Arqueologia patrimonial: o uso dos mangás na educação patrimonial

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Data
2018-12-18
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O seguinte trabalho aborda características e conceitos da Educação Patrimonial/EP como um instrumento eficaz na disseminação da arqueologia, além disso, a pesquisa conceitua e faz um remonte histórico do surgimento dos Mangás e como ele pode contribuir, principalmente para o conhecimento da ciência arqueológica para crianças, jovens e adultos. O objetivo deste estudo é definir os conceitos gerais dos mangás japoneses, fazendo um remonte cronológico de sua origem. Além disso, observaremos como a ferramenta pode contribuir para a propagação da ideia de Educação Patrimonial. Partindo desse princípio, foi estruturada com objetivo especifico a análise das atuais ferramentas usadas pelas ações educacionais no campo da arqueologia, definir os conceitos do mangá, pontuando os mais diversos estilos, determinar a relação entre Educação Patrimonial e Arqueologia e traçar uma proposta de cartilha. A metodologia utilizada consistiu em um levantamento bibliográfico fundamentada em livros, artigos, dissertações, entre outros documentos que estruturou a pesquisa. Conclui-se que as ações educacionais no trabalho da ciência arqueológica são um dos processos mais importante para a preservação e valorização do Patrimônio Cultural e nesse sentido, a utilização de ferramentas e método para chegar nesse resultado são variadas e eficazes, todavia, por serem atividades pontuais, a assimilação do conteúdo e a noção de pertencimento pode ser um pouco perdida logo após a conclusão do ato.


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Citação
SOUZA, Renato Natan Ferreira. Arqueologia patrimonial: o uso dos mangás na educação patrimonial. Salomão David Vergne Cardoso. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão do Curso de Arqueologia - DEDC - Campus VIII, Uneb, Paulo Afonso -Bahia, 2018.
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