Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Química Aplicada (PGQA)
URI Permanente para esta coleção
O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada do Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Campus I da UNEB é um Mestrado Acadêmico que tem por finalidade a formação de recursos humanos de alto nível que demonstrem comprometimento com o avanço do conhecimento, no que se refere à realização de pesquisas científicas e tecnológicas, para que possam contribuir no processo de desenvolvimento científico e tecnológico.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Química Aplicada (PGQA) por Orientador "Souza, Marluce Oliveira da Guarda"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAproveitamento de sementes de goiaba e/ou cajá na obtenção de fotocatalisadores baseados em óxido de ferro(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-28) Santos, Thaiane Siqueira dos; Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Souza , Alexilda Oliveira de; Santos, Kelly Rodrigues dosResíduos da agroindústria, a exemplo de cajá e goiaba, quando descartados inadequadamente provocam sérios problemas ambientais conduzindo à necessidade de aproveitamento. Há possibilidade de aplicação, em diversos setores tecnológicos, como na obtenção de novos materiais por inserção da biomassa em sínteses de óxidos de ferro para gerar compósitos e aprimorar as propriedades. A síntese por precipitação é um dos métodos que podem ser empregados para produção desses materiais, sendo altamente utilizada por ser de baixo custo, simplicidade de processamento e apropriada para geração de nanopartículas. Neste processo podem ser obtidas distintas fases de óxidos de ferro e ao combinar com biomassa, pode produzir compósitos com propriedades adequadas em processos fotocatalíticos. O objetivo do presente trabalho foi a produção de óxido de ferro na fase goetita em presença da semente de cajá e/ou goiaba, na proporção 1:1, por precipitação alterando os parâmetros da síntese na obtenção de materiais para aplicação na fotocatálise de corantes. As amostras passaram por tratamento térmico a 200°C, sendo codificadas como G, GCA, GGoi e GGCA, e as sem tratamento térmico, codificadas como SG, SGCA, SGGoi e SGGCA. As amostras foram caracterizadas por: Análise Térmica, Difração de Raios-X (DRX), Ponto de Carga Zero e Espectroscopia de Reflectância Difusa. As curvas de DRX dos compósitos mostraram sinais de goetita mal cristalizada e componentes da celulose, mesmo após tratamento térmico, observando-se pequenas diferenças no potencial de cargas na superfície dos compósitos. Os valores de band-gap das amostras possibilitam seu emprego na região do visível em processos fotocatalíticos. Os materiais foram aplicados na fotocatálise do corante azul de metileno (70 mg L-1 ), e conduziram a porcentagens de descoloração acima de 80% para todas as amostras, após 120 min de teste. As amostras G, seguida da GCA, apresentaram maior velocidade aparente frente as outras apesar do menor valor de band-gap, sugerindo que distintos mecanismos podem estar ocorrendo e favorecendo a fotocatálise. Pode-se concluir que a metodologia empregada proporcionou o aproveitamento dos resíduos de goiaba e cajá na obtenção de semicondutores com elevado potencial para uso na fotocatálise heterogênea inclusive empregando radiação solar. A mistura dos dois resíduos produz melhores propriedades fotocatalíticas do que cada um separadamente.
- ItemAvaliação de compósitos obtidos de bagaço de cana-de-açucar e dióxido de titânio como adsorventes e fotocatalisadores no tratamento de resíduos de corantes têxteis(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Jesus, Leticia Santos de; Souza, Marluce Oliveira da GuardaResíduos da agroindústria, a exemplo de bagaço de cana-de açúcar, quando descartados de forma inapropriada provocam sérios problemas ambientais sendo imprescindível o seu aproveitamento. Neste contexto, o desenvolvimento de compósitos baseados em material carbonáceo originados de biomassa e óxidos metálicos para aplicação em vários setores, como no tratamento de efluentes utilizando a fotocatálise heterogênea, tem sido alvo de várias pesquisas. No presente trabalho, avaliou-se o desempenho de materiais produzidos em um estudo anterior, desenvolvido no grupo de pesquisa, à base de dióxido de titânio e bagaço de cana de açúcar na fotocatálise heterogênea dos corantes alaranjado de metila, azul de metileno e resíduos de laboratório. Foram utilizadas as amostras TiBC1:1200, TiBC1:2200, TiBC1:1450, TiBC1:2540 e TiO2. A descoloração do corante alaranjado de metila, empregando as amostras com massa 0,02g variou de 82 a 88%, sendo o melhor desempenho da amostra TiBC1:1450, porém inferior ao TiO2 (93%). Para o azul de metileno foram observadas pequenas diferenças nas percentagens de descoloração ao se utilizar 0,2 0,02 g, ficando todas superiores a 79 %, sendo o máximo 88%. A descoloração máxima do resíduo do alaranjado de metila com o emprego dos compósitos foi 61 %, superior à da fotólise, porém consideravelmente inferior ao dióxido de titânio e da solução 50 mg L -1. Resultados semelhantes foram obtidos com o resíduo do azul de metileno sendo a descoloração máxima 65%. Por fim, a descoloração máxima da misturas de resíduos alaranjado de metila com azul de metileno foi 60% após 90 minutos de teste. De um modo geral, as amostras com melhor desempenho foram aquelas obtidas por tratamento térmico da mistura na temperatura 450°C (TiBC1:1 e TiBC1:2 450°C), evidenciando um melhor potencial para emprego na fotocatálise.
- ItemSíntese por combustão de novos materiais baseados em óxidos de ferro usando coroa e casca de abacaxi e emprego na fotocatálise heterogênea do Azul de Metileno(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Nascimento, Mônica Conceição; Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Fonseca, Juliana da Silva Lima; Cruz, Fernanda TeixeiraA casca e coroa do abacaxi (Ananas comosus) são resíduos agroindústrias gerados no processamento de sucos e polpas, estes são gerados em grande quantidade e sendo descartados incorretamente podem contribuir para problemas ambientais. Uma das alternativas para seu aproveitamento é a produção de compósitos baseados em materiais carbonáceos. Os compósitos gerados podem ser aplicados na fotocatálise heterogênea para descontaminação de efluentes por corantes. Neste trabalho, os compósitos produzidos a partir de resíduos agroindustriais do abacaxi e nitrato de ferro III nonahidratado foram utilizados no processo de degradação fotocatalítica do azul de metileno. Os materiais foram produzidos através da síntese por combustão em solução em sistema fechado da mistura entre a biomassa tratada dos resíduos, nitrato de ferro III nonahidratado e ureia. Foram realizadas sínteses para casca e coroa separadamente, bem como nas proporções 1:1, 1:2 e 2:1 da mistura entre elas. As amostras sintetizadas foram aplicadas em testes fotocataliticos com uma solução de 70 mg. L-1 de azul de metileno utilizando intervalos distintos até 90 minutos. As amostras obtidas e os resíduos foram caracterizados pelas técnicas: Termogravimetria Derivada (TG/DTG) e Análise Térmica Diferencial (DTA), Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Difração de raiosX (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia com reflectância difusa na região do ultravioleta e visível (DRS- UV-vis). Para a biomassa foi determinado o teor de umidade e cinzas. Observou-se a formação das fases de óxido de ferro magnetita e maghemita, a presença de ambas as fases é resultado da decomposição térmica do nitrato de ferro (III) em conjunto com a biomassa da casca e coroa do abacaxi. Os compósitos apresentaram diferentes valores de bad gap, e apresentaram espectros com banda de absorção na faixa da luz visível. Os materiais sintetizados apresentaram-se ativos na degradação fotocatalítica do corante Azul de Metileno. A amostra FecacoA 1:2 foi a que apresentou a maior eficiência na fotodegradação do corante, chegando a uma degradação de 81 %, indicando ser o referido compósito o mais promissor no emprego para tratamento de efluentes têxteis através da fotocatálise heterogênea sob as condições estudadas.