“Os povos das praias” entre o Recôncavo e Sertão: mobilidade espacial de uma comunidade negra rural em um município do interior da Bahia chamado Serrinha

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2012-08-09
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho tem em vista analisar as narrativas históricas e as práticas culturais da comunidade rural chamada “Praianos”, localizada no município de Serrinha/BA. Segundo a tradição oral sua formação tem origem no trânsito migratório de pessoas em busca de trabalho entre o semiárido e o Recôncavo e vice – versa, no contexto dos anos pós-abolição no Brasil. A localidade é marcada por uma forte presença da oralidade que pode ser externados tanto nas histórias contadas como nas músicas, nas cantorias, assim como o samba de roda.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Diogo Santos. “Os povos das praias” entre o Recôncavo e Sertão: mobilidade espacial de uma comunidade negra rural em um município do interior da Bahia chamado Serrinha. Orientador: Augusto César de Araujo. 2012. 49f. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de Educação (DEDC) – Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, BA, 2012.
Palavras-chave