Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Química Aplicada (PGQA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Química Aplicada (PGQA) por Orientador "Pereira, Madson de Godoi"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfluência da origem da casca de cacau sobre sua capacidade de reter cátions metálicos(Universidade do Estado da Bahia, ) Lira, Camila Macedo de; Pereira, Madson de Godoi; Souza Neta, Lourdes Cardoso deNo presente trabalho, foram feitos estudos no intuito de avaliar se cascas de cacau de diferentes procedências (cinco lotes), dentro do Estado da Bahia, apresentariam diferenças significativas em seus perfis adsortivos frente aos cátions Cu2+, Ni2+ e Zn2+ . A uma agitação de 150 rpm, avaliou-se a influência do tempo de agitação mecânica com variações de 1 a 60 minutos e da massa do adsorvente casca de cacau (100 e 150 mg) proveniente de um dos cinco lotes. Soluções mistas (50,00 mL), nas concentrações de 2, 4 e 10 mg L-1 para Cu2+, Ni2+ e Zn2+, respectivamente, tiveram seu pH ajustado para próximo de 6,0. A massa de casca de cacau adotada foi de 150 mg, enquanto que o melhor tempo de agitação foi de 5 minutos. As cascas de cacau dos diferentes lotes foram caracterizadas por análise térmica, espectroscopia de absorção molecular no infravermelho, e microscopia eletrônica de varredura. Essas caracterizações indicaram similaridades qualitativas de parâmetros como porosidade e presença de grupos funcionais orgânicos com potencialidade adsortiva para cátions metálicos. Isotermas de adsorção foram feitas para os diferentes lotes, variando as concentrações dos íons metálicos de 2 a 20 mg L-1 . Os resultados foram quantificados utilizando a técnica de emissão ótica por plasma de argônio indutivamente acoplado. Apesar de diferenças terem sido constatadas entre os perfis adsortivos de Cu2+, Ni2+ e Zn2+ , observou-se que as quantidades adsorvidas dos três cátions metálicos investigados foram adequadas considerando todos os lotes de casca de cacau. Assim, infere-se que cultivos de cacau de procedências distintas, bem como períodos do ano distintos para esse cultivo, não foram determinantes para impor eficiências adsortivas destoantes frente os íons Cu2+, Ni2+ e Zn2+ .
- ItemMonitoramento ambiental e avaliação dos perfis adsortivos de sedimentos fluviais do litoral norte da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Ribeiro, Luana da Silva; Pereira, Madson de GodoiSedimentos estuarinos dos Rios Barroso, Jacuípe e Pojuca (Litoral Norte da Bahia) foram monitorados quanto às concentrações biodisponíveis (extração com ácido clorídrico 0,1 mol L-1) de cádmio, chumbo, cobre, manganês, níquel e zinco, bem como caracterizados quanto à granulometria, morfologia, comportamento térmico e presença de grupos funcionais. Adicionalmente, testes adsortivos, visando a obtenção de isotermas de adsorção, foram realizados. Cinco campanhas de amostragem foram realizadas de 09/2021 a 07/2022 em quatro pontos de coleta, resultando em 20 amostras compostas de sedimentos. Todas estas amostras tiveram quase que a totalidade de suas partículas na fração areia (2,0 mm a 0,02 mm), ao passo que a microscopia eletrônica de varredura revelou baixa porosidade, bem como heterogeneidade de tamanho e forma dos grânulos. A análise térmica indicou que os sedimentos possuíam baixo teor de material volátil, com perdas de massa de até aproximadamente 10%. Por sua vez, as análises por espectrofotometria de absorção molecular no infravermelho reforçaram a predominância muito acentuada de partículas minerais nos sedimentos, visto que nenhuma banda característica de grupos funcionais orgânicos foi detectada, corroborando os dados de análise térmica. Esses resultados de caracterização sugeriram que os sedimentos avaliados possuíam baixa capacidade adsortiva. Em nenhuma das 20 amostras de sedimento avaliadas, foram encontradas concentrações biodisponíveis de Cd, Cu, Ni, Pb e Zn, que superassem os níveis máximos negligenciáveis (NMN), em mg kg-1: 1,1 (Cd), 36 (Cu), 35 (Ni), 132 (Pb) e 145 (Zn). Para o manganês, não há um valor estabelecido de NMN, mas as concentrações biodisponíveis desse elemento foram inferiores às reportadas em outros trabalhos de monitoramento. Isto indicou condições ambientalmente seguras para os sedimentos, o que pode estar associado às baixas capacidades adsortivas apontadas nas etapas de caracterização. Os experimentos com as isotermas de adsorção corroboraram a expectativa de baixas capacidades adsortivas, desde que adsorções menores que 5% foram obtidas para Cu2+, Ni2+ e Zn2+.