Re-invenções e re-existências docentes durante e pós- pandemia na rede colaborativa universidade e educação básica
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Resumo
Este livro se inicia em 2020, em meio a tantas adversidades advindas da pandemia de COVID-19, famílias repartidas, órfãos de pais, avós, filhos, primos, vizinhos, tantas pessoas amadas partindo sem ao menos um adeus, um conforto no luto ou um carinho. O contato humano que por vezes é o remédio mais efetivo para algumas mazelas do coração, se fez perigoso, aquele afago e abraço tão esperado daqueles que amam teve de ficar na imaginação e na espera de tempos mais seguros. À distância o, que antes era sinônimo de atenção e carinho, se tornou cuidado, pois aqueles que mais amamos e que, infelizmente, eram os mais vulneráveis devido à idade e às comodidades, precisavam, naquele momento, estar protegidos de algo que não conseguíamos ver a olho nu, mas que nos circundava e cobrava qualquer descuido com vidas. Com o conjunto de produções que contempla este livro não só registramos práticas e reflexões, mas potencializamos uma perspectiva cartográfica em que no processo de socialização da prática pedagógica de docentes da Educação Básica há a colaboração de todos os envolvidos a fim de ressignificá-la. Resulta de “Ateliês Colaborativos” oferecidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) aos docentes da Educação Básica e integram atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa em rede “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), vinculado Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente (REPPOD), composta pelas seguintes instituições: Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade do Estado da Bahia, Campus Jacobina.