Narrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil

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2024-10-31
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O produto educacional intitulado “Narrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil” surge como uma resposta à necessidade de refletir sobre a política de formação continuada dos professores e documentar as vivências na Educação Infantil, considerando os afetos e as experiências como elementos centrais para o desenvolvimento integral das crianças. Bem como oferecer aos professores desta etapa um material concreto e que contribua com sua formação no exercício da docência, através do contexto de experiência. Esse trabalho fundamenta-se na premissa de que a educação infantil deve ser vista como um campo privilegiado para a construção de saberes a partir dos contextos de experiência, conforme defendido por autores como Paulo Sergio Fochi (2019), Alejandra Dubovik (2016), Alejandra Cipitelli (2018) e Maria Isabel Amado de Barros (2020). O uso de cartas na Educação Infantil representa uma prática rica e multifacetada que vai além da simples comunicação escrita. Na Educação Infantil, as cartas podem funcionar como um meio poderoso de explorar, interagir e brincar, promovendo um ambiente de aprendizado envolvente e afetivo. De acordo com Dubovick e Cippitelli (2018), as cartas podem ser compreendidas como um ambiente de exploração e interação, oferecendo às crianças oportunidades para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais de forma lúdica e significativa. Assim, O uso de cartas na Educação Infantil é uma prática que reflete os princípios de Paulo Freire sobre a construção ativa do conhecimento. Ao promover um ambiente de exploração, interação e brincadeira, as cartas oferecem uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral das crianças, alinhando-se com os objetivos da BNCC e as propostas do Observatório da Infância e Educação Infantil. Inicialmente foi realizado encontros para definir estratégias para realizar o referido contexto de experiência, o uso de cartas na educação infantil e a partir daí, foi desenvolvido materiais para compor a sala de referência com o título “O carteiro chegou”, esta sala foi organizada com materiais diversos como várias caixas de correios coloridas e nas cores da Empresa Brasileira de Correios e telégrafos, cartas diversas, fotos com o percurso que a carta passa até chegar ao seu destinatário, selos variados, papéis de cartas coloridos, cartinhas, envelopes de vários tamanhos e cores, lápis, borracha, lápis de cera, canetinhas, adesivos, pergaminhos, literaturas diversas. E tivemos no último encontro a visita do carteiro que adentrou a escola com a moto padronizada, o que gerou uma explosão de alegria e de curiosidade, onde apresentou para as crianças seu meio de transportes e falou dos outros que também são utilizados, respondeu perguntas e entregou uma cartinha elaborada por mim e pela professora a cada uma das vinte duas crianças da turma, isso tudo registrado através de fotografias. Este produto educacional foi aplicado no período de 26 de agosto a 03 de setembro, na Unidade de Educação infantil Pastor Severino, pela professora da turma do Infantil II, colaboradora da pesquisa, e com o apoio da gestora e da coordenadora pedagógica, que no final deste material, deixam seus depoimentos sobre a aplicação desse produto com as crianças.


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CARAMELO, Marta Juvênia Navarro; FERNANDES , Marinalva Nunes. Narrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil. Departamento de Ciências Humanas (DCH). Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, Caetité, BA, 2024. 63 p. il.
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