As masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-08-01
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Pontes Editores
Resumo

Em As masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido, Fábio Oliveira analisa o discurso sobre as masculinidades no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental no Brasil. Para isso, utiliza a teoria da análise do discurso pecheuxtiana. Os livros selecionados para análise são os do 5º e 9º anos mais solicitados pelos professores da rede pública e comprados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). No que diz respeito à questão das masculinidades, o autor observa que há vários estudos ana lisando a construção do masculino na contemporaneidade e apontando para diversos problemas sobre o assunto na formação de crianças e adolescentes, principalmente ligados ao machismo, como a prática da violência, o desrespeito à diversidade sexual e de gênero etc. Dessa forma, ele considera essencial avaliar como o livro didático de português trata a questão das masculinidades.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Fábio Araújo. As masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido. In: OLIVEIRA, Fábio Araújo; ALMEIDA, Gilce de Souza, COUTINHO, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo. (orgs). O ensino de língua portuguesa: desafios, práticas e alcances. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. p. 72-105. ISBN 978-65-5637-781-0. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8265. Acesso em: 29 abr. 2025
Palavras-chave