Um olhar sobre a leitura: história de vida/ história de leitura
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O acesso ao aprendizado da leitura se apresenta como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como os mais valorizados e exigido pela sociedade. No presente trabalho, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que eles possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. O trabalho traz uma reflexão sobre as causas que levam os alunos a gostarem ou não de lê, além de relatar histórias de leituras e de vidas em formação, permitindo fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos.