade de estudantes do Ensino Médio do CPM (Dendezeiros), sujeitos dessa pesquisa, conhecem, compreendem e significam a ciência e a Educação Científica em sua escola. Deste modo, foi possível identificar as razões pelas quais as terminologias “Educação Científica” e “Ensino de Ciências” vêm sendo tratadas como sinônimos ao longo do tempo nas relações entre a Ciência e a Educação aqui no Brasil, os contextos aos quais ambos seriam melhor empregados diante de contexto mais específico, e a efetividade institucional de ações de Educação Científica por meio do projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio no CPM Dendezeiros.
- ItemEducação geográfica e geotecnologias: construindo estratégias à compreensão do lugar no ensino fundamental(2015-05-30) Pereira, Inaiá Brandão; Hetkowski, Tânia Maria; Faria, Marcelo Oliveira de; Couto, Edvaldo Souza; Brito, Francisco Jorge de OliveiraOs estudos refentes à construção e reflexão das práticas da geografia escolar estão ganhando cada vez mais notoriedade e espaço no meio acadêmico, principalmente quando se referem ao Ensino Fundamental. Dentre as diversas discussões, encontram-se ações em busca de uma concepção de Educação Geografica, baseada na valorização das experiências dos sujeitos à elaboração de um “olhar geográfico” sobre as dinâmicas socioespaciais. Este fato coloca em destaque a valorização do Lugar como proposição basilar para a composição de estratégias e práticas à estruturação de um conhecimento geográfico. Neste contexto, é crescente também, os estudos sobre as Geogtecnologias na articulação de práticas de ensino, destacando suas potencialidades ao entendimento das dinâmicas socioespaciais. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como os princípios geotecnológicos articulados a construção de estratégias de ensino, no desenvolvimento do Projeto Kimera: cidades imaginárias, podem possibilitar o entendimento do Lugar à potencialização da Educação Geográfica junto aos estudantes do 5º e 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Salvador/BA – Escola Álvaro da Franca Rocha. Para isso, os pressupostos metodológicos perpassam pelos aspectos da pesquisa qualitativa, subsidiados pela Pesquisa Participante, no qual destacamos a peculiaridade dos processos de colaboração que a constitui. Assim, os processos que resultam dessa pesquisa, são expressados nos encontros formativos com os estudantes, assim como nas dinâmicas na rede de ações junto à escola, no contexto de desenvolvimento do jogo-simulador e nas demais atividades do projeto Kimera, os quais possibilitaram a construção de estratégias articuladas com as potencialidades das geotecnologias e seus princípios (a exemplo de mapas mentais, roteiros, imagens de satélites, jogos-simuladores, mapas, etc.), constituindo um entrelaçamento entre as discussões teóricas e a prática, ampliando os conceitos e as redes de interlocução dessa proposta de pesquisa. A partir dessas proposições, construíram-se possibilidades em busca de outras perspectivas à Educação Geográfica, bem como às potencialidades das geotecnologias nesse processo.
- ItemGoogle for education: implantação do projeto escolab no município de Salvador/BA(2020-07-30) Cilindro, Taise Passos; Hetkowski, Tânia Maria; Couto, Edvaldo Souza; Nascimento, Fabiana dos Santos; Bitencourt, Elias CunhaEsta dissertação atenta para o crescente fenômeno que ocorre nas instituições de ensino público, privado, nas escolas e universidades, acerca das parcerias com os serviços corporativo Google for Education, em escala mundial. No município de Salvador/BA, três Escolas Laboratório (EscoLabs) foram inauguradas se apresentando como parceiras do Google. A partir disso, o estudo trouxe como questionamento: Como foi implantada a proposta do Google for Education nas EscoLabs e os processos formativos, operacionais e de infraestrutura para a implementação na Rede Pública de Salvador? A temática envolve discussões sobre Políticas Públicas, Tecnologias Digitais na escola e as Redes Públicas de Educação Básica, trazendo à tona o cenário vigente da cultura digital que abarca a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância. Por isso, o objetivo da pesquisa foi compreender os propósitos do Google for Education e sua implementação através das EscoLabs no Município de Salvador/BA analisando o uso das ferramentas digitais nos processos educativos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso Descritivo, na EscoLab Boca do Rio, e foram realizadas observações direta e entrevistas semiestruturada com professores, gestores e um funcionário da Secretaria Municipal da Educação do Salvador. A implantação da proposta do Google for Education nas EscoLabs se configurou em uma política pública verticalizada, pois, as tomadas de decisões dos elaboradores não partiram das discussões junto com a comunidade escolar, e os serviços corporativos nos processos educativos serviram como repositório de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de formações docentes que discutam conceitos sobre o cenário da cultura digital que envolvem a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância, além do monopólio das corporações de TI e o seu fenômeno abrangente nas instituições de ensino.
- ItemInclusão sociodigital no contexto das políticas públicas: um estudo de caso nos CDCS do Estado da Bahia(2010-08-31) Barbosa, Bernadete de Lourdes Oliveira; Hetkowski, Tânia Maria; Alves, Lynn Rosalina Gama; Boneti, Lindomar Wessler; Durli, ZenildeA presente pesquisa é o resultado de uma proposta apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, com o intuito de realizar uma investigação que aponte como as políticas públicas do Programa de Inclusão Sociodigital (PISD) norteiam as ações em um contexto em que reside o conflito de interesses dos movimentos de influência. Esses conflitos acabam por dificultar a efetivação da inclusão sociodigital proposta no Programa. Nesse sentido, a abordagem qualitativa contribuiu para investigar esse estudo de caso (PISD), através de entrevistas semiestruturas e análise de conteúdo. As entrevistas aconteceram em oito Centros Digitais de Cidadania (CDCs) implantados em instituições mantenedoras de diferentes perfis social (CSU, Escola, Biblioteca e Igreja), localizadas nas comunidades da cidade de Salvador-Bahia. Os depoimentos foram obtidos de colaboradores e funcionários dos CDCs, indicados no PISD como sendo monitores e gestores. Também tivemos a colaboração da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), coordenadora desse Programa, fornecendo documentos e informações. O presente estudo acenou para a relevância da efetivação das políticas públicas do PISD, uma vez que a nãoefetivação pode comprometer a identificação de mecanismos e ações que possam promover a inclusão sociodigital. Contudo, a questão da inclusão sociodigital é difusa neste cenário, uma vez que não se faz presente no campo da pesquisa, tampouco no próprio documento que norteia o programa, em virtude dos conflitos de interesse que existem dentro desses CDCs.
- ItemMundos virtuais no minecraft: dinâmicas geotecnológicas no espaço da escola pública(2019-06-28) Correia, Leandro Coelho; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Rosemary Lacerda; Nascimento, Fabiana dos Santos; Dias, Josemeire Machado; Alves, Lynn Rosalina GamaO desenvolvimento da capacidade crítica pelos estudantes rumo a uma postura autônoma e transformadora da sua própria realidade é um elemento fundamental para a formação de uma sociedade cidadã e eticamente fundamentada. A concepção social do espaço geográfico é uma perspectiva importante que permite a reflexão sobre a realidade do espaço do aluno pelo próprio aluno. As geotecnologias e os jogos digitais têm se mostrado importantes tensores nesse contexto, potencializando experiências reflexivas sobre o espaço da/na escola. O Minecraft é um jogo comercial, baseado nos conceitos de mundos virtuais e jogos de mundo aberto (sandbox) que vem sendo utilizado em contextos educacionais desde seu lançamento, em 2009. O jogo se destaca pelo alto grau de flexibilidade de atuação oferecido ao jogador e pela complexidade da rede de produção de representações que o compõe. Esta pesquisa analisou o potencial geotecnológico do Minecraft, sua capacidade de promover uma reflexão crítica sobre o espaço, com alunos do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Munícipio de Salvador-BA. A abordagem metodológica se fundamentou na pesquisa participante e foi efetivada através de encontros formativos, com os alunos, na escola. Os resultados alcançados evidenciaram que os estudantes puderam, através do Minecraft, vivenciar, refletir e discutir questões de natureza socioespacial, confirmando o potencial geotecnológico do Minecraft.
- ItemA Ouvidoria como Agente de Interlocução nas Universidades Públicas e Privadas(2017-09-15) Oliveira, Thaís Deiró Urpia Lasse; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Aliger dos Santos; Benevides, Tânia Moura; Souza, Constância Maria Borges; Pimenta, Lidia BoaventuraO presente trabalho tem por objetivo é analisar o papel das ouvidorias, no contexto universitário, através das estratégias de atuação adotadas pelas Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento da cidadania e aperfeiçoamento democrático, em instituições públicas e privadas, destacando elementos que auxiliem na potencialidade à melhoria e qualidade dos serviços oferecidos, mobilizando a adoção de métodos e técnicas mais eficazes de planejamento estratégico destas instituições. Para tanto faremos uso também de objetivos específicos como compreender a missão e os processos formativos educacionais da Universidade às comunidades, contextualizando os canais de comunicação entre sujeitos universitários; pesquisar a função e o papel do Setor de Ouvidoria de duas Universidades de Salvador, a partir dos conteúdos dirimidos pelos sujeitos da comunidade acadêmica; investigar a relação Universidade x Ouvidoria e verificar como se estabelece o diálogo entre esse setor e a comunidade universitária e os mecanismos para ampliação dos canais de comunicação; compreender como a ouvidoria pode ser um instrumento de gestão em uma Instituição de Ensino Superior. As Ouvidorias são agentes de interlocução entre o cidadão e as instituições de ensino, pautando-se nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, atuando como instrumento de participação na gestão democrática e como representantes legítimas dos interesses destes, portanto um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social. O estudo de abordagem qualitativa é de caráter exploratório. Na coleta de dados, utiliza-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com os ouvidores. A interpretação dos dados será feita através da análise descritiva.
- ItemPolíticas públicas de emancipação digital: possibilidades e avanços à inclusão sociodigital no Estado da Bahia(2008-01-09) Borges, Luzineide Miranda; Hetkowski, Tânia Maria; Lima Junior, Arnaud Soares de; Silva, Cleverson Suzar; Boneti, Lindomar WesslerFrente às implicações contemporâneas no contexto da sociedade da informação, as políticas públicas de emancipação digital requerem um olhar crítico e reflexivo acerca das suas intencionalidades e objetividades. É importante ressaltar que as políticas públicas são resultantes de uma dinâmica de interesses adotada no todo da sua trajetória, da elaboração à efetivação. Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como objeto de estudo as políticas públicas de emancipação digital, analisando os avanços e possibilidades na inclusão sociodigital. O objetivo geral deste estudo foi pesquisar as políticas públicas de emancipação digital como possibilitadoras de democratização e acessibilidade à sociedade em rede (internet) no Estado da Bahia, investigando as ações difundidas pelo Programa de Inclusão Sociodigital da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, dialogando com pesquisadores como Boneti (2006), Lévy (1998), Castells (1999), Santos (2006), Sousa Santos (2002) e Freire (1997). Para alcançar tal objetivo foi utilizado como procedimento metodológico o Estudo de Caso, o qual permitiu compreender e descrever o objeto de pesquisa, respeitando o contexto no qual está inserido e os impactos deste projeto em todo o Estado. Emancipação digital significa efetivar os excluídos digitais na sociedade da informação, por meio de políticas que visem ao seu crescimento sustentável de forma colaborativa e gradativa, não com medidas emergenciais e paliativas.
- ItemPolíticas públicas educacionais: um estudo sobre formação de professores e tic na cidade de Juazeiro-BA(2014-09-30) Lopes, Verbena Mourão; Hetkowski, Tânia Maria; Sales, Marcea Andrade; Bonilla, Maria Helena SilveiraEsta pesquisa nasce da inquietação que se estabelece entre o universo da universidade e o chão da escola publica do ensino fundamental no interior da Bahia, na cidade de Juazeiro, entendendo ser o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento necessário constituído entre os sujeitos e o mundo, numa rede de significados que é proposto no contexto contemporâneo da sociedade em rede. Portanto, propõem-se nesta dissertação intitulada “Políticas Publicas Educacionais: Um estudo sobre a formação de professores e TIC na cidade de Juazeiro-BA”, adotando como o problema da pesquisa a identificação de como as políticas educacionais voltados para as TIC implementadas no município de Juazeiro - Bahia, e a formação de professores oferecidos pelo curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas - DCHIII estão reverberando nas praticas docentes dos egressos do referido curso. Toma-se como objetivo geral, identificar como se dá as práticas de ensino com as tecnologias de informação e comunicação de um grupo de egressos do curso de pedagogia do DCHIII, nas escolas municipais de Juazeiro. Foram estabelecidos três objetivos específicos, nesse sentido: Identificar as políticas educacionais associadas às Tecnologias de Informação e Comunicação, implementadas no município de Juazeiro; Analisar o currículo de formação de professores do curso de Pedagogia-Licenciatura da UNEB do núcleo de educação e comunicação; Refletir sobre as dificuldades/possibilidades que existem para os professores egressos do Núcleo de Educação e Comunicação em exercício na educação básica para o ensino com/para/através das Tecnologias de Informação e Comunicação. Enquanto estratégia de pesquisa,foi utilizado o modelo de estudo de caso,atendendo o como? e o porquê? da pesquisa focalizando os acontecimentos contemporâneos, utilizando os procedimentos metodológicos da observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Essa discussão está aportada em alguns conceitos básicos, tais como: políticas públicas educacionais, tecnologias de informação e comunicação, formação de professores etc., a partir das definições apresentadas pelos seguintes teóricos, dentre outros Alves (2012), Amorim (2012), Amora (2011), Aranha (2006), André (2005), Ball (2011), Boneti (2007), Bonilla (2011), Castells (1999), Durli (2008), Freire (1996), Gatti (2010), Hetkowski (2012), Lemos (2003), Levy (1998), Lima Junior (2007), Luckesi (1997) Macedo (2002), Martins (2010), Menezes (2005), Moran (2008), Ribeiro (2002), Oliveira (2010), Pretto (1996), Kenski (2007), Santos (2011), Silva (2011), Soares (1999) entre outros.
- ItemPráticas psicopedagógicas: ações transformadoras do instituto ALUMI mediadas pelas tecnologias digitais(2022-12-06) Conceição, Airí Brandão Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Débora Silva de Castro; Nascimento, Fabiana dos Santos; Pereira, Inaiá Brandão; Bomfim, Natanael ReisEsta pesquisa, com início no ano de 2021 no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está atrelada a linha 4, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e, tem como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias digitais nas Práticas Psicopedagógicas, on-line, realizadas no Instituto ALUMI. Tais práticas vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Voluntárias do Projeto TransformAção, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, sessão Bahia) no Instituto Social Minervina e Aluísio Pereira (ALUMI). Cabe-nos destacar que partindo do cenário pandêmico da não presencialidade das aulas e dos atendimentos psicopedagógicos, as Tecnologias Digitais se fizeram essenciais no andamento das atividades, no contato com as famílias desses sujeitos atendidos pelo Instituto, porém faz-se necessário enfatizar que muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento devido aos problemas com a falta de acesso aos instrumentos tecnológicos, a rede de internet e uso destes nos processos escolares. Com o intuito de analisar essas circunstâncias, utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante, baseada nos pressupostos de Paulo Freire (1996) e Carlos Brandão (2006), na qual foram escutadas, através de Encontros Dialógicos e Entrevistas Individuais, as Psicopedagogas Voluntárias, as famílias e as crianças, o que resultou na análise das questões que permearam os atendimentos na intervenção psicopedagógica comunitária, realizada pelo ALUMI.
- ItemSob a égide da memória: as tecnologias de informação e comunicação na preservação da história das escolas da rede pública de ensino(2016-05-04) Santos, Tarsis de Carvalho; Hetkowski, Tânia Maria; Machado, Maria Cristina Gomes; Sales, Mary Valda SouzaO ato de guardar, registrar os fatos, acontecimentos, são marcas da trajetória dos sujeitos, das sociedades mais primitivas até as mais complexas, que constitui os espaços construídos a partir das vivências dos sujeitos. Com o passar dos anos, a escola é eleita pela sociedade como principal espaço formativo de significativas mudanças que irá promover a transformação nos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais. Assim, se faz necessário valorizar as ações que ocorrem no âmbito da escola, ligadas às histórias e memórias dos sujeitos que a compõem, criando um sentido de identidade e pertença. Portanto, suscita como problema de pesquisa “De que maneira, na contemporaneidade, as TIC podem preservar a memória e difundir as histórias dos alunos e professores da Rede Pública de Ensino, na valorização da escola como lugar de memória?”. Deste modo, o objetivo desta dissertação é investigar a escola como “lugar de memória”, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na potencialização, preservação e valorização das dinâmicas vividas por alunos e professores da Rede Pública de Ensino. Neste ínterim, faz-se necessário compreender a escola como lugar de memória dos sujeitos escolares que nela emergem e interagem, colocando em evidência os elementos que compõem suas dinâmicas sociais, culturais, políticas e inter-relacionais; explorando as especificidades das TIC como elemento potencializador da preservação, difusão e registro das dinâmicas vivificadas pelos sujeitos escolares; mobilizando as ações aplicadas nos subprojetos que compõe o projeto RedePub, através dos registros do cotidiano dos sujeitos que materializam a História da escola de sua criação até os processos contemporâneo. Com a pretensão de redimensionar e agrupar as ações de intervenções nas escolas parceiras adotamos uma bricolagem metodológica a partir da pesquisa aplicada, além da pesquisa documental e histórica, pautada em relatos orais dos sujeitos que vivenciam a escola, análise documental, iconográfica e produção escolar. Como resultados desenvolvemos algumas ações e produtos que estabelecendo uma rede de memória das práticas escolares, aproximando a Universidade da Escola e, desmistificando a universidade como espaço privilegiado de uma minoria, mas como potencial articulador dos interesses da comunidade escolar, com o lugar de pertencimento dos alunos da Rede Pública de Ensino.
- ItemTecnologias intelectuais chat e weblog: modus de produção de linguagem na web(2010-05-21) Barreto, Robério Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Lima Junior, Arnaud Soares de; Baretta, Luciane; Beltrão, Lícia Maria FreireEste trabalho teve como objetivo a investigação do módus de produção de linguagem no chat e weblog pelos cibernautas do Território de Identidade de IrecêBA. Destacou-se nesse processo, a maneira como eles manipulam os signos verbais, visuais e sonoros para a conversação em sua linguagem e código próprios. Dessa maneira, reconheceu-se no processo de pesquisa que é fundamental a compreensão, por parte dos professores de língua portuguesa das escolas públicas e privadas, de que o ciberespaço demanda uma nova forma de fazer e ver a produção de linguagem. Visto que, este, por sua vez é uma reorganização do modo de pensar e agir com a escrita e a oralidade no ambiente do chat e weblog, reconhecendo ainda que são tecnologias intelectuais suportadas pela web. Assim sendo, os cibernautas situam-se como sujeitos produtivos e criativos e que ao fazerem seus discursos em rede, trazem à luz da ciência da linguagem e da educação, novos caminhos para o modus de produção de linguagem. Com efeito, esse estudo fundamentou-se na perspectiva da Filosofia e Ciência da linguagem e associada às Teorias das tecnologias intelectuais e Análise do Discurso. Nesse contexto a questão do chat e weblog como ferramentas às novas concepções de/para um fazer educacional linguístico demandado pela contemporaneidade, a qual, por seu turno, é perpassada pelo ciberdiscurso em que as subjetividades dos sujeitos no ciberespaço são posta à luz das relações sociais estabelecidas nas cibercomunidades, onde os atores comunicantes atuam na emergência e na velocidade da rede, criando-se assim “códigos e linguagens específicas1 ” sob a premissa de que este é um ato sócio-relacional por meio do qual os participantes interagem comunicativamente em ambientes rápidos e que exigem linguagens com tais características. Nesse sentido, problematiza-se a validade do código formal enquanto meio instituinte da escola. No contemporâneo o chat e weblog se firmam como tecnologias intelectuais que usam a linguagem na web como prática real de comunicação e interação, por meio da internet e suas ferramentas de construção e publicização de saberes à sociedade contemporânea que se vê instigada a repensar suas relações com a linguagem de tal modo, que o reconhecimento de que no ciberespaço há o desencadear de múltiplas linguagens e códigos sociolinguísticos específicos e especiais responsáveis pela formação linguístico-discursiva contemporânea. Por fim, o chat e weblog constituem-se em espaços de produção de linguagem contemporânea, concentrando em si a força centrífuga da língua(gem), isto é, por meio da força relacional que a internet exerce sobre a ato de linguagem; os internautas atuam social e linguisticamente nesse espaço por meio do uso do código e linguagens especiais no redimensionamento da produção de saberes, tendo como espaço socializante para isso as lan houses do Território de Identidade de Irecê – BA.