Contribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora
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Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização e às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base em dados extraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRP e no estágio supervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimento da minha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de que forma os componentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minha atuação nas experiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais no processo de alfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultados indicam que programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático de estudantes de licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas no percurso de formação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e a realidade das escolas públicas.