Reflexões sobre indisciplina: contribuições teóricas e depoimentos de professores de ensino fundamental de Várzea da Roça-Bahia

Resumo

Este trabalho tem como objetivos caracterizar o fenômeno da indisciplina escolar a partir da visão de diferentes teóricos da área educacional, articular as concepções desses teóricos com depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental em uma escola municipal de Várzea da Roça- Bahia e levantar indicativos que possam auxiliar futuras discussões acerca da indisciplina em sala de aula, visando desmistificar essa problemática. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica acerca de autores que tratam da indisciplina escolar e da coleta de depoimentos de sete professores que lecionam em turmas de Ensino Fundamental. Concluímos que não há um conceito único para definirmos indisciplina, assim como, não podemos atribuir esse problema a uma única causa, mas sim a um conjunto de fatores interligados e interdependentes, pois tanto os teóricos quanto os participantes não são unânimes quando a questão é o que caracteriza o ato indisciplinar.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Gecivaldo Marques de, et al. Reflexões sobre indisciplina: contribuições teóricas e depoimentos de professores de ensino fundamental de Várzea da Roça–Bahia. Orientadora: Adriana Lourenço Lopes. 2008. 41f. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Pedagogia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia), Jacobina-BA, 2008.
Palavras-chave