A educação como espaço de resistência: influência da negligência e da violência familiar no desempenho escolar e cenários de vulnerabilidade
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Resumo
A negligência e a violência são fatores que impactam significativamente o desempenho escolar das crianças, resultando em dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento acadêmico, ansiedade e aumento do risco de abandono escolar. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura sobre negligência, violência e vulnerabilidade social no contexto educacional; investigar o impacto da vulnerabilidade social no desempenho escolar de crianças e explorar a escrevivência a respeito da vulnerabilidade e superação social. Foram selecionando 16 artigos em bases de dados reconhecidas, como BVS, LILACS e SCIELO, para investigar os efeitos desses problemas na educação infantil. Para o impacto da vulnerabilidade social no desempenho escolar de crianças foi adotada a metodologia qualitativa, de revisão bibliográfica narrativa. A escrevivência assumiu o caráter metodológico de pesquisa qualitativa (auto)biográfica. Os resultados revelaram que crianças submetidas a contextos familiares abusivos enfrentaram enormes obstáculos no processo educacional. Apesar de a escola ser afetada diretamente pelos reflexos desses maus-tratos, o tema ainda recebe pouca atenção na formação pedagógica. O estudo destaca que a educação, enquanto direito constitucional, é uma ferramenta essencial para mitigar os efeitos da vulnerabilidade social, promovendo inclusão e mobilidade social ascendente. A educação é uma das ferramentas mais poderosas para mitigar os efeitos da vulnerabilidade social, não apenas como uma forma de construir conhecimentos, mas como um meio de da inclusão social e mobilidade ascendente.