Voo com destino às crenças e às atitudes linguísticas dos docentes de língua portuguesa em Salvador: uma análise da abordagem da anáfora do objeto direto no ensino médio

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Data
2025-07-25
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A tese tem como objeto de estudo a variação na retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa como aspecto primordial para entender as concepções gerais da variação, as normas e os direcionamentos que norteiam o ensino do Português Brasileiro, através da observação de docentes de Salvador. Adota os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística, a concepção de língua desse escopo teórico e os seus conceitos basilares de visão da linguagem como uma prática social, associada ao sujeito falante e ao grupo a que este pertence. O objetivo geral da pesquisa é analisar (i) as crenças dos docentes do ensino médio de Salvador sobre o que pensam em relação à língua portuguesa e à variação linguística dos seus alunos; e (ii) as atitudes linguísticas desses docentes ao identificar e avaliar as estratégias alternativas de uso do clítico acusativo empregadas pelos discentes na produção textual. Este trabalho, pautado nas crenças e atitudes linguísticas dos professores, é relevante por pontuar o que eles consideram sobre a língua portuguesa, o modo como avaliam a língua de que seus alunos fazem uso e em que direção se dá a sua intervenção pedagógica. O objeto direto anafórico de terceira pessoa, fenômeno linguístico em observação, tem tido tratamento distinto no campo das gramáticas tradicionais e no campo das pesquisas linguísticas, visto que essas procuram, constantemente, interpretar/explicar as preferências dos falantes, enquanto aquelas buscam fixar regras que demandem uma única forma, ou seja, o clítico acusativo de terceira pessoa. Para o desenvolvimento da pesquisa, contamos com a participação voluntária de doze docentes de língua portuguesa que atuam no ensino médio de Salvador, o grupo foi constituído da seguinte maneira: quatro docentes de português do Instituto Federal da Bahia, quatro da Rede Básica do Estado da Bahia, quatro da Rede Particular de Ensino. Para a coleta e a descrição dos dados dos professores, foram utilizados como instrumento de pesquisa (i) uma ficha cadastral, que teve como objetivo compreender o perfil social e a formação profissional dos participantes, como idade, sexo, ano de conclusão da graduação, titulação, tempo de serviço, rede de ensino que atua, (ii) um questionário constituído de seis questões abertas para a análise de natureza descritiva/qualitativa em que se procura descrever e interpretar o fenômeno, tendo como meta compartilhar significados, visando observar as crenças e as atitudes dos docentes a respeito do tema proposto, e, também, sobre a concepção geral da variação e das normas que norteiam as práticas do docente ao lecionar. O questionário preenchido pelos docentes teve como objetivo fazer uma análise qualitativa à luz das crenças e atitudes; as respostas coletadas foram organizadas, descritas, analisadas em gráficos, quadros e tabelas, pautados em informações quantitativas. Ou seja, os dados dispostos nas tabelas, nos quadros e nos gráficos revelam o cunho quantitativo da pesquisa, todavia as análises feitas sobre os dados obtidos são de natureza qualitativa, centradas em concepções das crenças e das atitudes linguísticas dos professores de língua portuguesa. A pesquisa realizada revelou perfis de docentes que creem num padrão linguístico artificial, uma vez que uma boa parcela dos docentes que contribuíram nesta tese apenas considera as variedades de prestígio, reconhecendo que, para ter domínio da língua, é preciso saber as normas apresentadas pela gramática tradicional. Esses docentes tendem a reduzir a produção textual dos alunos ao avaliar o seu texto. O estudo também revelou perfis de docentes na contemporaneidade abertos para a diversidade linguística, que privilegiam o uso linguístico dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa. Tais condutas representam os feitos da ciência da linguagem, a linguística, na formação universitária, na formação docente e nas escolas.


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LUZ, Claudia Norete Novais.Voo com destino às crenças e às atitudes linguísticas dos docentes de língua portuguesa em Salvador: uma análise da abordagem da anáfora do objeto direto no ensino médio. Orientadora: Norma da Silva Lopes. 2025.245 f. Tese (Doutorado em Estudo de Linguagens) -Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2025.
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