Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Albuquerque, Jader Cristiano Magalhaes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão democrática em uma escola do campo: estudo da Escola Municipal Aurino Fausto dos Santos em Ubaíra-Ba(Universidade do estado da Bahia, 2024-07-23) Santos, Eliene Brito; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhaes de ; Nunes, Eduardo José Ferreira; Santo, Eniel do EspíritoA produção deste trabalho tem como foco analisar a efetivação da Gestão Democrática em uma Escola do campo localizada no Município de Ubaíra-BA. Este terá como questão investigativa conhecer como se dá o desenvolvimento do Processo de implantação da Gestão Democrática na Escola Municipal Aurino Fausto dos Santos, à luz do Plano Municipal de Educação, e em específico da meta 19 e suas respectivas estratégias. O objetivo geral é verificar os processos democráticos que norteiam a gestão da escola Aurino Fausto, em estudo, em específico do ponto de vista dos gestores, auxiliares, professores, conselheiros, pais, alunos e comunidade local. Como objetivos específicos propomos identificar o modelo de gestão democrática adotada na Escola, tecendo uma análise sobre a meta 19 do PME, além de examinar em qual medida o olhar da comunidade local vem sendo desenvolvido no contexto da Meta 19 do PME e do Projeto Político-Pedagógico. Justifica-se com isso que, através de estudos assim, pode-se verificar a evolução das ações de políticas públicas nas escolas do campo na perspectiva de trazer benefícios para a comunidade rural e para as unidades escolares localizadas no campo. Para isso, buscaram-se referências nas principais tendências da pesquisa em Educação do Campo e Gestão Democrática da Educação. Neste caso: Roseli Caldart (2009), Maria Dilneia Fernandes (2018), Marcia Toledo (2021), Vitor Henrique Paro (2010; 2013; 2016), José Carlos Libâneo (2004), além de normativas correlatas aos assuntos, bem como outros pesquisadores que discutem a temática. Os caminhos metodológicos assentam-se numa natureza aplicada exploratória e descritiva, através de uma abordagem qualitativa e procedimentos voltados para a análise documental, de campo e estudo de caso. Por fim, o resultado desta pesquisa demonstrou as concepções de gestão democrática vivenciadas no contexto da escola. Neste sentido, os achados afirmam que, em parte, os resultados encontrados dialogam com os referenciais teóricos estudados. Concluímos, afirmando que tais atividades são desafiadoras e, por isso, tornam os achados destes trabalhos ainda mais relevantes, pois, através dos resultados desta pesquisa, outros atores escolares poderão refletir sobre as diversas contribuições que podem oferecer para a qualidade na educação pública do campo.
- ItemGestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB :um estudo em duas escolas municipais de Lauro de Freitas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Ribeiro, Oseny Amorim; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhaes de ; Conceição, Sérgio; Matos, JoséA presente dissertação tem por objetivo analisar as práticas da gestão escolar e como elas ajudam a explicar os resultados aferidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em duas escolas públicas no município de Lauro de Freitas que obtiveram as melhores notas em sete edições consecutivas no período entre 2007-2019, a partir das dimensões pedagógica, administrativa/financeira e gestão de pessoas. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa e quanto ao objetivo, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, sendo a coleta de dados feita por meio de observações, questionários e entrevistas, bem como da consulta a documentos e observações in loco. Para tanto, busca-se caracterizar as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental das referidas instituições, com ênfase na avaliação, bem como a maneira de gerir os seus processos, por parte das equipes gestoras das respectivas unidades de ensino. A partir da análise dos dados coletados, conclui-se que as ações de gestão das duas escolas pesquisadas influenciaram os resultados do IDEB nas edições de 2007 a 2019, e ainda, que os resultados obtidos revelam que as práticas dos gestores entrevistados coadunam com o referencial teórico que guiou esta pesquisa. O presente estudo não teve a pretensão de encerrar o debate, mas sim contribuir com novos elementos e abordagens diferentes sobre o tema. A discussão é complexa e mais estudos são necessários para buscar mais dados que fortaleçam a discussão em torno do tema. Palavras-chave: Administração educacional; Gestão escolar; IDEB; Educação.