A escola multisseriada e seus desafios

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Maria Ferreira da. A escola multisseriada e seus desafios. Senhor do Bonfim, BA, 2012. 55fs. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia - graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do EStado da Bahia, Departamento de Educação Campus VII Senhor do Bonfim, 2012
Palavras-chave

Coleções