Aulas com animações: análise histórica da geopolítica atual com a série obsolete em sala de aula
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo apresenta os três primeiros episódios da primeira temporada da série animada Obsolete como um novo recurso didático dentro do ensino de História no 9° ano do Ensino Fundamental. Tal animação, que é uma produção original do You Tube, do consagrado criador de animes japonês Gen Urobuchi, pode ser útil como um meio de auxílio para o(a) docente nas discussões sobre a geopolítica internacional na História contemporânea. A reavaliação da prática docente e do papel do(a) estudante no aprendizado busca dinamizar as aulas e retirar o(a) educando(a) da condição de mero(a) receptor(a) de conteúdo. Tal processo se intensificou no decorrer das últimas décadas, desde o fim do regime militar brasileiro até os dias atuais. Para que tal mudança de perspectiva sobre a educação em história aconteça, é proveitosa à adição de materiais audiovisuais como recursos de apoio pedagógico na sala de aula por parte dos(as) professores(as). É nesse contexto que se insere a animação apresentada neste artigo. O emprego do cinema nas aulas de História pode abrir novos temas para debates e produções textuais pelos(as) discentes, chamando a sua atenção e facilitando seu entendimento dos temas da disciplina, com os quais a obra de Urobuchi dialoga, por se tratar de uma produção audiovisual que foi feita para o público juvenil. Obsolete pode contribuir para um ensino de História renovado e instigante, mostrando aos estudantes a importância das aulas da matéria escolar e, com isso, ajudando a combater problemas como a indisciplina nas salas de aula e a evasão escolar.