Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - DTCS3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - DTCS3 por Orientador "Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBioprospecção de bactérias produtoras de lipase para tratamento de efluentes com alto teor de lipídios(UNEB, 2024-07-04) Lima, Carolliny Sandy Mariano; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Martins, Lindete Míria Vieira; Gonçalves, Luana PereiraOs lipídios resultantes dos processos industriais, além de interferirem no meio ambiente quando descartados incorretamente, podem ocasionar problemas e alto custo nos processos produtivos. Para alcançar os parâmetros legais adequados em relação a carga poluidora do efluente, se faz necessário a utilização de métodos de tratamentos, que são empregados na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Tendo em vista todos os fatores que influenciam na gestão de resíduos, na conservação ambiental e na eficiência da ETE, este trabalho teve como objetivo isolar e selecionar bactérias produtoras de lipase a partir de efluentes provenientes da produção industrial de sorvetes para potencial uso no tratamento de efluentes com alto teor de lipídios. O experimento foi conduzido com amostras coletadas na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de uma indústria de produção de sorvetes. As características biológicas e físico-químicas do efluente foram fornecidas pela empresa parceira, sendo amostras da Entrada, Adensamento do lodo e Saída da ETE. A bioprospecção bacteriana foi realizada utilizando o método de diluição seriada com água salina e placas de Petri contendo meio TSA com Nistatina a 1%. O isolamento ocorreu em meio TSA e as cepas foram mantidas em estufa bacteriológica por 28 ºC. Posteriormente, as bactérias foram reativadas e incubadas em meio de cultura On Bac em agitador shaker a 120 rpm. A atividade lipolítica foi testada utilizando um método baseado na formação de halos de atividade lipolítica em placas de Petri com meio específico contendo 2% de azeite (T1) ou gordura de palma (T2). Para análise, foram considerados o diâmetro médio do halo de degradação e de crescimento microbiano, calculando o Índice Enzimático (IE). Foram isoladas 14 cepas. Destas, apenas 5 seguiram para o teste enzimático e apresentaram o halo de degradação lipolítico. A cepa 2, se destacou por apresentar os maiores índices enzimáticos (IE) entre todas as cepas. Entretanto, todas as cepas isoladas apresentaram bons índices enzimáticos, até mesmo aquela com menor IE, demonstrando potencial para produção de lipases e utilização no tratamento de efluentes industriais gordurosos. Esses bons índices, também evidenciam que a natureza do resíduo e da gordura influencia diretamente no metabolismo para a produção de lipase. Assim, é interessante que posteriormente, seja feita a identificação das bactérias, quantificação da lipase e testagem das cepas no efluente com alto teor de lipídeos, para evidenciar o alto potencial industrial dos isolados que pode se estender para além do tratamento de efluentes gordurosos.
- ItemEficiência da lagoa de estabilização no tratamento de efluentes sanitários(UNEB, 2023-12-15) Vieira, Caio Rodrigo Andrade; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Gonçalves, Luana Pereira; Vieira, Rômulo BatistaO tratamento de efluentes sanitários é um processo fundamental para remover contaminantes, reduzir a carga orgânica e proteger a qualidade da água. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da lagoa de estabilização facultativa no tratamento de efluentes sanitários de um complexo minero-industrial no nordeste do Brasil. As amostras foram realizadas mensalmente, em pontos localizados na entrada e saída da lagoa de estabilização. Os parâmetros analisados foram Demanda Química de Oxigênio, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Fósforo Total, Nitrogênio Total, Coliformes Termotolerantes e Totais, Potencial Hidrogeniônico, Sólidos Sedimentáveis e metais. Para avaliar a eficiência da lagoa de estabilização, foram realizados cálculos de eficiência. Todos os parâmetros avaliados mostraram conformidade com a legislação brasileira vigente. Após análises de eficiência, constatou-se a boa eficiência da lagoa de estabilização, destacando-se os parâmetros de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (82,67%), Sólidos Suspensos (97,23%), e Coliformes Termotolerantes (95,20%). O monitoramento e gestão responsável de estações de tratamento são essenciais para o cuidado ambiental e manutenção dos padrões de qualidade em conformidade com a legislação. Tais resultados consolidam a lagoa como componente importante para o tratamento de efluentes sanitários, e reforçam a importância do compromisso de empreendedores com as questões socioambientais.
- ItemLinhagens fúngicas isoladas de resíduos da indústria de sorvetes com potencial para produção de lipases(UNEB, 2024-07-04) Saraiva, Bianca Lira; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Brito, Sara Samanta da Silva; Gonçalves, Luana PereiraAs lipases são classificadas como hidrolases (EC 3.1.1.3), e agem sobre ligações éster de ácidos carboxílicos. Estas enzimas apresentam diversas aplicações biotecnológicas, em áreas como a indústria de alimentos, bem como no tratamento de efluentes industriais gordurosos. Diante de sua utilidade, nota-se a importância da realização de pesquisas que busquem novos ambientes para screening de microrganismos produtores destas moléculas. Este trabalho objetivou isolar linhagens fúngicas com potencial para produção de lipases em efluentes da indústria de sorvetes. As linhagens foram isoladas de diferentes etapas de tratamento da estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma indústria de sorvetes. Para desenvolvimento da bioprospecção, foi realizada a diluição do resíduo, isolamento, purificação de colônias, descrição morfológica e por fim a triagem de microrganismos produtores de lipase. Para o isolamento foram utilizados quatro meios de cultura, sendo eles Batata dextrose ágar (BDA), meio BDA enriquecido com azeite, BDA enriquecido com meio comercial em diferentes proporções, sendo elas 10% e 25%. Ao final da bioprospecção, foram isoladas 14 linhagens fúngicas. O potencial enzimático para produção de lipases foi determinado pelo índice enzimático. Após medição do índice enzimático, foram obtidos oito isolados com o potencial de produção de lipases para aplicação industrial. O maior potencial observado, foi do isolado morfotipo 2, pois apresentou o maior índice enzimático.
- ItemQualidade ambiental de áreas utilizadas para a horticultura em Petrolina, Pernambuco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santos, Graciele Souza; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Silva, Alineaurea Florentino; Gonçalves, Meridiana Araújo; Bispo, Rogério de SouzaNa Região do Vale do São Francisco, é comum a prática de atividades agrícolas urbanas, que geram fonte de renda para várias famílias e suprem necessidades alimentares da população local. No entanto, a escassez de orientação de manejo do ambiente para as hortaliças é uma questão preocupante no que diz respeito à qualidade dos produtos das hortas comunitárias. O objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade da água de irrigação e do solo de hortas comunitárias na região urbana de Petrolina-PE. Foram realizadas coletas de amostras de água de irrigação e de solo em 10 hortas situadas em terrenos de escolas públicas deste município. As coletas e análises dos parâmetros físicos e químicos da água e do solo foram feitas em parceria com a Embrapa Semiárido-PE e Projeto Participa, seguindo metodologias do Laboratório de água e solo da Embrapa. Os resultados das análises de água classificaram a dureza da água como branda e C1S1, com salinidade baixa e baixo teor de sódio, obtendo a classificação ideal para a irrigação, porém análises de pH se mostraram preocupantes em 9 hortas, sendo necessária a aplicação de medidas corretoras desse parâmetro. Diante das análises de metais no solo é preocupante a concentração de Fe, Zn, Cu e Mn de acordo com CONAMA, requer investigação. Este monitoramento é de grande importância na segurança alimentar, social e econômica da região.
- ItemResíduos da indústria cervejeira: abordagens sustentáveis na remoção de contaminantes(UNEB, 2024-07-04) Oliveira, Ântonio David Aragão de; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Gonçalves, Luana Pereira; Brito, Sara Santana da SilvaA indústria têxtil produz grandes volumes de efluentes com substâncias químicas poluentes, como corantes. O tratamento desses contaminantes é essencial para minimizar seus impactos socioambientais. Uma alternativa promissora é o uso de resíduos agroindustriais, como o bagaço de malte, que é abundante e barato, comobioadsorvente para remoção de poluentes. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é explorar o potencial adsorvente do bagaço de malte em contaminantes. Foi utilizado bagaço de malte modificado com ácidos (HNO3 e H3PO4) e a produção de carvão ativado a partir do bagaço do malte em pirolise para as temperaturas de 500, 600 e 700 C para adsorção do corante azul de metilo (AM) em solução aquosa. O bagaço modificado, após preparação, foi testado em diferentes concentrações de AM e apresentou melhores resultados do que o bagaço não modificado, e também melhoresresultados do que o tratamento com os carvões. Os melhores resultados foram especialmente o bagaço tratado com HNO3 (BC@HN), que removeu mais de 70% doAM em concentrações mais elevadas além do alcance de 100% de remoção até 100 mg∙L-1 de BM, enquanto os outros adsorventes não conseguiram atingir 80% de remoção. Isso se deve à formação de grupos hidroxila que interagem com o AM. Alémdisso, Na cinética de adsorção, observou-se que o BM@HNO3 alcançou um valor decapacidade de adsorção de 121,96 mg∙g- 1 após 15 min, equivalente a 100% de eficiência. Isso evidencia uma boa capacidade de adsorção por parte dosadsorventes.